Saiba tudo sobre anéis de noivado

Muitas moças sonham com o dia que encontraram a pessoa perfeita pra dividir o futuro e ficar noiva. E é claro que, nesta história, os anéis de noivado têm papel central. Mas você sabe de onde veio essa tradição? E por que ela se mantém até os dias de hoje? Veja aqui uma lista de informações sobre anéis de noivado e casamento, organizada pela Casuarinas Casa de Festas:

Alianças de casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • No Brasil, não é muito comum uma noiva usar um anel de noivado decorado. Geralmente, o casal usa um par de alianças de noivado que, algumas vezes, é até utilizado no casamento. A ideia de um anel de noivado diferente para cada noiva é um conceito muito romântico, propagada um pouco pelo cinema de Hollywood, pois esta é a tradição vigente nos Estados Unidos.
  • No entanto, a tradição de utilizar anéis de noivado é muito mais antiga do que muita gente imagina: desde a época dos egípcios as alianças já eram utilizadas com símbolo de confiança e fidelidade entre os noivos. Receber um anel de casamento significava que a moça já era considerada uma boa esposa no Egito. Já os romanos entregavam para suas noivas um anel simples de ferro preto, que simbolizava a intenção de selar um compromisso mais sério no futuro, que pode ser considerado a inspiração para a maioria das alianças modernas.
  • Com o tempo, essas alianças de ferro passaram a ser feitas de materiais bem mais nobres, como prata e ouro, que também possuem uma melhor durabilidade.

Pedido de casamentoFonte: WHCC.

  • A tradição de colocar o anel no dedo anular da mão esquerda também é dos egípcios, pois eles é que propagaram a ideia de que no quarto dedo há uma veia que liga-se direto ao coração. Colocar o anel nesse dedo faria com que os sentimentos do casal se mantivessem fortes sempre e nunca acabassem ou escorressem pelas pontas dos dedos, esgotando-se.
  • O formato redondo tradicional aos anéis de casamento, aliás, também possui um significado mais profundo: o ciclo da vida, a fertilidade e o amor infinito.
  • Já a pedra preciosa adicionada ao anel de noivado tem a intenção de mostrar que o amor do casal é indestrutível. Tendo em vista que muitas dessas pedras usadas em anéis de noivado não se degradam, tornando-as praticamente eternas, isso também significaria que o amor e companheirismo do casal jamais de desgasta e é indefectível, independente de qualquer fator externo.

Anel de noivadoFonte: WedBits.

  • O fato dessas pedras demorarem muitos anos para estragar também criaram a tradição de passar anéis de noivado de geração para geração, fazendo com que o anel, além de único, também tenha uma história para contar.
  • A pedra escolhida pela maioria dos casais é o diamante, que representa a perfeição, a firmeza e a integridade. No entanto, é possível encontrar anéis de noivado com diferentes tipos de pedra. E quem quer um anel de noivado diferenciado deve ficar atento ao significado de cada pedra preciosa. A ametista, por exemplo, significa sinceridade; já a água marinha é a coragem. O rubi é a pedra do amor e a safira é a da sabedoria. Portanto, quem deseja um anel de noivado diferente e personalizado pode investir na mistura de algumas pedras.
  • Ainda assim, com todas essas opções, muitos casais optam pelas alianças de casamento simples e lisas, de ouro, para simbolizar o noivado e o casamento, que são atemporais e nunca saem de moda. Seja por questões de estética ou de segurança, as alianças lisas também são lindas e muito significativas.

Alianças para o casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Agora que você já tem todas essas informações sobre anéis de noivado e seus simbolismos, qual deles combina mais com você?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *