Como escolher o buffet para casamento

Uma das grandes questões para os noivos é como escolher o buffet para casamento. A tarefa de agradar a todos os convidados e parentes durante o evento pode ser cansativa, mas não é impossível. Para facilitar essa decisão, a Casuarinas Casa de Festas dá algumas dicas que podem ajudar os casais mais confusos.

buffet-para-casamento
Fonte: Sahara Afghani Gourmet Foods.

Dicas de como escolher o buffet para casamento

Qual o seu tipo de casamento? Essa é a primeira pergunta que os casais devem fazer. Eventos noturnos exigem um cardápio mais completo e elegante, como um jantar, enquanto os realizados no fim da tarde podem oferecer um coquetel com o bolo de casamento ao final.

Busque referências: se você foi a um evento e gostou do cardápio, converse com os donos da festa e pegue os contatos do buffet. Além disso, casas de festas e cerimonialistas costumam trabalhar em parceria com alguns profissionais confiáveis. O ideal é ter algumas referências para poder comparar os preços, as comidas e a qualidade do serviço.

Faça degustações: e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre as comidas servidas, quantidades, serviços inclusos e o que será cobrado a parte. A maioria dos buffets já incluem em seu preço final o trabalho de garçons, fritadeira, copeira, dentre outros, assim como o aluguel de louças, talheres e copos, mas é sempre bom estar atento e pedir um contrato descrevendo tudo o que será oferecido no dia do evento. Se você quiser uma mesa de frios ou de chocolates, por exemplo, precisa saber os custos de montagem e reposição.

coquetel-para-casamento
Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

O que escolher? Com tantas opções, pode ser complicado escolher. Mas os noivos devem levar em conta o sabor dos alimentos assim como suas preferências principais. É claro que ter uma grande oferta de comidas é interessante, mas nem sempre o casal pode arcar com os custos elevados de um buffet tão completo. Por isso, antes de se preocupar com cada um dos convidados e suas restrições alimentares, lembre-se que o que vale é a intenção e que tudo está sendo escolhido com carinho e boa vontade dentro das possibilidades do casal.

Ouça o que os outros têm a dizer: os noivos podem ter mil ideias do que querem, mas são as pessoas responsáveis pelos buffets que vão informar se o que eles desejam pode ou não ser executado. Chefs e cozinheiros tem muita experiência e podem oferecer diversas opções para chegar a um acordo com o casal. Chegar com um ideia clara no buffet é bom, mas também pode ser necessário ser um pouco flexível para adequar as ideias a realidade.

Bolo, doces e sobremesas: nem sempre esses itens estão inclusos no buffet, por isso também será necessário averiguar fornecedores, sabores e valores para escolher. Mais uma vez, também conta o gosto pessoal dos noivos para escolher os docinhos de casamento, assim como os sabores e formato do bolo. Num casamento em que será servido um coquetel não é preciso servir sobremesas, a não ser que os noivos queiram. O bolo de casamento pode ser servido como a sobremesa de um jantar de casamento, acompanhado dos docinhos. Se os noivos estão oferecendo um churrasco diurno no verão, pode valer a pena trocar os docinhos por sorvetes e picolés. Tudo deve ser combinado com o buffet com antecedência, para que todos estejam preparados.

bolo-de-casamento
Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Com todas essas dicas de como escolher o buffet para casamento fica muito mais fácil de decidir sobre o que será servido no seu evento. Mas quem ainda precisa de alguma ajuda pode sempre contar com a equipe da Casuarinas Casa de Festas, que entende tudo sobre casamentos.