Como harmonizar bolo e espumante no casamento

Como harmonizar bolo e espumante no casamento

Se existe algo que não muda com o passar dos anos é o brinde dos noivos. Ele geralmente é feito com algum tipo de espumante que, teoricamente, combina com o bolo. No entanto, nem sempre os casais se atentam a esse detalhe tão importante. Por isso, saiba mais como harmonizar bolo e espumante no casamento.

Mesa do bolo

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

A regra é simples: quanto mais doce for o bolo, mais o espumante vai parecer seco. Ou seja, um espumante brut ou sec pode até ser mais sofisticado, mas não harmoniza bem com o bolo de casamento. E por espumante podemos levar em conta desde o champanhe francês tradicional até prosecco italiano e várias opções nacionais que não perdem em nada para as bebidas importadas.

Se a variedade de espumantes para brinde de casamento já é enorme, o que dizer então dos bolos? Existe uma profusão tão grande de sabores e combinações que podem ser feitas, que geralmente ficamos confusos e em dúvida na hora de escolher qual a melhor opção. E ainda ter que levar em conta qual espumante mais combina pode tornar tudo ainda mais difícil.

É claro que, se você já escolheu seu bolo, então partirá daí para escolher o espumante e vise-versa. O ideal é levar em conta as características particulares de cada tipo de bolo e das bebidas disponíveis para descobrir como harmonizar um com o outro. E essa escolha será feita basicamente em relação a quantidade de açúcar que cada tipo de espumante possui.

O espumante do tipo brut é, talvez, o mais popular e indicado para casamentos. Ele contém pouco açúcar, mas não é considerado o mais seco e harmoniza bem com a maioria dos pratos e com a maioria dos bolos. Se você fizer questão de servir um espumante deste tipo no seu casamento, saiba que ele combina mais com sabores frutados e fuja dos sabores muito doces.

Festa de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

O espumante do tipo extra-brut ou nature são os mais secos e, apesar de muito elegantes, não costumam ser uma opção tradicional para casamentos devido à falta de açúcar. Por este motivo, quando combinado com bolo, ele não apresenta um sabor agradável, principalmente para quem não está acostumado com bebidas alcoólicas.

O espumante do tipo demi-sec são meio adocicados e costumam harmonizar bem com todo tipo de cardápio e, devido a sua quantidade de açúcar, também tendem a combinar bem com doces, inclusive o bolo. Quando a festa de casamento é do estilo bolo com espumante, é comum que a opção disponível de bebida seja do tipo demi-sec, pois ele não é enjoativo.

Há também o espumante moscatel, que é o mais doce de todos e costuma ser muito popular entres as mulheres. Quando tomado em muita quantidade, ele pode até ser enjoativo, mas também é uma opção que combina bem com bolos e doces devido ao alto teor de açúcar. Mesmo quando se come grandes quantidades de doces, o espumante moscatel continua apresentando um sabor agradável.

E, se você também tem dúvidas da quantidade de espumante que deve ser comprada para o casamento, saiba que, se ele for servido somente no brinde, uma garrafa serve de 8 a 10 pessoas. Já se for servido durante toda a festa, é preciso uma garrafa para duas pessoas. E se os seus convidados tendem a beber muito, calcule uma garrafa por pessoa.

Como harmonizar bolo e espumante no casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Harmonizar bolo e espumante no casamento é um detalhe que nem todos se lembram de prestar atenção, mas pode fazer toda a diferença durante o evento. Mas, com essas dicas, fica impossível cometer esta pequena gafe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *