Decoração de casamento estilo provençal

A decoração de casamento estilo provençal é apaixonante! Esse tipo de decoração para casamento, inspirada na região do sul da França, está muito na moda e têm agradado várias noivas, principalmente as mais românticas, devido ao visual delicado e florido que o estilo proporciona.

Casamento com Estilo Provençal

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

A França é um país fascinante, que sempre encanta e inspira muitos casais apaixonados. A região sul deste país possui características bem peculiares, como os imensos campos de lavandas e pequenos vilarejos, belos e humildes. E é destes vilarejos que vem a inspiração para a decoração de casamento provençal.

Mas, o mais interessante sobre a região da Provença (sul da França) é que sua população sempre buscou assumir um estilo bem nobre. Segundo historiadores, como Provença é distante da capital, os camponeses buscavam imitar o estilo dos nobres de Paris, criando uma junção perfeita entre a beleza dos campos e do requinte parisiense.

O que caracteriza uma decoração de casamento estilo provençal é a presença de um mobiliário rústico, a mistura de branco com tons pastel e a presença constante da natureza, seja através de folhagens ou flores naturais ou secas. Como a região da Provença é repleta de lavanda e girassóis, essas flores estão naturalmente mais presentes na decoração de casamento provençal.

Decoração com Estilo Provençal para Casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Quem está buscando um visual mais rústico para o casamento pode apostar no estilo provençal. Com um mobiliário bem próprio e peculiar, que pode ser de madeira natural, branco ou de pátina branca, esse estilo de casamento combina com praticamente todo tipo de ambiente, seja ele fechado ou aberto. Em locais fechados, é importante que se invista bastante em flores, para que o visual provençal se destaque ainda mais.

Para colocar tantas flores são necessários vários recipientes. E nem todos eles precisam ser vasos enormes ou jarros requintados. Pequenos vasos rústicos, latinhas reaproveitadas e até algumas garrafas podem alocar flores e folhagens, deixando casamento com estilo provençal ainda mais bonito, florido e também com um toque vintage.

Vale ressaltar que neste tipo de casamento o mobiliário de madeira tem grande destaque, pois é ele, junto à natureza, que cria o visual provençal. Portanto, a mesa do bolo não recebe toalha. Além disso, mesas e cadeiras plásticas para convidados são praticamente proibidas, pois eles tiram um pouco da nobreza provençal. O ideal é providenciar mesas e cadeiras de madeira para os convidados.

Decoração de Casamento com Estilo Provençal

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

É importante também investir em uma boa louça para que a decoração fique ainda mais bonita; Em Provença, é comum utilizar louças bem bonitas e trabalhadas, combinadas com copos e taças de material nobre, como cristal. Por isso, certifique-se que a louça combina com a decoração e que não há nenhum prato lascado, copo ou taça. Os talheres devem seguir o mesmo estilo, para que todo o visual do casamento fique bem coeso.

Para que o estilo provençal fique ainda mais realista, muitos casais escolhem cardápios com inspirações francesas, que buscam combinar com vinhos também franceses. No entanto, não é preciso investir muito para ter um cardápio de casamento francês. Uma tábua de queijos com torradas e patê de foie gras pode ser uma boa entrada de inspiração francesa, assim como algumas quiches e croissants. Se for inverno, os fondues são ótimas opções. Aproveite também para investir em uma torre de macarrons, doce tipicamente francês que tem uma bela aparência e pode contribuir muito para uma decoração de casamento estilo provençal.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a decoração de casamento estilo provençal já pode decidir se essa é a melhor opção para o seu “Dia D”!