Festa de noivado: dicas de organização

Antigamente, quando um casal ficava noivo, era normal fazer uma festa para anunciar a notícia à família, oferecer um jantar, marcar a data, etc. A tradição, que ficou um pouco fora de moda por algum tempo, tem estado com tudo atualmente! E quem precisa de dicas de organização para festa de noivado vai adorar essa lista da Casuarinas Casa de Festas.

Pedido de casamentoFonte: Wise Geek.

Dicas de organização para festas de noivado:

  • O pedido de casamento é um momento de muita alegria, que pode ou não ser compartilhado. Se os noivos não têm condições de bancar essa festa, ou simplesmente não querem, não há problema algum em deixar esse pequeno evento de lado.
  • O casal que optar por realizar uma festa de noivado deve se organizar com antecedência, evitando o estresse de precisar tomar decisões corridas e fazer escolhas em cima da hora. O importante é criar um clima aconchegante para recepcionar os convidados no espaço escolhido para a festa, com uma decoração que seja a cara do casal.
  • A festa de noivado é um evento mais íntimo, para a família e amigos mais próximos, portanto a lista de convidados é curta. Pais e irmãos dos noivos e alguns amigos que fazem realmente parte da vida e história de ambos devem ser convidados. Os outros parentes, amigos e colegas serão convidados para o casamento, portanto, seus nomes geralmente não entram nessa lista.

Brinde de noivadoFonte: Soda Head.

  • O bom senso é sempre um ótimo aliado na hora de fazer os preparativos para a festa de noivado. Portanto, não exagere na decoração e nem no cardápio para não ofuscar o brilho do casamento que estar por vir. A maior parte do dinheiro disponível para o evento deve ser investido na cerimônia e na festa de casamento, tornando-o um dia inesquecível. A festa de noivado pode ser bem mais simples.
  • Você não precisa enviar um convite por escrito. A festa é pequena e terá poucos convidados. Portanto, o ideal é ligar para todos com um pouco de antecedência e fazer o convite verbalmente. Quem fizer questão de ter convites escritos ou ficar com medo de que as pessoas esqueçam data, horário e endereço, pode investir em algo DIY (do inglês “Do It Yourself”, ou seja, Faça Você Mesmo) ou comprar um modelo pronto em papelarias ou lojas de artigos para festa.
  • Como o evento é pequeno e intimista é muito comum que os futuros noivos escolham um restaurante que gostem e convidem os parentes e amigos para almoçar ou jantar. Ou ainda ofereçam um pequeno coquetel ou refeição em casa, sem muita formalidade.

Doces para festa de noivadoFonte: The Every Last Detail.

  • O importante é ter comida e bebida suficiente para todos. Cada um pode se servir do que quiser, dando um tom bem informal e agradável à festa, que deve ter a cara dos noivos. Um pouco de decoração pode ajudar nisso, e as do tipo DIY também são bem legais para o momento. Quem não tiver tempo ou facilidade para trabalhos manuais, pode recorrer a decorações para festas de noivado prontas, vendidas em lojas de artigos para festa.
  • Uma festa de noivado pede um bolo de noivado, que é muito parecido com o de casamento, só que bem menor. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de alguns fornecedores, que podem acabar contratados também para o grande dia.
  • É importante separar um momento da festa para fazer o pedido de casamento formal. Afinal, é por isso que todos estão reunidos. O ideal é fazer isso antes de cortar o bolo, após o coquetel ou refeição. Assim, logo em seguida, todos fazem um brinde e o bolo é servido como sobremesa.

Mesa para festa de noivadoFonte: At home with Natlie.

  • Em festas de noivado não é obrigatório dar presentes. Os convidados já terão que arcar com muitos outros custos num futuro próximo (presente de casamento, chá de panela, roupas, sapatos, etc) que acabam pesando no orçamento. Dar ou não um presente fica a cargo do convidado, que deve sempre ser agradecido, seja pela presença ou pelo presente.

Agora que você já sabe tudo sobre festa de noivado, já pode começar a organizar a sua. E, depois, conte pra gente como foi!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *