Erros na organização do casamento

Errar é humano, principalmente quando temos milhares de coisas na cabeça ao mesmo tempo, como é o caso do planejamento de um casamento. Como também é possível aprender bastante com as experiências de quem já passou pela mesma situação, conheça alguns erros na organização do casamento e previna-se!

planejar-um-casamento
Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Não estipular um orçamento: um erro comum e grave na organização do casamento é os noivos não conversarem sobre o quanto podem gastar e, simplesmente, gastarem. É preciso estipular um orçamento final e encaixar os desejos do casal dentro das possibilidades financeiras. Se os pais forem ajudar a pagar o casamento, é preciso saber o quanto eles pretendem investir no evento e não sair gastando sem limites.

Deixar a lista de convidados em aberto: esse é um erro gravíssimo que pode acarretar vários problemas. Os cálculos da festa são feitos em cima do número de convidados e, por isso, é tão necessário saber quantos estarão presentes no dia. É claro que as casas de festas e buffets sempre podem encaixar um convidado de última hora no orçamento, mas é provável que isso encareça um pouco o evento.

Ignorar pai/mãe/sogra: geralmente os pais dos noivos tem o maior prazer em participar dos preparativos do casamento, não só dando dinheiro para a festa, mas também com alguns conselhos e opiniões. Entretanto, muitos casais ignoram completamente a opinião de seus pais e fazem tudo como querem, e isso não é nada legal com eles. Nãos custa nada escutar o que eles tem a dizer, afinal, várias boas ideias podem partir de quem tem mais experiência.

erros-na-organização-do-casamento
Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Não fazer teste de cabelo/maquiagem: só porque ficou bonito na atriz da capa da revista não significa que ficará bem em todo mundo. Cabelo e maquiagem, assim como o vestido da noiva e os sapatos, devem ser pensados e escolhidos com antecedência e ornados com os acessórios, como joias, véu e grinalda. Nada pior do que a noiva se ver obrigada a casar com um visual que detestou.

Confiar no trabalho de profissionais a amadores: pode gerar dor de cabeça e muitas lágrimas. Afinal, os profissionais especializados estão aí para servir e não serem substituídos pelo primo ou colega de trabalho. Todo mundo conhece uma história triste de noivos que deixaram algo importante do casamento na mão de amigos e parentes e acabaram sem o bolo ou sem as fotos. Contratar um trabalho profissional pode parecer um pouco caro a princípio, mas vale a pena gastar esse dinheiro, pois o serviço, na maioria das vezes, é mais garantido.

Não fazer contratos com fornecedores: sempre que escolhemos um fornecedor para casamento, é porque ele oferece um ótimo produto ou serviço e é confiável. Mas, como todo cuidado é pouco, contratos entre as partes são importantíssimos. Caso haja algum problema no dia do casamento e o serviço seja cancelado ou o produto não seja entregue, os noivos podem recorrer judicialmente pedindo o dinheiro de volta e sendo indenizados.

buffet-de-casamento
Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Deixar para providenciar a documentação na última hora: casar demora e exige uma série de documentos, inclusive dos padrinhos que assinam como testemunhas. Quem faz casamento religioso com validade civil tem que entregar a documentação pelo menos um mês antes do evento na igreja. Por isso, não deixe para separar os documentos, levar no cartório e fazer as autenticações em cima da hora, para não acabar com o casamento adiado.

Mudar o look radicalmente no dia do casamento: a noiva morena resolve ficar loura e o noivo faz aquele corte radical. Entretanto, se o resultado não for como o esperado, isso pode tornar-se um grande problema, pois não dará tempo de “desfazer” as mudanças, e o casal poderá acabar com um visual não muito agradável eternizado nas fotos de casamento.

Esquecer algo importante: no dia do evento, tudo já deve estar separado e preparado para levar para cerimônia e festa. Quem é esquecido, deve começar a organizar com antecedência uma lista com todas as coisas que precisam ser lembradas e feitas no dia do casamento para não deixar nada para trás. Imagine chegar no altar e não ter as alianças? Ou ir cortar o bolo e não ter a espátula? Para isso, é preciso organização e um pouco de ajuda.

dia-do-casamento
Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Acreditar que os noivos podem fazer tudo sozinhos: mesmo dividindo as responsabilidades, o casal acaba sobrecarregado com a quantidade de coisas que precisa fazer, principalmente no dia do casamento. Por isso o serviço de assessoria cerimonial vem se tornando cada vez mais importante. Este profissionais estão acostumados a lidar com todo tipo de coisa, lembrar dos mínimos detalhes, contornar contratempos e fazer festas e eventos darem muito certo. Quem está considerando casar, mesmo que com um orçamento apertado, deve contratar uma assessoria cerimonial.