Decoração de igreja para casamento

Para aqueles casais mais tradicionais, que vão se casar na igreja em uma bela cerimônia, uma das principais preocupações é a ornamentação do espaço. A decoração de igreja para casamento geralmente precisa se submeter ao que o padre ou pastor aprova e deve caber no orçamento dos noivos.

Decoração de igreja para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Antes de criar uma super cenografia para decorar a igreja, é preciso saber o que pode ou não ser utilizado, assim como a parcela do orçamento do casamento que será destinada a esse serviço. Muitas igrejas proíbem o uso de fitas adesivas, pois podem danificar bancos e paredes. Também costuma ser proibido mudar de lugar os objetos decorativos da igreja (imagens, quadros, tapetes etc) e também reposicionar seus bancos.

Por essas razões, muitas igrejas recomendam alguns fornecedores que já estão acostumados a trabalhar no espaço. Mas, se por um lado existe a vantagem de se trabalhar com um profissional que já sabe exatamente o que fazer e quais regras seguir, por outro esse mesmo profissional pode acabar cobrando preços mais salgados por conta disto. O ideal é chegar a um acordo com um pároco para ambas as partes obterem o que querem.

Tipos de decoração de igreja para casamento

Hoje em dia existem vários tipos de decoração de igreja para casamento, e a escolha irá depender do gosto do casal e no quanto eles desejam investir. Existem decorações super bonitas e originais que são fáceis e baratas de fazer, ao passo que as mais elaboradas podem custar bem mais caro, principalmente quando flores importadas são utilizadas.

Decoração de igreja para casamentoFonte: Lewis Moten.

Verifique com a igreja os espaços que podem ser decorados. Geralmente o corredor central é o espaço que concentra o maior número de decorações, com arranjos nos brancos e o tapete por onde passam noivos, pais e padrinhos. O altar também pode receber alguns arranjos, assim como a entrada da igreja. Não é necessário que a decoração da igreja seja exatamente igual a da festas, mas é preciso que ela combine com o ambiente. Se for possível ornar tudo, é ainda melhor, pois cria uma sensação de unicidade por causa da identidade visual única.

Decoração de igreja para casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Na hora de escolher as flores dos arranjos, dê preferência aquelas da época, que possuem melhor durabilidade. Quem vai casar na primavera, por exemplo, pode optar por camélias, rosas, cravos, gérberas, lírios e até copos-de-leite. Já no verão, os lisianthus, astromélias, hortênsias e orquídeas das variedades phalaenopsis, demphale e cherry são perfeitas. Para o outono, angélicas, gérberas, bocas-de-leão, flores de ervilha e orquídeas das variedades cymbidium e catleya são mais recomendadas. E no inverno, é possível usar flores de cerejeira, tulipas, rosas e orquídeas do tipo chuva-de-ouro e cymbidium. A gypsophila, também conhecida como mosquitinho, é uma ótima opção para qualquer época do ano, pois além do preço atrativo, são vendidas em braçadas enormes, rendem muito e criam um visual incrível!

Outro item bastante utilizado na decoração de igreja para casamento são as velas, que criam um clima bastante romântico e autêntico. No entanto, elas só podem ser utilizadas com supervisão e autorização da igreja, pois podem ser perigosas. É necessário bastante espaço na hora de suar velas, para que ninguém esbarre nelas, além de portas e janelas estratégicas e adequadas para a fumaça se dissipar com segurança. Também vale a pena lembrar que não é bom utilizar velas aromáticas em ambientes fechados, pois os odores podem causar dores de cabeça e enjoo.

Decoração de igreja para casamentoFonte: Italy Wedding.

Com todas essas dicas de decoração de igreja para casamento, fica bem mais fácil começar a se planejar. Mas, para quem ainda tem dúvidas, basta entrar em contato com a Casuarinas Casa de Festas, que possui uma equipe de assessoria cerimonial acostumada a criar decorações e cenografias para todo tipo de evento.