Como os convidados podem economizar com os gastos de um casamento

Ser convidado para um casamento é uma honra que pode significar um aumento repentino nos gastos. Afinal, é preciso providenciar roupas, sapatos, transporte, presente… por isso, é preciso ter algumas estratégias e saber como os convidados podem economizar com os gastos de um casamento.

Como os convidados podem economizar com os gastos de um casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Traje: sempre é possível reciclar um modelito antigo, esquecido no fundo do armário. Se ele já foi usado em outras festas, basta mudar os acessórios que ele fica parecendo novo! Afinal, roupas de festa passam anos no armário sem serem usadas e não há vergonha nenhuma em repetir uma roupa. Também existe a possibilidade de pedir aquele vestido ou terno que está fora de uso emprestado a um parente ou amigo próximo. Se nenhuma dessas possibilidades funcionar para você, existem lojas de aluguel de roupas de festa que oferecem preços bastante vantajosos, principalmente para quem reserva o traje com antecedência. Além disso, quando um grupo grande de pessoas aluga roupas na mesma loja, os preços e pagamentos pode ser melhorados e facilitados.

Sapatos e acessórios: a mesma estratégia dos trajes vale para os sapatos e acessórios. Como acessórios e sapatos de festa não são muito usados e também passam anos no fundo do armário, é possível reutilizá-los sem problema algum. Se você vai alugar seu traje verifique com a loja sobre o aluguel de sapatos e acessórios, pois muitas os oferecem com preços bem reduzidos ou como cortesia.

Como economizar nos gastos do casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Presente de casamento: o presente de casamento é opcional, ou seja, não é uma exigência que o convidado o dê. No entanto, é considerado bastante cortês dar um presente ao casal pelo enlace. Para isso, não é necessário se endividar: dê o presente no valor que cabe no seu orçamento. Isso pode ser ainda mais fácil quando os noivos optam por colocar uma lista de presentes em uma loja, pois escolhem itens de todos os valores, para todos os bolsos. Outra opção é se juntar a um grupo de pessoas para dar um presente de valor mais alto, mas que será dividido por todos. Assim, você gasta menos e os noivos ficam felizes, recebendo alguma coisa que estavam querendo muito.

Produção: o caso das mulheres é um pouco mais complicado, pois também precisam fazer cabelo e maquiagem. No entanto, hoje em dia a internet oferece um mundo de tutoriais de “DIY – faça você mesma”, em que é possível encontrar lindas makes e penteados para casamento, como um passo a passo para ser seguido. O importante é escolher um penteado e uma maquiagem e fazer uma prévia um pouco antes do casamento, para no dia já saber mais ou menos quanto tempo irá gastar e o que será feito. Se reunir com outras convidadas para fazer cabelo e maquiagem para o casamento também pode ser uma boa ideia. Assim, uma ajuda a outra e a diversão é garantida. Outra dica para as mulheres é fazer as unhas durante a semana, de segunda a quinta, pois o valor da manicure costuma ser mais baixo em dias de pouco movimento.

Como economizar no casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Transporte: quem tem carro próprio e não está com todos os lugares ocupados pode combinar de ir com outros convidados para o casamento e dividir a gasolina. Quem não tem carro ou prefere não dirigir, pode conseguir uma carona e dividir o valor do combustível com o dono do carro. Outra boa opção é rachar um táxi ou alugar um veículo grande, em que caibam várias pessoas, e dividir o valor. Para quem costuma beber um pouco mais em eventos, essa é uma ótima ideia e que pode evitar acidentes de trânsito.