Dicas para escolher alianças de casamento

Como escolher alianças de casamento

A aliança é um símbolo tradicional do casamento. Ela é utilizada não só para simbolizar um relacionamento duradouro como também mostrar publicamente o estado civil do casal. Tendo em vista toda essa importância e simbologia, como escolher alianças de casamento perfeitas?

Dicas para escolher alianças de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Há cerca de três mil anos antes de Cristo, hindus e egípcios já utilizavam anéis como forma de simbolizar compromissos. Depois, com a chegada de Alexandre, o Grande, a Grécia no ano três antes de Cristo, o costume também se espalhou sobre essa nação, e, posteriormente, por Roma.

No entanto, os anéis de noivado foram criados em 860 pelo Papa Nicolau, que decretou que as alianças deveriam ser utilizadas de forma pública e obrigatória na mão direita para demonstrar as intenções dos noivos em se casar. Depois do casamento, a aliança passa para a mão esquerda mostrando o compromisso definitivo.

Além disso, usar a aliança na mão esquerda a deixa mais próxima ao coração. Os gregos antigos acreditavam que uma veia passava no terceiro dado da mão esquerda e ia direto para o coração e, por isso, os anéis de compromisso deveriam ser utilizados neste dedo. E essa simbologia é tão forte que se mantém até hoje.

Alianças de casamento nos dias de hoje

Quando as alianças surgiram, eram anéis simples feitos de ferro. Depois, elas evoluíram para alianças de ouro bem simples e finas. No entanto, atualmente, existe uma série de detalhes que os noivos podem escolher para deixar as alianças de casamento ainda mais especiais e únicas.

Alianças para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

As alianças de casamento são, geralmente, um dos primeiros itens a serem comprados para o evento. E, para fazer essa escolha, o casal deve priorizar seu estilo pessoal. É comum os casais optaram por alianças lisas porque elas são versáteis e combinam com tudo.

Um detalhe que está se tornando comum nas alianças de casamento das moças é a adição de uma pedra nobre, como diamantes ou brilhantes. O detalhe fica muito bonito e ajuda a diferenciar a aliança de casamento da de noivado.

Os homens não costumam usar aliança de casamento com detalhes, mas é possível personalizar o anel para eles também. A aliança do marido e da esposa não precisa ser exatamente igual, principalmente se o casal tem estilos muito diferentes. Mas vale a pena investir em peças que se combinem.

Há casais que optam por só a esposa usar aliança. Esse não é um costuma comum no Brasil, mas é bastante popular em países europeus. Isso porque durante as guerras já era difícil conseguir uma aliança. Imagine duas!

Alianças de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

As alianças tradicionais costumam ser de ouro amarelo, mas existem outros materiais bem bonitos para compor esse anel de compromisso. Ouro branco ou rosado, aço inoxidável, platina, prata e até titânio são materiais que podem ser utilizados para confeccionar alianças de casamento muito bonitas e personalizadas.

Outro detalhe muito importante a se considerar é se a aliança é confortável e se adapta bem a anatomia dos dedos. Existem muitos modelos de alianças anatômicas, e escolher uma dessas pode ser uma ótima ideia, pois este é um acessório que esperamos usar por toda a vida.

É claro que, além de todos esses pequenos detalhes, o casal deve estipular um orçamento para a compra da aliança de casamento. Mas é preciso estar preparado, pois uma joia de boa qualidade e que vai durar a vida toda tende a custar um pouco mais caro do que as feitas para serem usadas esporadicamente.

Agora que você já tem algumas ideias de como escolher alianças de casamento, você já pode começar a procurar a sua. Mas lembre-se que o mais importante é o amor entre o casal, e não se a aliança é personalizada ou de um modelo simples. De qualquer forma, elas irão simbolizar a mesma coisa: a celebração e união de um casal superfeliz.