Crianças no casamento: vale a pena ter um espaço kids?

Já falamos sobre daminhas e pajens no casamento, mas este artigo não é só sobre eles. É sobre como receber crianças no casamento. Como entreter a galerinha durante esse evento com o qual eles não se identificam nem um pouco? Vale a pena ter um espaço kids?

Crianças no Casamento: Vale a pena ter um Espaço Kids

Fonte: Fotógrafo Leandro Santos | Casuarinas Casa de Festas.

Como casamentos são basicamente eventos para adultos, é muito difícil descobrir o que fazer para que os pequenos se divirtam durante o evento.

Crianças no casamento geralmente ficam entediadas e podem dar bastante trabalho, principalmente quando ficam cansadas e com sono. Por isso, é bom pensar em como tornar o evento prazeroso para que elas se divirtam de forma segura e “liberem” os pais para curtir um pouco a festa.

Algumas pessoas se incomodam tanto com a situação que pedem que os pais não levem crianças ao casamento, o que pode gerar uma situação muito incômoda e constrangedora. Nenhum pai gosta de saber que seu filho não é bem-vindo num lugar e, provavelmente, vai preferir abrir mão de comparecer ao evento. A situação é tão grave e deselegante que a amizade pode acabar em decorrência dessa “proibição”.

Por sorte, existem salões e casas de festa que possuem espaços destinados às crianças, como parquinhos e áreas de recreação. No entanto, a maioria desses locais ainda não pensa muito no que as crianças farão durante o evento, deixando a cargo dos pais e dos noivos definir as atividades para os pequenos.

Espaços Destinados às Crianças nas Casas de Festas

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Para esses casos, existem empresas especializadas na montagem de um local especialmente pensado para as crianças se divertirem e interagirem com a supervisão de monitores treinados: o espaço kids. O serviço é comum em festas infantis, mas pode ser contratado para qualquer tipo de evento.

Geralmente, o formato é contratado por hora, mas também existem pacotes que podem ser combinados. No espaço kids, um cantinho da festa fica delimitado, com brinquedos disponíveis para as crianças brincarem, mesas e cadeiras adaptadas para trabalhos de desenho e pintura e, ainda, colchonetes e travesseiros para os pequenos tirarem um cochilo quando estiverem cansados.

A grande vantagem de um espaço kids em casamentos é que as crianças estarão bem supervisionadas por profissionais acostumados a entreter os pequenos convidados. O problema é que, em um orçamento de casamento enxuto, pode ser difícil o encaixe de mais este item. Mas, para quem deseja proporcionar algo se especial para as crianças no casamento, é possível criar alternativas menos onerosas e muito divertidas.

3 dicas de como entreter crianças no casamento

  • Os noivos podem combinar com a casa de festa e a cerimonialista de reservar uma ou duas mesas especialmente para as crianças. Elas devem ter tamanho adaptado, para que os pequenos possam sentar e levantar sem dificuldade. Enquanto os adultos estão nas mesas “grandes” participando do casamento, as crianças podem ficar nas mesas menores conversando, jogando e até desenhando.
Dicas de como Entreter Crianças no Casamento

Fonte: Clique Pausa | Casuarinas Casa de Festas.

  • Montar kits de desenho para as crianças não é difícil e nem muito caro. Itens como livrinhos de pintura, papel para desenho, lápis de cor e massinha de modelar podem ser encontrados com valores bastante acessíveis no comércio popular.
  • Lojas infantis costumam vender também jogos educativos e bem baratinhos, super legais quando se trata de entreter as crianças no casamento sem gastar muito. É importante verificar se o material é atóxico e possui o selo no INMETRO; no entanto, não é preciso comprar os itens mais caros, pois eles serão utilizados apenas por uma noite. Evite disponibilizar canetinhas e tintas, pois as crianças podem acabar manchando as roupas.

E, como nem sempre é possível contar com monitores treinados, converse previamente com os pais das crianças. Conte que haverá espaços e atividades destinados especialmente para os pequenos se divertirem com segurança na festa, mas que todos devem ser monitorados por seus responsáveis, como em qualquer evento. Assim, será um prazer ter crianças no casamento e elas irão adorar o evento.