Como recusar um convite de casamento?

Se você recebeu um convite de casamento, sinta-se honrado! Afinal, a lista de convidados de casamento é algo que sempre dá o que falar e, no final, somente as pessoas realmente importantes são convidadas. Por esse motivo, ter que avisar que não poderá ir ao evento pode ser bem complicado. Mas como recusar um convite de casamento?

Como recusar um convite de casamento?

Fonte: Elegant Wedding Invites.

Nestes momentos, o melhor a fazer é ser o mais honesto possível com o casal e avisar o quanto antes sobre sua ausência. Muita gente deixa para última hora para avisar que não poderá comparecer ao casamento, o que tende a magoar o casal muito mais do que se eles tivessem sido comunicados com antecedência.

Não há vergonha em precisar faltar. Afinal, muitos casais já contam com, ao menos, 20% de falta dos convidados. Porém, ao avisar cedo sobre a sua ausência, você pode se justificar e o casal tem a oportunidade de convidar outras pessoas que acabaram ficando de fora ou mesmo investir o valor que seria gasto com você em outros itens do casamento ou mesmo na lua de mel.

Não comparecer ao casamento e nem avisar que você não pode ir é a pior atitude que qualquer pessoa pode ter. A presença de cada convidado é importante para os noivos, pois eles desejam comemorar esta data tão especial com pessoas que fazem parte da vida de ambos. Além disso, cada convidado custa dinheiro ao casal e sua ausência pode acabar desperdiçando algum item caro.

Como recusar um convite de casamento?

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Por isso, assim que você souber que não pode comparecer a um casamento, entre em contato com o serviço de RSVP para que as devidas providências possam ser tomadas. Além disso, vale a pena ligar para os noivos e justificar sua falta: conte com sinceridade o motivo de não poder ir ao casamento e diga que lamenta não poder dividir este momento com eles.

Nessas horas, mentir é sempre a pior opção, pois, atualmente, não é difícil descobrir onde uma pessoa esteve. Assim, se você tem um compromisso familiar ou no trabalho inadiável ou mesmo uma vigem que não poderá ser remarcada, conte ao casal sobre esta condição para que não ocorram equívocos.

Mesmo que você já tenha confirmado presença no casamento e algo de última hora aconteça, vale a pena tentar entrar em contato com o serviço de RSVP ou mesmo com a assessoria cerimonial para avisar que não poderá ir. Quando sua presença é esperada, o não comparecimento pode gerar muita mágoa, principalmente se você for muito próximo ao casal.

Como recusar um convite de casamento?

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

É claro que se acontecer algum problema com você ou sua família no dia (ou em cima da hora) do casamento e não houver como avisar que você não irá, não tem problema. Tente contato com o casal ou seus pais no dia seguinte e conte sobre o acontecido. Eles certamente não irão se chatear e mostrarão toda sua solidariedade quanto a sua condição.

Mas é claro que você não precisa se sentir mal em não poder ir ao casamento. Imprevistos acontecem com todo mundo e existem formas de tentar compensar sua ausência. Uma delas é enviando um presente de casamento para os noivos usarem na casa nova. Outra opção é marcando um encontro com eles antes ou depois do casamento.

Dessa forma, você pode expôr o motivo de sua falta e eles podem contar mais sobre a organização do casamento e da festa. Se o encontro for posterior ao evento, peça para ver as fotos e os vídeos tanto do casamento quanto da lua de mel. Mostre-se realmente interessada(o) em tudo o que aconteceu para que essa relação não fique abalada e a amizade possa permanecer por muitos anos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *