5 dicas para fazer a lista de convidados para casamento e evitar o estresse

5 dicas para fazer a lista de convidados para casamento e evitar o estresse

Organizar um casamento é sempre um prazer! Porém, há alguns trabalhinhos um pouco chatos a se fazer para que o evento possa acontecer perfeitamente, como a montagem da lista de convidados. Colocar no papel quem será ou não chamado não é algo prazeroso de se fazer, mas sim necessário. Confira 5 dicas para fazer a lista de convidados para casamento e evitar o estresse.

Festa de Casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Confira algumas dicas para fazer a lista de convidados para casamento:

1. Faça com antecedência: de uma forma geral, é possível saber quem vamos convidar para a festa de casamento com certa antecedência. É claro que podem surgir alguns convidados de última hora, mas a maior parte dos nomes que vão entrar na lista já são conhecidos de longa data. Por isso, organizar a lista de convidados com antecedência pode ajudar a evitar o estresse.

É comum começar a elaborar a lista de convidados para casamento com uma antecedência de 6 meses a um ano pois é preciso fazer um levantamento do número de pessoas que podem comparecer ao evento para pagar pelo buffet, que costuma ser cobrado por pessoa.

2. Evite listas separadas: uma das dicas para fazer a lista de convidados para casamento é o casal se juntar para fazê-la. Nada de cada um criar sua lista e depois tentar eliminar pessoas, pois isso geralmente causa muitos problemas. Além disso, é comum que o casal tenha convidados em comum e acabem ambos colocando-os em suas respectivas listas.

Lista de convidados

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Fazer uma lista de convidados definitivamente não é o melhor dos programas para se fazer em casal, mas é algo que precisa ser feito. Então, o ideal é encarar a tarefa juntos para se obter o melhor resultado possível. Isso também ajuda a manter o número de convidados sob controle, assim como o orçamento destinado ao evento.

3. Limite o número de convidados: ao fazer a lista de convidados, é preciso ter em mente quanto custa um convidado e o orçamento disponível para o buffet. Ao cruzar essas duas informações, será possível ter a quantidade de pessoas que poderá chamar para o evento. Ter esse número em mente pode ajudar muito na organização da lista de convidados.

O tipo de evento também pode influenciar na quantidade de pessoas convidadas, assim como o espaço pretendido pelo casal. Um mini wedding, por exemplo, conta com no máximo 100 convidados. Já um grande casamento tradicional pode ter centenas de convidados!

5 dicas para fazer a lista de convidados para casamento e evitar o estresse

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

4. Estabeleça critérios de corte: é claro que, mesmo levando em conta todos os detalhes, não é incomum uma lista de convidados de casamento ultrapassar o limite estipulado. Neste caso, é importante que o casal estabeleça critérios de corte, que podem variar de acordo com os noivos. Geralmente, esses critérios são a proximidade do casal com o possível convidado.

Pessoas com as quais os noivos quase não têm contato, não veem há muito tempo ou que não está junto com eles nem em datas especiais podem ser tiradas da lista sem problemas. Muitas, inclusive, nem saberão do casamento se não receberem um convite. O mesmo vale para colegas de trabalho: quando não há muito contato com eles fora do trabalho, não faz sentido convidar para o casamento.

5. Tenha paciência com os palpites: principalmente quando os pais estão ajudando a pagar pelo casamento, é comum ouvir todo tipo de palpite. O mais importante é não se estressar com isso e conversar com a pessoa. Há casos em que os noivos estipulam um número de convidados para os pais chamarem quem desejar, mas isso nem sempre é possível.

Festa de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Manter um diálogo franco e aberto é sempre a melhor opção. Falar que realmente gostaria de convidar todo mundo, mas que o número de convites é limitado e vai dar preferência a seus próprios convidados. Não é incomum que sobrem convites, pois a taxa de não comparecimento gira em torno de 20%, o que torna provável que seja possível convidar algumas pessoas de última hora.

Agora que você já sabe algumas dicas para fazer a lista de convidados para casamento, evite o estresse e comece já a montar a sua.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *