Bebidas para casamento: o que servir e como escolher

A quantidade e tipos de bebidas para casamento é uma das dúvidas mais frequentes para quem está organizando esse tipo de evento. O que servir, como escolher e as quantidades de diferentes bebidas são as dúvidas mais comuns, mas que precisam ser definidas com antecedência. No entanto, para quem não tem experiência organizando eventos, a tarefa pode ser bastante difícil.

Bebidas para casamentoFonte: Casuarinas Casa e Festas.

Geralmente, o buffet responsável pelo evento faz alguns cálculos para saber a quantidade e quais tipos diferentes de bebidas devem ser servidas de modo a satisfazer todos os convidados. Esse cálculo é superimportante e possui muitas variáveis, o que o torna um pouco complexo. Afinal, ninguém quer um convidado foi mal servido por causa de um erro de cálculo.

Bebidas sem alcool para casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Muitos casais têm optado também pelo serviço de open bar, com preparação de drinks durante o casamento. Esse tipo de serviço é muito interessante, pois é possível inserir bebidas novas e inusitadas, que não temos muito o costume de ver em outros tipos de evento. A quantidade de material necessário para a preparação dos drinks é calculada em relação à quantidade de adultos convidados e o tempo de duração da festa. Além disso, também é possível servir coquetéis sem álcool e fazer a alegria da criançada!

Como calcular as bebidas para casamento

Quem está organizando o próprio evento e deseja aprender como calcular as bebidas para casamento, é necessário um pouco de paciência. Para poder calcular a quantidade e o tipo de bebida que melhor se adéqua a ocasião é preciso levar em consideração os 3 itens mais importantes:

  • Tipo de casamento;
  • Quantidade de pessoas a serem servidas;
  • Duração do evento.

Bar para casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Dicas sobre o que servir:

Drinks e coquetéis tem mais saída entre as mulheres, enquanto os homens costumam preferir whisky e cerveja.

Espumante – Quem optar servir espumante precisa decidir se vai servi-lo do início ao fim da festa ou apenas para um brinde, pois a quantidade para cada caso é diferente. Geralmente, uma garrafa de espumante serve 8 pessoas se ele for servido somente na hora do brinde. Numa festa tipo coquetel ou bolo com champanhe, a mesma garrafa é calculada para duas pessoas, pois a bebida será servida durante toda a festa.

VinhoUma garrafa de vinho, por exemplo, pode ser divida entre 3 e 4 pessoas se forem servidos apenas durante a refeição (almoço ou jantar). No caso de coquetel, em que a bebida será servida ao longo de todo o evento, calcula-se uma garrafa de vinho para 2 pessoas.

Bebidas personalizadas para festa de casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Cerveja – Uma garrafa de cerveja é calculada por convidado em festa com apenas cerveja, refrigerantes e água. Já no caso de festas em que há vinhos, 1 garrafa de cerveja serve  4 convidados. A mesma garrafa de cerveja pode ser calculada para cada 6 convidados se, além da cerveja, a festa tiver vinhos e whisky. Aliás, uma garrafa de whisky pode servir 10 pessoas.

Refrigerantes – Para refrigerantes, calcula-se 400ml por pessoa, se houver outras bebidas, ou 600ml no caso de eventos com refrigerantes e água.

Água – Para água mineral, usa-se 200ml por pessoa. Mas, se for, no verão, essa quantidade pode triplicar.

Drinks para festa de casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Agora que você já sabe alguma coisa sobre bebidas para casamento, o que servir e como escolher, já pode começar a fazer seus cálculos. Mas, se você quiser a ajuda de uma casa de festas com tradição na organização de casamentos, entre em contato com a Casuarinas e peça seu orçamento.