A noiva tem que usar algo emprestado no casamento?

Existem muitas tradições de casamentos e algumas noivas querem seguir todas! Por isso, muitas se questionam se a noiva tem que usar algo emprestado no casamento? E algo novo? Será que algo azul é fundamental?

Tradições de casamentos

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

“Something old, something new, something borrowed, something blue…”

A tradição de usar algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul no casamento formam um conjunto de tradições que é muito mais popular nos Estados Unidos do que por aqui. Mas, devido ao grande contato que temos com essa cultura, as tradições vem se popularizando bastante por todo o Brasil.

Veja o que todas essas diferentes tradições significam e como incorporá-las no dia do casamento:

Algo antigo: usar algo antigo simboliza o elo que a noiva mantém com sua família, mesmo elas saindo de casa para constituir uma nova família. Esse elo, que nunca será quebrado, pode ser representado através do uso de qualquer coisa mais antiga que esteja na família a algumas gerações.

É por isso que, antigamente, muitas noivas usavam os vestidos de suas mães ou avós. Usar um vestido de noiva antigo até está na moda atualmente, mas nem sempre é viável. Por isso, uma joia de família ou algum acessório que componha o visual da noiva pode ser o algo antigo. Outra opção é, ao invés de usar o vestido completo, usar somente o véu da noiva.

A noiva tem que usar algo emprestado no casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Outra ideia, que está se tornando bem recorrente, é utilizar um pequeno porta-retratos com a foto de parentes queridos falecidos junto ao buquê ou no bolso do noivo. É sempre muito delicada e emocionante uma homenagem como esta.

Algo novo: o algo novo significa a nova vida dos noivos e a nova família que está se constituindo. Em um casamento usar algo novo não é nada difícil. Afinal, a noiva costuma usar várias coisas novas neste dia.

Desde o lingerie, passando pelos sapatos e acessórios e até o vestido, geralmente a maioria das peças que a noiva usa são novas, portanto não há muitas preocupações quanto a isso.

Algo emprestado: é importante que o item emprestado pertença a uma pessoa casada e cujo relacionamento é duradouro e você admira. Afinal, o item de uma mulher que já é feliz em seu casamento só pode atrair ainda mais felicidade!

Tradições da noiva no seu casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Esse item também serve para lembrar a noiva que é impossível ser feliz sozinho e que não só seu futuro marido, mas também a família e os amigos são importantes e sempre estarão por perto para apoiá-la.

Em alguns lugares, a tradição substitui o item emprestado por algo roubado. Assim, a noiva que desejar fazer essa adaptação deve “pegar” um item sem que a pessoa saiba e usar no casamento. Depois, é só devolver ao dono. Nesse caso, dizem que o “roubo” atrai sorte tanto para a noiva tanto para o dono do item.

Algo azul: azul é a cor da pureza, da fidelidade e do manto da Virgem Maria e, por isso, usar um item azul ajudaria a afastar a inveja e o mal olhado. Na verdade, a cor azul era muito popular para vestidos de noiva até o dia que a rainha Vitória usou um vestido branco em seu casamento, tornando essa cor uma tendência que se estende até os dias de hoje.

O vestido azul “evoluiu” para um faixa azul amarrada na cintura da noiva. Mas se esse não faz o seu estilo, qualquer item azul serve! Joias, peças íntimas, sapatos e até um detalhe azul na maquiagem podem significar o seu “algo azul” e não deixar essa simbologia tão bonita e única passar despercebida.

Como a noiva deve usar algo emprestado no casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

“… and a silver sixpence in her shoe”

O que pouca gente sabe é que o poeminha tem uma última linha, que significa “e uma moeda de prata no sapato dela”. Essa tradição busca garantir riqueza para a vida cojugal, pois a moeda de prata dentro do sapato atrairia dinheiro para o casal. Vale lembrar que a moeda deve ser colocada no sapato esquerdo!