Como casar no civil: ideias e dicas para cerimônia e festa

Muitos casais optam por não se realizar um casamento religioso, principalmente por não ter uma ligação forte com uma religião. Seja como for, é o casamento civil que oficializa legalmente a união do casal, gerando a certidão de casamento, um documento indispensável para se garantir uma série de direitos, tanto para o homem quanto para a mulher.

Casar no cartórioFonte: Transun.

Se esse é o seu caso e você deseja se casar no civil, saiba que seu casamento não precisa ser sem graça só por causa disso! Veja o que a Casuarinas Casa de Festas selecionou para te ajudar a entender como casar no civil e algumas ideias e dicas para cerimônia e festa.

• O casamento civil pode acontecer em um cartório ou em diligência, quando acontece em uma casa de festas ou na casa dos noivos, e sua cerimônia é realizada por um juiz de paz. Para tanto, é preciso comparecer ao cartório e dar entrada em um processo de habilitação para casamento (período de proclamas), que demora 30 dias, levando RG e certidão de casamento originais. Além disso, duas testemunhas devem atestar que os noivos se encontram aptos a se casar. Depois desse tempo, se não for constatado nenhum impedimento, os noivos podem se casar.

• Ao casar em um cartório, é pouco provável que haja espaço para criar uma decoração, chamar a família, fazer fotos etc. Afinal, esse local não é adequado para a realização de um grande casamento e muitos casais que se casam apenas no civil simplesmente não podem (ou querem) arcar com os custos de um evento.

Porta retrato para casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

• Alguns cartórios, por outro lado, possuem espaços para realização de eventos, que podem ser alugados a preços bastante competitivos. Procure se informar junto aos cartórios da sua cidade para descobrir quais deles oferecem este tipo de serviço e se é possível realizar o seu evento da forma que você quer no espaço disponível.

• Se o espaço do cartório não for suficiente para o evento que você deseja, então pode ser necessário realizar um casamento civil em diligência. Ele também deve ser realizado de forma pública e a portas abertas, por um juiz de casamento e escrivão autorizado. Nesse caso, são necessárias 4 testemunhas para a realização do casamento civil em diligência.

• Caso queira realizar seu casamento civil em uma casa de festas, converse com a direção e informe-se sobre como proceder, pois muitos desses espaços estão muito acostumados a realizar esse tipo de evento e pode orientar os noivos sobre como tornar o momento mais especial, indicando até um cartório que facilite a realização de casamentos em diligência. No entanto, a parte jurídica do casamento deve ser toda resolvida em cartório, para evitar qualquer tipo de erro ou fraude.

Cerimônia de casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Casamentos civis costumam ser ocasiões simples, mas isso não significa que o seu também precise ser assim. Mesmo sem a benção de uma religião, é possível organizar um belo casamento e uma linda festa. Alguns casais optam por convidar amigos ou parentes próximos para falar algumas palavras durante a cerimônia; outros escrevem lindos votos e declarações para fazer durante este momento. Desde que seja tudo combinado com o juiz de paz (para que ele esteja ciente, tendo em vista que pode ter outros compromissos e casamentos para realizar), não há problemas em programar esses pequenos discursos, pois eles não influenciam na documentação legal.

• Reserve um espaço especial e monte uma cenografia para que a cerimônia do casamento seja realizada num lugar bonito e especial, para que as fotos também fiquem boas e o momento seja imortalizado em ótimas imagens. Salões e casas de festas costumam já ter algumas decorações prontas, para dar aos casais algumas ideias de como o espaço pode ficar e facilitar para que cada um adapte o que já existe a seus próprios gostos.

• Aproveite para combinar a decoração do espaço da cerimônia com o do espaço da festa, para eles não parecerem desconexos. No entanto, é preciso que haja uma divisão entre os locais, para que as pessoas não entrem na festa antes da hora. Alguns salões disponibilizam um espaço dentro da própria festa para a realização da cerimônia, e os convidados ficam sentados à mesa da festa durante esse tempo. Para evitar distrações durante a cerimônia, o serviço de buffet deve ser suspenso. Além disso, o local reservado a cerimônia deve ser desmontado assim que o momento acabar, para não ficar ocupando espaço nem causar acidentes, principalmente se a casa de festas for pequena.

Festa de casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Agora que você já sabe como casar no civil e tem várias ideias para cerimônia e festa, já pode começar a planejar seu casamento. No entanto, caso queira ter a assessoria cerimonial de uma equipe super qualificada e acostumada a realizar esse tipo de evento, entre em contato com a Casuarinas Casa de Festas e agende sua visita!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *