Como reduzir a lista de convidados para um casamento

A data do casório foi marcada, e agora é hora de escolher o local do evento, fazer a lista de convidados e todos os outros detalhes. O problema é que agora tem gente demais na sua lista e, por um motivo ou outro, será preciso reduzi-la. Confira algumas dicas separadas pela casa de festa Casuarinas de como reduzir a lista de convidados para um casamento.

como-reduzir-lista-de-convidados-para-um-casamento-1

  1. Fazer uma lista única: o casal deve sentar junto para fazer uma lista única. Muitas vezes, quando cada um faz sua lista, fica mais difícil conciliar o número de convidados e fazer a conta fechar para seguir adiante com o planejamento do evento.

É importante que cada nome da lista seja aprovado tanto pela noiva quanto pelo noivo, assim como os nomes que serão cortados. Trabalhar em conjunto facilita muito na tomada de decisões e ainda ajuda a planejar um evento que terá a cara do casal.

  1. Definir o tipo de evento: quem vai planejar um mini wedding sabe que a lista de convidados não deve ultrapassar 100 ou 120 pessoas. Já um casamento tradicional, de maior porte, pode ter até 500 ou mais convidados. É importante que o casal não se esqueça do tipo de evento que resolveu realizar e o orçamento disponível para a organização do casamento.

Não se planejar da maneira correta pode fazer com que o casal tenha que cancelar o convite para algumas pessoas, o que é muito deselegante, ou até estourar o orçamento.

como-reduzir-lista-de-convidados-para-um-casamento-2

  1. Limitar os convidados dos pais: geralmente os pais dos noivos têm direito a levar alguns convidados, principalmente quando estão ajudando a pagar pelo evento. No entanto, também é preciso que entendam que este é o momento dos filhos, não deles. Portanto, são os filhos que devem convidar sua família e amigos.

É claro que se os pais dos noivos quiserem convidar um casal de amigos eles não devem ser impedidos disso, mas chamar todo o condomínio, os colegas de trabalho e até parentes com quem o casal nem mantém contato não é uma boa ideia, principalmente quando se trabalha com um orçamento limitado.

  1. Amigos x familiares: depois de colocar todos os nomes na lista (até aquele seu primo de quarto grau que está morando na Indonésia), é hora de começar a eliminar alguns deles. Isso pode ser delicado, mas precisa ser feito. De outra forma, é provável que você acabe numa festa em que não se lembra de quem é quem.

Comece eliminando aquelas pessoas que você não tem tanto contato, que nunca foram na sua casa ou com que você não fala a mais de um ano. Em seguida, se a lista continuar grande, siga eliminando os nomes de acordo com a importância da presença de cada pessoa para o casal.

como-reduzir-lista-de-convidados-para-um-casamento-3

Um amigo de infância com quem você fala constantemente pode acabar sendo mais importante do que primos que você nunca conheceu. Portanto, encare essa batalha, eleja suas prioridades e siga em frente. Convidar alguém só por convidar, sem ter uma ligação emocional, pode ser um pouco desconfortável, principalmente quando outras pessoas importantes ficaram de fora da lista.

  1. Colegas de trabalho: convidar ou não o pessoal da firma pode ser uma decisão importante. Afinal, não é legal convidar algumas pessoas e deixar outras de fora. A melhor opção é convidar todo mundo ou não convidar ninguém. Assim, você evita qualquer tipo de constrangimento.

Se você tem realmente uma ligação especial com alguém que trabalha com você, e essa pessoa se tornou participante do seu círculo mais íntimo de amizade, então vale a pena convidá-la. Mas entregue o convite fora do ambiente corporativo, para não gerar desconforto com o resto da equipe.

  1. Convidados dos convidados: ninguém deve se convidar ou chamar outras pessoas para o seu casamento em hipótese alguma. Isso é falta de educação (e também de noção). Todo mundo sabe que convites de casamento são pessoais e, portanto, não se deve levar convidados extras ao evento ou pedir mais convites individuais.

como-reduzir-lista-de-convidados-para-um-casamento-4

Se houver oportunidade do seu convidado levar um acompanhante, você deve escrever no convite “Sr. João da Silva e Acompanhante”, deixando claro que ele pode levar uma pessoa. No entanto, nem sempre isso é possível, e nenhum convidado deve se chatear por isso e sair convidado outras pessoas para um evento, principalmente se o casamento for mais íntimo.