Venha conhecer essa novidade! Tenho certeza que você vai amar!

A Casuarinas que vocês amam agora com um atrativo ainda mais acolhedor.
Qual noiva não quer ter a comodidade de passar seu dia de princesa na casa onde seus sonhos se tornarão realidade e ainda poder acompanhar de pertinho todo o processo? Todas né?! Mas isso nós já temos! Que é nossa suíte MARAVILHOSA!
O que vocês ainda não sabiam, é que contamos com um anexo à casa, com a possibilidade de acomodação de até 12 pessoas! O que quer dizer com isso? Seu noivo pode passar o dia de maneira descontraída com os padrinhos. Vocês podem no pós-festa terem o conforto de se acomodar nas nossas instalações. Podem acomodar alguns convidados mais próximos para aquele almoço no dia seguinte… imagina que delícia ter o gostinho da sua festa dos sonhos pelo final de semana todo!

Já é nossa noivinha? Entre em contato e saiba como contratar esse serviço.

Ainda não pediu nosso orçamento para sua festa? O que você está esperando!
Temos poucas datas em nossa agenda esperando por você!

Novos olhares, mais emoção!

A mesma Casuarinas que vocês conhecem, agora com um toque especial! Nossos especialistas estão preparados para transforar seu sonho em realidade! Toda estrutura é cuidada com muito zelo e capricho pelos profissionais do nosso setor operacional. A parte de criação e decoração recheada de bom gosto e criatividade para personalizar cada cantinho de nossa casa para seu grande dia! Já o setor comercial te espera com todos os cuidados necessários para que vocês possam conhecer de pertinho com toda a segurança o espaço onde você receberá seus amigos e familiares para um momento único! As degustações são individuais e agendadas com nosso buffet parceiro, onde vocês irão conhecer várias delícias que poderão ter no menu do grande dia! Tudo sempre pensando no perfil da sua festa e no que vai agradar seus convidados!

Lembrando que nossas propostas são personalizadas e adaptadas dentro do que for melhor para cada casal, além de ajustarmos e analisarmos todos os detalhes, para que ela caiba perfeitamente em seu orçamento!

Não perca tempo e garanta já sua data com a gente!

Como escolher um menu vegano para casamento

O número de pessoas adeptas de dietas que não incluem ingredientes de origem animal tem crescido muito. Só no Brasil, estima-se que 5 milhões de pessoas já pratiquem o veganismo. Porém, esse tipo de prática ainda encontra muita resistência e preconceito, principalmente quando se trata de comida de festa. Então, como escolher um menu vegano para casamento?

Como escolher um menu vegano para casamento

Fonte: The Vegan Woman.

Se engana quem pensa que pessoas que não consomem produtos de origem animal comem só alface, tofu e cogumelos. Veganos costumam ter um paladar muito apurado e uma grande disposição para provar novos alimentos sempre, o que faz com que sua dieta seja muito rica e variada, apesar das restrições a carnes, laticínios e outros ingredientes.

Também vale lembrar que o veganismo não é só uma dieta da moda: ele é um estilo de vida muito adotado por pessoas que se preocupam imensamente com a natureza e, principalmente, com os animais. É possível aprender muito com pessoas que praticam o veganismo, especialmente quando se trata de receitas diferentes, saborosas e cruelty free.

Se um casal que está organizando um casamento é vegano, nada mais natural do que buscar saber como escolher um menu vegano para casamento e ter um cardápio baseado nestes preceitos. Afinal, é importante que o casal agrade a si mesmo quando está organizando um evento. Por outro lado, os convidados não podem ser deixados de lado completamente. Por isso, sempre surgem muitas dúvidas quanto ao que servir para agradar a todos.

Comida vegana para casamento

Fonte: Martha Stewart Weddings.

Optar por um menu vegano para casamento pode ser uma surpresa para os convidados, principalmente aqueles que não costumam consumir esses produtos. É possível servir um cardápio completamente livre de ingredientes de origem animal, desde o coquetel de entrada ao bolo. E nem é preciso pesquisar tanto, pois hoje existem muitas empresas especializadas em servir esse tipo de comida.

Na verdade, muitas comidas servidas em festas já são feitas sem ingredientes de origem animal, mas muita gente nem sabe disso. Sopas, saladas e entradas não levam nenhum tipo de carne, laticínios ou mesmo ovos, o que faz com que sejam consideradas veganas e extremamente populares. E mesmo receitas que levam estes ingredientes podem ser adaptadas sem perdas.

Muita gente pensa que a comida vegana não é boa porque não há uma proteína animal acompanhando cereais, massas, legumes e verduras. No entanto, em um menu vegano para casamento, tudo será preparado para combinar bem e suprir essa “falta” que a carne pode vir a fazer para algumas pessoas.

Cardápio vegano para casamento

Fonte: Hummingbird Hall Jamaica.

A verdade é que, depois de provar um prato vegano bem pensado e montado, muita gente nem sente realmente falta da carne. As receitas veganas são ricas em fibras e proteínas, e, quando combinadas com bons carboidratos, dão a energia necessária para que todos possam curtir a festa de casamento até o final.

Muitos casais que nem são veganos (ou mesmo vegetarianos) têm optado por ter algumas opções veganas no cardápio de casamento simplesmente porque algumas receitas são tão deliciosas que valem a pena serem apresentadas em qualquer tipo de evento. Há também quem faça essa escolha porque conhecem bem seus convidados e sabem que, no meio deles, há várias pessoas com restrições.

Porém, a principal preocupação das pessoas nem é com a parte salgada do cardápio, mas com os doces. Afinal, é bem difícil conceber um bolo de casamento que não leva leite, ovos ou manteiga, ou ainda docinhos sem nenhum tipo de ingrediente de origem animal. No entanto, eles existem, são maravilhosos e muito mais nutritivos que os comuns.

Comida vegana para festas de casamento

Fonte: BrideBox.

Quem está pensando em como escolher um menu vegano para casamento, não precisa ter medo de fazer essa opção que, apesar de ser considerada muito diferente, é saudável e mostra uma enorme consciência quanto a sustentabilidade, a natureza e a vidas dos animais. Como em qualquer cardápio, há coisas que todos gostam, enquanto outras não caem no gosto popular.

O importante em como escolher um menu vegano para casamento é tentar atender o gosto de um número máximo de convidados (não se esquente se não conseguir agradar a todos). Assim, a festa de casamento será um sucesso ainda maior.

Confira as tendências de bolo de casamento para 2018

Todo mundo que vai a uma festa de casamento deseja prestigiar os noivos e curtir o evento. Mas, no meio disso tudo, é ainda o tradicional bolo de casamento que acaba chamando mais atenção na festa. Se você vai se casar em breve e ainda não se decidiu sobre a melhor opção, confira as tendências de bolo de casamento para 2018:

1. Bolos espatulados: também conhecidos como “half naked”, os bolos espatulados estão se tornando uma forte tendência para quem quer um visual boêmio elegante no evento e ainda deseja fugir do já tradicional naked cake. Neste tipo de bolo de casamento, uma fina camada de glacê é espalhada sobre as camadas do bolo para dar acabamento, o que ajuda manter seu interior mais úmido.

Confira as tendências de bolo de casamento para 2018

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

2. Trio de bolos: os bolos múltiplos vieram para ficar. Mas um formato que se tornou tendência é o de trio. Para os casais que não conseguem se decidir por um único bolo, a opção de ter três é uma das tendências de bolo de casamento para 2018. Além de ajudar a compor uma mesa linda, certamente manterá a curiosidade dos convidados em alta!

Bolo de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

3. Pintados à mão: cada bolo pintado à mão é único, pois se torna uma verdadeira obra de arte. E, por serem extremamente personalizados, têm se tornado uma das tendências de bolo de casamento. O interessante deste tipo de bolo é que é possível, por exemplo, reproduzir uma obra já famosa ou criar algo novo especialmente para o evento.

Tendência para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

4. Flores de açúcar: bolos com flores de açúcar são bastante impressionantes, tendo em vista que a decoração floral parece ser natural. Tanto que algumas pessoas ficam até com medo (ou pena) de comer as lindas flores. Quem deseja um bolo de casamento bem florido, mas tem medo que as flores murchem, pode optar por flores de açúcar.

Festa de casamento

Fonte: Sugar Ruffles.

5. Inspiração marítima: estrelas do mar, conchas, pérolas e tantos outros detalhes que nos fazem lembrar praia e mar têm sido tendência de bolo de casamento para 2018. O visual é lindo e ainda ajuda a trazer um frescor para o evento. Mas vale ressaltar que a decoração do bolo deve combinar com a decoração do resto do casamento.

Bolo para festa de casamento

Fonte: Pinterest.

6. Decoração com frutas: outro item comestível que pode compor a decoração de um bolo são as frutas. Elas ajudam a dar um colorido especial até aos bolos mais clássicos e também ajudam a criar um sabor mais fresco. Morangos, uvas, framboesas, cerejas e physalis são opções populares para decorar bolos de casamento (e combinam muito bem entre si).

Casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

7. Estampa geométrica: as estampas geométricas, em especial as listras, parecem que vieram realmente para ficar nos bolos de casamento, inclusive se tornando uma tendência para 2018 ainda mais forte. O legal das estampas geométricas é que elas ajudam a tornar o bolo de casamento mais interessante e ainda dão um toque especial de cor a ele.

Confira as tendências de bolo de casamento para 2018

Fonte: Star of the East.

8. Formato redondo: talvez o mais clássico dos formatos de bolo, os bolos redondos seguem sendo uma forte tendência. Por algum tempo eles precisaram disputar espaço com bolos quadrados, retangulares e até em formato de coração. No entanto, parece que os casais seguem preferindo os bolos de casamento redondos.

Tendências para casamento em 2018

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

9. Tons metálicos: parece que veremos cada vez mais bolos de casamento com detalhes em dourado, prateado e acobreado. Os tons metálicos ajudam a trazer ainda mais luxo e elegância para o evento, além de chamar muita atenção. Seja com a aplicação de folhas metálicas comestíveis ou com pintura, os tons metálicos estão entre as tendências de bolo de casamento para 2018.

Tendências para bolo de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

10. Blue velvet: também conhecido como veludo azul, o blue velvet tem sido muito visto em bolos de casamento principalmente quando o casal quer surpreender os convidados. Afinal, ninguém espera por um bolo azul, principalmente num casamento! Esse tipo de bolo combina especialmente com recheios a base de cream cheese e blueberrys.

Bolos para casamentos em 2018

Fonte: Carousel Cakes.

Essas são apenas algumas tendências de bolo de casamento para 2018, mas que não devem se tornar uma regra. A escolha deve partir dos noivos e devem estar e acordo com o gosto particular de cada um. Afinal, o casamento e o dia especial são totalmente deles.

Que tal ter uma mesa de bebidas no casamento

Já pensou em ter uma mesa de bebidas no casamento? Ter um open bar é algo bem comum e com a qual já estamos acostumados, mas uma mesa de bebidas pode ser um diferencial interessante para o seu evento, principalmente se ele ocorrer no verão.

Mesa de bebidas em um casamento

Fonte: Pinterest.

Uma mesa de bebidas no casamento é diferente de um open bar porque são os próprios convidados que se servem. Ela pode ser composta por uma grande variedade de bebidas, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas, e tende a fazer muito sucesso entre os convidados de todas as idades. Quem não gosta de se servir de algo refrescante quando está com sede?

A mesa de bebidas pode ser posicionada logo na entrada da festa, para que as pessoas possam ir se servindo conforme vão chegando ao evento. É bom ter uma pequena variedade de bebidas e também disponibilizar gelo, pois nem sempre a temperatura das bebidas se mantém, principalmente quando elas são deixadas ao ar livre.

Copos com formatos diferentes e canudos também ajudam a dar um charme especial à mesa de bebidas em um casamento. Quando combinados com sucos de cores variados, copos, taças e canudos criam um visual bem interessante e receptivo para a festa, que encanta pessoas de todas as idades. Quanto mais colorido, mais as pessoas irão se interessar.

Que tal ter uma mesa de bebidas no casamento

Fonte: Table Decoration Ideas.

Também pode ser uma boa ideia colocar plaquinhas com os nomes de cada bebida disponível, principalmente se você optar por ter opções alcoólicas. Afinal, nem todo mundo pode ingerir álcool e somente pela aparência da bebida nem sempre temos como saber o que há nela. Receitas que levem componentes com glúten ou açúcar refinado, por exemplo, também podem ter indicações.

Aproveite para colocar junto a essas bebidas variadas ao menos uma garrafa com água, pois muita gente prefere optar por ela. Além disso, disponibilize pelo menos um garçom para ficar junto à mesa vendo se as bebidas, gelo ou copos estão acabando para repor conforme a necessidade. Se a festa tiver muitos convidados, é provável que essa reposição precise ser feita muitas vezes.

Muita gente também tem o costume de devolver o copo à mesa, principalmente enquanto o salão ainda não é liberado. O garçom que ficar junto à mesa de bebidas também irá recolher esses copos e manter a área sempre limpa para que não ocorram problemas e nenhum convidado acabe usando um copo que está sujo.

Mesa de bebidas no casamento

Fonte: Pinterest.

Depois que todos chegam à festa e o buffet começa a ser servido, a mesa de bebidas pode ser desmontada. Outra opção é mantê-la durante toda festa em um local bem acessível para que todos continuem se servindo dela, o que também pode ser interessante, tendo em vista que muita gente gosta da possibilidade de se servir e criar combinações de sabores.

Vale lembrar que, conforme mais quente o dia, maior a possibilidade de sucesso ao montar uma mesa de bebidas, principalmente se houver bebidas mais refrescantes, como é o caso de águas saborizadas, sucos cítricos e receitas com hortelã. E não se esqueça que, neste caso, a quantidade de bebidas volantes provavelmente será menor.

Se no evento também tiver a opção de open bar, é melhor que a mesa de bebidas tenha apenas as opções sem álcool e as alcoólicas sejam misturadas na hora pelo barman, pois isso também é uma atração bem interessante para qualquer evento. Muita gente adora ver os drinks serem preparados e servidos na hora, pois dá a sensação de que eles são mais frescos.

Bebidas para casamento

Fonte: Wedding Bee.

Ter uma mesa de bebidas no casamento pode ser uma ótima pedida e nem dá tanto trabalho assim para organizar. Por isso, se você acha que esta é uma boa opção para o seu evento, reserve um espacinho para ela e surpreenda seus convidados com mais este detalhe.

Doces lembranças: invista em guloseimas para lembrancinhas de casamento

Um fato para o qual nem sempre as pessoas se atentam é que lembrancinhas, depois de um curto período de tempo, tendem a ser jogadas no lixo se não tiverem uma função. Por isso, invista em guloseimas para lembrancinhas de casamento e dê a seus convidados doces lembranças!

Lembrança de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Lembrancinhas comestíveis são deliciosas e devem ser consumidas o quanto antes, dando a pessoa que recebe uma lembrança do que aconteceu no dia do casamento. Afinal, quem não curte comer um docinho no dia seguinte da festa? Tal tipo de lembrancinha ajuda nisso, além de evitar que as pessoas retirem os doces da mesa para levar para casa. Outra vantagem das doces lembranças é que não custam caro e costumam agradar a todos.

Quem está naquela fase de escolher as lembrancinhas que vai distribuir no casamento ou se deseja acrescentar algo mais a elas, confira algumas opções de guloseimas que podem funcionar bem:

Latinhas com balinhas de menta: conhecidas como “mint-to-be” (um trocadilho para “meant to be”, que significa “feitos um para o outro”), as latinhas com balinhas de menta são fofas e super práticas. Basta colocá-las no bolso para ter um docinho sempre à mão. Além de deliciosas, são ótimas para disfarçar o hálito.

Festa de Casamento

Fonte: Fina Flor Doces.

Bolo no pote: tendência em todo tipo de festa, o bolo no pote é charmoso e pode até seguir o mesmo sabor do bolo de casamento para relembrar aos convidados como foi este momento do evento. Para um casamento, o ideal é valorizar a embalagem e deixá-la mais elegante, escolhendo um pote de vidro, colocando uma bela embalagem e ainda incluindo uma colherzinha de inox.

Macarons: o doce fino e elegante de origem francesa é um charme e pode ser distribuído tanto de forma individual ou em caixinhas. Os macarons são doces à base de açúcar e farinha de amêndoas que podem não só receber vários tipos de recheio, mas também serem produzidos em diversas cores, o que facilita sua personalização.

Palha italiana: também conhecida como palha brasileira (afinal, foi inventada em território nacional), esse doce costuma combinar o brigadeiro tradicional com camadas de biscoito. Ele é delicioso, encantador e pode ser uma das melhores guloseimas para lembrancinha de casamento, principalmente se for cortado e embalado como um bombom.

Suspiro: um doce que tem sabor de infância é o suspiro. Ele é comumente distribuído em outras ocasiões, mas pode ser um charme também os dar como lembrancinha de casamento. Os mini suspiros são muito bonitinhos e podem ser distribuídos em saquinhos com uma etiqueta com a identidade visual do casamento.

Lembrancinha de casamento

Fonte: Fina Flor Doces.

Caixa de bombons finos: melhor do que uma guloseima, só mesmo uma caixa delas! Os bombons finos são uma lembrança tradicional de casamento que ganham um visual moderno dependendo de como forem confeitados e embalados. Esta é uma lembrancinha interessante, pois uma caixa pode ser apreciada por várias pessoas.

Cookies personalizados: para acompanhar um cafezinho de manhã ou mesmo um chá da tarde, os cookies são ótimas opções de guloseimas para distribuir no casamento. Eles podem ser de vários sabores, formatos e ainda receberem algum tipo de personalização, como um monograma do casal, por exemplo.

Maçã do amor: foi-se o tempo que a maçã do amor era distribuída apenas em festas infantis. Atualmente, ela passou a receber vários tipos de coberturas, muitas vezes sendo até confeitada à mão uma por uma. Há casos em que a maçã fica tão bonita que é impossível reconhecê-la e a pessoa fica extremamente surpresa quando a come.

Brownies: muitas vezes utilizados como substitutos dos bem-casados, os brownies se tornaram muito populares em vários tipos de eventos, inclusive casamentos. Para que o doce fique mais elegante, é comum acrescentar algum tipo de recheio e cobertura, assim como nozes e castanhas na massa. Ele também pode ser confeitado e colocado em caixinhas ou saquinhos.

Lembrancinha de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Brigadeiro no pote: outro doce que pode ficar ainda mais bonito e elegante é o brigadeiro. Quando colocado em delicados potinhos de vidro, fica mais fácil fazer sua armazenagem e distribuição. Se o vidro for pequeno, pode-se colocar mais de um numa caixa; já se o vidro for grande, distribuir um por convidado é suficiente.

Escolha o buffet do casamento de acordo com o estilo do evento

É claro que sempre existirão muitas dúvidas sobre a escolha do buffet de casamento entre os noivos. E isso é normal, pois eles querem agradar a todos e a si mesmos oferecendo opções gostosas e que caibam no bolso. Por isso, uma boa dica é fazer a escolha do buffet do casamento de acordo com o estilo do evento.

Buffet de festa

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Optar por um buffet compatível com o tipo de evento que está sendo organizado cria uma sensação de harmonia e unidade que faz muito sentido. Além disso, como o casamento costuma combinar com o estilo dos noivos, todos os presentes vão perceber que o cardápio foi pensando pelo casal e definido pela personalidade deles e do evento.

É claro que harmonizar o estilo do cardápio com o do casamento é uma proposta interessante, mas que não deve seguir uma regra. Servir um buffet elegante e sofisticado em um casamento com visual rústico, como comidas contemporâneas ou mesmo internacional, obviamente é possível (e até deve) fazer isso.

Mas vale lembrar que o estilo do casamento e do próprio casal cria expectativas entre os convidados, e quando é possível atendê-las o casamento fica ainda mais intimista. Por exemplo, trabalhar com ilhas gastronômicas voltando cada estação para um estilo de culinária. Enfim, se o casal curte a ideia de escolher um buffet do casamento de acordo com o estilo do evento, confira algumas dicas da equipe da Casa de Festas Casuarinas:

Escolha o buffet do casamento de acordo com o estilo do evento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Casamentos durante o dia: casar de manhã ou mesmo próximo a hora do almoço é muito comum. Em tempos de crise, o horário ajuda a diminuir o custo da festa. Os casamentos diurnos são lindos, românticos e têm um toque especial devido à claridade do dia. Esse tipo de evento costuma ser um pouco mais simples e o visual rústico, romântico. Um evento do tipo boho chic combina bastante com ele.

Mas se engana quem pensa que os eventos diurnos são sem graça. É possível servir muita coisa interessante e diferente.

Se o casamento terminar muito cedo, uma opção é ter um vasto café da manhã, onde o toque rústico fica por conta da decoração e dos pratos servidos, que podem ser pães, bolos, frios, dentre outros. Docinhos tradicionais e um belo naked cake podem compor a mesa central, deixando-a linda para fotos. O contraste da louça mais fina com o cardápio mais rústico costuma ser o must do grande dia.

Outra opção para o casamento de dia é um brunch, uma refeição que une o melhor do café da manhã e do almoço. Além de pães, bolos e frios, também é possível oferecer pratos quentes, como massas com molho, ou mesmo saladas leves. Essa é uma ideia legal, bastante popular para quem casa de dia.

Comida para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

O bolo com champanhe também é uma opção bastante viável e que não exige muito trabalho. Neste caso, após o casamento, os convidados são chamados para um brinde e degustam o bolo junto com algum tipo de bebida, que costuma ser um espumante, mas também pode ser um refrigerante, dependendo da escolha do casal.

Neste caso, como o bolo é o centro das atenções, ele deve ser impecável, e a atenção aos detalhes precisa ser maior ainda. Louças, talheres e taças devem ser de ótima qualidade e estarem num estado de conservação perfeitos. Arranjos de mesa, toalha (se houver) e mesmo as forminhas de doce são um enorme diferencial.

Quando o casamento termina mais próximo ao horário do almoço, nada mais natural do que apresentar um almoço completo para os convidados. Um casamento de dia combina mais com opções mais leves, como massas acompanhadas de molho e uma proteína, saladas variadas e pratos com peixe.

No caso em que a festa é mais simples e familiar não é incomum a realização de um churrasco. Mas apesar de muita gente achar que casamento e churrasco não combinam, o que faz mais diferença é a forma como a comida é apresentada. Montar um buffet no estilo americano com belas travessas e prezar pela qualidade tanto da comida quanto da louça pode tornar esse momento bastante especial.

Casamento churrasco

Fonte: Brisa da Tarde.

E, claro, ter um espaço reservado e decorado com uma bela mesa com o bolo de casamento, os docinhos e alguns arranjos de flores frescas para fazer as fotos oficiais certamente farão com que qualquer churrasco de casamento se torne um evento simples, porém elegante e inesquecível.

Casamentos a tarde: há quem opte em se casar a tarde, o que permite aproveitar bem a luz para fazer fotos lindas! Este tipo de evento costuma ser um pouco mais elegante, mas os toques de rusticidade dão um charme a mais. Além disso, marcar o casamento a tarde pode ser uma ótima ideia para quem deseja realizar um evento bem diferente, como um chá da tarde.

Chás tendem a ser elegantes, pois há necessidade de várias louças e talheres que, geralmente, não vemos muito em casamentos. Além disso, a possibilidade de servir algumas opções mais sofisticadas no cardápio torna essa opção interessante. Basta combinar com o buffet e se inspirar nos chás da tarde ingleses e franceses, tornando este um momento ainda mais único.

Escolher um bolo que combine bem o chá não é difícil. Na verdade, os sabores clássicos e tradicionais, como baunilha com chocolate, nozes, coco com abacaxi e até morango combinam muito bem com a ocasião. Docinhos tradicionais de casamento, como camafeus, bem-casados e fondados complementam bem um chá da tarde de casamento.

Mesa de chá

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Outra ideia bem interessante é investir num coquetel. Ele é mais informal e simples, mas também tende a ser bem animado. Todo mundo adora os petiscos e canapés servidos nestes eventos, até porque podem ser combinados com vários tipos de bebidas diferentes. Aliás, quem desejar um diferencial para um coquetel de casamento pode investir num bom open bar.

Como o coquetel é uma opção mais moderna, vale a pena não só investir numa decoração que siga este estilo, mas também em um bolo e doces que combinem bem. Um bolo tradicional de camadas, mas confeitado em tons escuros, podem causar grande impacto, assim como ter docinhos gourmets diferenciados.

Casamentos a noite: sinônimo de elegância, os casamentos a noite (principalmente os realizados em ambientes fechados) costumam transbordar glamour e nobreza. Os casamentos feitos a noite costumam ser grandes e clássicos, o que geralmente exige belas ambientações, muitas flores e cardápios maravilhosos para jantar.

Vinhos e espumantes estão quase sempre presentes e harmonizados com o cardápio do jantar, que costuma ser completo. Ou seja, há entrada, prato principal e sobremesa, geralmente servidos a mesa pelos garçons. Quem prefere um toque de informalidade pode optar pelo serviço à americana, em que os próprios convidados se servem nas estações.

Buffet para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Quem quer dar um toque de informalidade a um casamento a noite costuma começar a festa servindo um coquetel, o que é uma ótima ideia. E vale lembrar que jantares de casamento costumam exigir elementos mais nobres; portanto, carnes de alta qualidade, ingredientes importados e até um menu inspirado na culinária moderna são ótimas ideias.

Como este tende a ser um evento bem elegante é comum contar com a assinatura de um chef, que não só ajuda o casal a montar um cardápio interessante, como também cria receitas específicas para o evento e belas apresentações para impressionar os convidados.

Docinhos de casamento tradicionais complementam esse cardápio incrível, assim como o bolo de casamento que pode ser mais clássico ou moderno, dependendo do gosto dos noivos. Também é comum haver outras opções de sobremesa para completar o cardápio e agradar até os paladares mais exigentes.

Vale lembrar que as diversas opções de buffet devem combinar com casa de festas escolhida. Saber escolher a casa de festas é outra questão bastante importante em que os casais têm de pensar.

Como harmonizar bolo e espumante no casamento

Se existe algo que não muda com o passar dos anos é o brinde dos noivos. Ele geralmente é feito com algum tipo de espumante que, teoricamente, combina com o bolo. No entanto, nem sempre os casais se atentam a esse detalhe tão importante. Por isso, saiba mais como harmonizar bolo e espumante no casamento.

Mesa do bolo

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

A regra é simples: quanto mais doce for o bolo, mais o espumante vai parecer seco. Ou seja, um espumante brut ou sec pode até ser mais sofisticado, mas não harmoniza bem com o bolo de casamento. E por espumante podemos levar em conta desde o champanhe francês tradicional até prosecco italiano e várias opções nacionais que não perdem em nada para as bebidas importadas.

Se a variedade de espumantes para brinde de casamento já é enorme, o que dizer então dos bolos? Existe uma profusão tão grande de sabores e combinações que podem ser feitas, que geralmente ficamos confusos e em dúvida na hora de escolher qual a melhor opção. E ainda ter que levar em conta qual espumante mais combina pode tornar tudo ainda mais difícil.

É claro que, se você já escolheu seu bolo, então partirá daí para escolher o espumante e vise-versa. O ideal é levar em conta as características particulares de cada tipo de bolo e das bebidas disponíveis para descobrir como harmonizar um com o outro. E essa escolha será feita basicamente em relação a quantidade de açúcar que cada tipo de espumante possui.

O espumante do tipo brut é, talvez, o mais popular e indicado para casamentos. Ele contém pouco açúcar, mas não é considerado o mais seco e harmoniza bem com a maioria dos pratos e com a maioria dos bolos. Se você fizer questão de servir um espumante deste tipo no seu casamento, saiba que ele combina mais com sabores frutados e fuja dos sabores muito doces.

Festa de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

O espumante do tipo extra-brut ou nature são os mais secos e, apesar de muito elegantes, não costumam ser uma opção tradicional para casamentos devido à falta de açúcar. Por este motivo, quando combinado com bolo, ele não apresenta um sabor agradável, principalmente para quem não está acostumado com bebidas alcoólicas.

O espumante do tipo demi-sec são meio adocicados e costumam harmonizar bem com todo tipo de cardápio e, devido a sua quantidade de açúcar, também tendem a combinar bem com doces, inclusive o bolo. Quando a festa de casamento é do estilo bolo com espumante, é comum que a opção disponível de bebida seja do tipo demi-sec, pois ele não é enjoativo.

Há também o espumante moscatel, que é o mais doce de todos e costuma ser muito popular entres as mulheres. Quando tomado em muita quantidade, ele pode até ser enjoativo, mas também é uma opção que combina bem com bolos e doces devido ao alto teor de açúcar. Mesmo quando se come grandes quantidades de doces, o espumante moscatel continua apresentando um sabor agradável.

E, se você também tem dúvidas da quantidade de espumante que deve ser comprada para o casamento, saiba que, se ele for servido somente no brinde, uma garrafa serve de 8 a 10 pessoas. Já se for servido durante toda a festa, é preciso uma garrafa para duas pessoas. E se os seus convidados tendem a beber muito, calcule uma garrafa por pessoa.

Como harmonizar bolo e espumante no casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Harmonizar bolo e espumante no casamento é um detalhe que nem todos se lembram de prestar atenção, mas pode fazer toda a diferença durante o evento. Mas, com essas dicas, fica impossível cometer esta pequena gafe.

Tendências para cardápio de casamento

Ter um cardápio de casamento delicioso e marcante é o desejo de todo casal que decide realizar uma festa para marcar sua união. É por isso que é sempre bom ficar de olho nas tendências para cardápio de casamento para descobrir o que há de novo e que mais combina com o tipo de evento que você está organizando.

Cardápio para casamento

Por isso, confira algumas das mais atuais tendências para cardápio de casamento:

1. Confort food: sabe aquela comida que tem gosto de reunião familiar e aquece seu estômago e seu coração? Um cardápio baseado em confort food busca exatamente isso: despertar vários sentimentos positivos que lembrem bons momentos junto a entes queridos. E, para isso, não se poupam esforços, até adaptando receitas tradicionais de família!

Mesmo as receitas mais simples e informais podem entrar num cardápio de confort food sem fazer com que o evento pareça menos nobre por isso. O segredo está em saber apresentar esses pratos de forma mais sofisticada para fazê-los combinar com um casamento. Esse tipo de cardápio também é ótimo para quem deseja homenagear os cozinheiros da família durante a festa de casamento.

2. Finger food: essa é uma tendência que parece que veio para ficar por muito tempo. Os finger foods já figuram entre os cardápios mais pedidos de casamento, e não tem como ser diferente. Afinal, eles podem ser comidos com uma ou duas mordidas, enquanto são segurados com apenas uma das mãos. Impossível ser mais prático.

Os finger foods tornam possível oferecer um cardápio mais extenso, tendo em vista que as comidas são devoradas com poucas mordidas, permitindo que os convidados provem mais sabores do que num jantar tradicional. Para quem gosta de ficar na pista de dança e acha incômodo precisar sentar para comer, esta pode ser uma ótima alternativa de cardápio para casamento.

Tendências para casamento

Fonte: Leat Catering.

3. Estações gastronômicas: as estações (ou ilhas) gastronômicas também são uma tendência forte e que têm encantado cada vez mais gente. A ideia é simples: ao invés de montar uma mesa única de buffet, são montadas várias estações em que os convidados podem se servir durante todo o evento dos mais diferentes itens.

A ideia é muito legal e faz com que os convidados circulem mais pela festa, muitas vezes observando detalhes que eles não teriam visto caso o buffet fosse tradicional. É possível, por exemplo, ter ilhas temáticas, cada uma servindo uma comida de um país do mundo ou inspirada em um local que o casal conheceu junto.

4. Culinária internacional: comida japonesa, italiana, tailandesa, peruana… Atualmente, muitos casais gostam de basear o que será servido no casamento na culinária de um país ou região do mundo. Dessa forma, a cozinha internacional se tornou uma forte tendência para cardápios de casamento, o que pode ser lindo e surpreendente.

Afinal, ninguém vai a um casamento esperando encontrar um buffet inspirado na culinária internacional. Por isso, se o casal gostar particularmente de um tipo de comida, ela pode se tornar um ótimo cardápio para o evento, principalmente se for combinada com opções mais tradicionais para agradar a todos.

Tendências para cardápio de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

5. Bolo com champanhe: servir bolo com champanhe para comemorar um casamento já foi uma prática comum. Mas, com o passar dos anos, foi sendo substituída por eventos maiores. Felizmente, esse tipo de festa, que é simples, porém muito fina e elegante, parece estar voltando com tudo e se tornando uma forte tendência para cardápio de casamento.

O bolo com champanhe é extremamente elegante e uma ótima opção para aqueles casais que querem uma reunião menor para comemorar o enlace. Depois da cerimônia, todos são chamados para comer uma fatia de bolo acompanhada de uma taça de espumante. O cardápio curto faz com que essa seja uma festa breve, porém marcante.

Descubra o que é eating time

Todo casal quer que sua festa de casamento seja única e especial. É por isso que eles passam meses organizando o evento, contratam equipes para auxiliar e investem muito tempo e dinheiro em detalhes. E um desses detalhes pode ser o eating time. Se você nunca ouviu falar nisso, descubra o que é eating time e se ele combina com seu casamento.

Dicas sobre o que servir na festa de casamento

Fonte: Enchanted Brides.

Geralmente, quando chegamos a uma festa de casamento, os garçons já estão prontos para servir as bebidas e, logo em seguida, coquetéis e entradas. O convidado recebe tudo pronto e finalizado, podendo geralmente desfrutar de algumas opções de salgados, canapés, finger foods, dentre outros. Esse é o formato mais tradicional de buffet e que sempre esperamos encontrar em qualquer evento.

O eating time busca ser um formato diferente, em que os convidados têm alguma participação na elaboração de seus pratos. Depois que a festa já começou há algum tempo, uma ilha (ou mais de uma) é aberta aos convidados, que ficam sabendo o que há para comer e ainda podem escolher na hora como será a finalização de seus pratos.

Esse novo formato busca trazer a cozinha, que geralmente fica escondida, para o centro da festa, tornando-se uma das atrações principais do evento. Além disso, os convidados ficam realmente impressionados quando percebem que poderão escolher não só o que comer, mas alguns detalhes que fazem com que cada prato seja único.

Essa cozinha, que é montada no meio da festa, fica aberta até o final do evento servindo os convidados das combinações que eles escolherem, mesmo que ela seja muito inusitada. O formato do eating time permite que se sirva uma grande variedade de opções, que são muito bem aproveitadas pelos convidados.

Comida para festa de casamento

Fonte: Cherry Blossom Events.

Dessa forma, quem desejar comer apenas a entrada e pular para a sobremesa não precisa ficar esperando todo o serviço de jantar para comer. Há também quem goste de repetir pratos e às vezes fique com vergonha de pedir mais ao garçom. Tudo isso fica resolvido pelo sistema do eating time, e ainda há a vantagem de cada um escolher alguns detalhes que vão ao prato.

É possível combinar o eating time com outros estilos de serviço. Por exemplo, começar o casamento com um coquetel e deixar os pratos principais e sobremesas por conta do eating time. Outra opção é servir no estilo eating time combinações de finger foods, o que permite que os convidados façam ainda mais combinações de pequenas porções.

Ter uma série de itens à disposição dos convidados, que podem ser combinados de acordo com seu gosto pessoal, não só é surpreendente, mas também evita desperdícios. Afinal, com cada um responsável pela montagem e finalização de seu próprio prato, a probabilidade de entrar algo nele que não agrade a pessoa é mínima.

Além disso, todo mundo gosta de se sentir parte integrante e importante do evento e esta é uma forma de cada convidado deixar sua marca neste momento. Fica difícil esquecer um prato que você mesmo montou em um casamento e que foi finalizado com beleza e primazia na sua frente durante a festa.

Descubra o que é eating time

Fonte: Wedding Planner Magazine.

Outra vantagem do eating time é que ele dá um toque especial de informalidade ao evento, deixando-o mais descontraído, leve e relaxado. Quem não quer um evento muito formal, mas gostaria de manter alguns toques tradicionais no casamento, pode encontrar neste serviço de buffet o que faltava para transformar o evento em algo único.

Agora que você já sabe bem o que é o eating time, fica bem mais fácil decidir se esta é uma boa opção para o seu próprio casamento.