Como organizar uma festa junina na empresa

Junho e julho são meses em que muitas empresas resolvem reunir seus funcionários e colaboradores para pequenas festas. Mas como organizar uma festa junina na empresa?

Organizando uma festa junina na empresa

Fonte: Mundo das Tribos.

É importante começar fazendo o planejamento da festa através de uma lista de todos os itens que serão necessários: qual será a data? E o local? Terá decoração típica? Barraquinhas? Ou será algo mais informal? Essas informações são importantes para saber se será preciso providenciar um local fora da empresa e quais fornecedores deverão ser acionados.

Se a empresa for pequena é possível organizar uma festa mais informal e pequena, em que cada pessoa leva algo para comer e partilhar. Ainda assim, é preciso providenciar mesas, cadeiras, pratos, talheres, guardanapos, um local para colocar as comidas e bebidas, dentre outras coisas. E, para tudo isso, é preciso ter um pequeno orçamento disponível.

Seja no caso da montagem de barraquinhas, seja para cada funcionário levar um prato, é importante que o cardápio seja baseado em comidas típicas, para caracterizar ainda mais a festa. Por isso, canjica, bolo de fubá, quentão e pé de moleque, dentre outros, devem ser alguns dos pratos disponíveis.

Se o orçamento para organizar uma festa junina na empresa for curto, é melhor priorizar uma decoração simples e um cardápio farto. Aliás, decorações de festa junina são vendidas com preço bastante acessível no comércio popular, permitindo que se compre vários itens com pouco dinheiro. Por isso, pode valer a pena visitar esses lugares para adquirir uma decoração bonita e variada, que pode ser guardada e reutilizada nos anos seguintes.

Festa junina na empresa

Fonte: Brilho de Aluguel.

A sonorização da festa é outro item importante, que deve ser providenciada para deixá-la ainda mais animada. No som, muito forró e músicas típicas de festa junina e quadrilha. Se ninguém se disponibilizar para essa função, pode ser necessário contratar um DJ para animar a festa.

Outra opção é contratar uma banda de forró ou um trio de sanfoneiros para tocar músicas típicas ao vivo. A música ao vivo é sempre uma opção ótima para animar todo tipo de festa, pois é bastante contagiante. Mesmo quem não curte muito as músicas dessa época acaba dançando quando há música ao vivo.

Para que a festa junina na empresa fique ainda mais animada pense em algumas atividades para descontrair os convidados, principalmente se o convite para festa se estende ao funcionário e suas famílias.

Brincadeiras típicas desta época, como concurso de quadrilha, pescaria, tiro ao alvo, jogo das argolas e boca do palhaço, dentre outras, são sempre interessantes para manter a todos entretidos. As crianças, principalmente, ficam entediadas com muita facilidade e os jogos e atividades ajudam a deixá-las distraídas.

Como organizar uma festa junina no trabalho

Fonte: Happy Company.

No caso de concursos e jogos, é interessante disponibilizar prêmios e prendas para os ganhadores. Afinal, quem brinca na pescaria, acerta a bola na boca do palhaço ou faz a melhor coreografia espera receber algo, mesmo que simbólico.

Os trajes são elementos típicos das festas juninas e devem ser valorizados. No entanto, é muito difícil exigir que as pessoas utilizem um traje típico de festa junina pois eles são um pouco caros e há pessoas que não gostam de se fantasiar. Portanto, avise que roupas típicas são bem vindas, mas não obrigatórias.

Lembre-se de divulgar para todos os setores da empresa a data, o local e todos os detalhes sobre a festa junina que está sendo organizada. Isso garante uma boa participação dos funcionários e colaboradores além de uma grande confraternização entre todos. Se a empresa for grande e houver a possibilidade de confeccionar alguns cartazes, pode valer a pena investir nisso para garantir que todos foram realmente avisados sobre a festa junina na empresa.