É certo dar dinheiro de presente de casamento?

É certo dar dinheiro de presente de casamento?

Dar dinheiro como presente de casamento é uma prática muito comum em outros países, mas no Brasil parece ainda ser encarado como tabu. Muita gente se sente desconfortável em dar um presente de casamento em dinheiro, pois acha isso pode ser encarado como se ela não quisesse ter trabalho. Mas, afinal, é certo dar dinheiro de presente de casamento?

Presentear com dinheiro

Fonte: Debt-free Mormon.

É certo dar dinheiro de presente de casamento?

Na verdade, não há como dizer que presentear os noivos com dinheiro seja algo errado. Muitas vezes, o convidado realmente não sabe o que dar de presente ao casal e acaba dando um valor em dinheiro para que os noivos usem como achar melhor, seja comprando itens para a casa nova, seja para passear na lua de mel.

Isso ocorre muito quando um dos noivos já tem casa montada ou moram juntos há algum tempo. Muita gente fica realmente sem saber o que dar nesses casos. Dessa forma, dar o valor do presente em dinheiro facilita a vida de todo mundo: o convidado dá algo que será realmente útil e o casal aproveita muito melhor o presente.

Atualmente, não é incomum que os convidados possam oferecer aos noivos como presente uma cota que será destinada a algo que o casal está precisando. Em vários sites de lista online é possível adicionar não só presentes, como também valores que serão utilizados para a lua de mel ou numa reforma em casa.

É certo dar dinheiro de presente de casamento?

Fonte: SheKnows.

O presente em dinheiro também é bem interessante para os noivos porque eles podem juntar várias quantias e adquirir um item mais caro que estejam precisando, como uma geladeira ou máquina de lavar. O ideal é que todo o presente em dinheiro seja destinado para a casa nova ou a lua de mel e não contas em geral.

Também vale destacar que o convidado que der ao casal dinheiro de presente deve receber um cartão de agradecimento, no qual se deve escrever para o que o valor foi utilizado. Dessa forma, a pessoa fica informada de que o valor foi bem aproveitado pelo casal em algo que eles estavam realmente precisando.

Mas vale lembrar que dar dinheiro de presente de casamento não é errado, mas pedir dinheiro de presente é. Nenhum casal deve pedir que seus convidados deem um presente de casamento em dinheiro, nem tão pouco estipular que valor será. Cada pessoa certamente dará o que pode e fazer esse tipo de pedido costuma ser altamente constrangedor para todos.

Dinheiro para casamento

Fonte: Fanc Designs.

Dizer aos outros o que eles devem dar de presente de casamento não é uma boa atitude do casal e ainda fica parecendo que eles desejam se aproveitar dos convidados, além de deixar ambos com fama de mal-educados. O ideal é, se alguém perguntar o que eles querem, os noivos simplesmente dizerem a verdade.

Se alguma pessoa disser que os noivos podem escolher um valor em dinheiro como presente ou um presente propriamente dito, o casal deve decidir o que será melhor para ambos. Pegar o dinheiro ganho como presente e gastar em coisas que não são para casa ou lua de mel não é nada legal e pode ser encarado como falta de educação.

Porém, se eles não forem perguntados, também não devem fazer exigências, nem quanto a um presente específico nem quanto a valores em dinheiro. Não é uma atitude legal querer exigir dos convidados algo que eles devem oferecer naturalmente, como é o caso dos presentes de casamento, sejam em dinheiro ou não.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *