Escolha o buffet do casamento de acordo com o estilo do evento

Escolha o buffet do casamento de acordo com o estilo do evento

É claro que sempre existirão muitas dúvidas sobre a escolha do buffet de casamento entre os noivos. E isso é normal, pois eles querem agradar a todos e a si mesmos oferecendo opções gostosas e que caibam no bolso. Por isso, uma boa dica é fazer a escolha do buffet do casamento de acordo com o estilo do evento.

Buffet de festa

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Optar por um buffet compatível com o tipo de evento que está sendo organizado cria uma sensação de harmonia e unidade que faz muito sentido. Além disso, como o casamento costuma combinar com o estilo dos noivos, todos os presentes vão perceber que o cardápio foi pensando pelo casal e definido pela personalidade deles e do evento.

É claro que harmonizar o estilo do cardápio com o do casamento é uma proposta interessante, mas que não deve seguir uma regra. Servir um buffet elegante e sofisticado em um casamento com visual rústico, como comidas contemporâneas ou mesmo internacional, obviamente é possível (e até deve) fazer isso.

Mas vale lembrar que o estilo do casamento e do próprio casal cria expectativas entre os convidados, e quando é possível atendê-las o casamento fica ainda mais intimista. Por exemplo, trabalhar com ilhas gastronômicas voltando cada estação para um estilo de culinária. Enfim, se o casal curte a ideia de escolher um buffet do casamento de acordo com o estilo do evento, confira algumas dicas da equipe da Casa de Festas Casuarinas:

Escolha o buffet do casamento de acordo com o estilo do evento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Casamentos durante o dia: casar de manhã ou mesmo próximo a hora do almoço é muito comum. Em tempos de crise, o horário ajuda a diminuir o custo da festa. Os casamentos diurnos são lindos, românticos e têm um toque especial devido à claridade do dia. Esse tipo de evento costuma ser um pouco mais simples e o visual rústico, romântico. Um evento do tipo boho chic combina bastante com ele.

Mas se engana quem pensa que os eventos diurnos são sem graça. É possível servir muita coisa interessante e diferente.

Se o casamento terminar muito cedo, uma opção é ter um vasto café da manhã, onde o toque rústico fica por conta da decoração e dos pratos servidos, que podem ser pães, bolos, frios, dentre outros. Docinhos tradicionais e um belo naked cake podem compor a mesa central, deixando-a linda para fotos. O contraste da louça mais fina com o cardápio mais rústico costuma ser o must do grande dia.

Outra opção para o casamento de dia é um brunch, uma refeição que une o melhor do café da manhã e do almoço. Além de pães, bolos e frios, também é possível oferecer pratos quentes, como massas com molho, ou mesmo saladas leves. Essa é uma ideia legal, bastante popular para quem casa de dia.

Comida para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

O bolo com champanhe também é uma opção bastante viável e que não exige muito trabalho. Neste caso, após o casamento, os convidados são chamados para um brinde e degustam o bolo junto com algum tipo de bebida, que costuma ser um espumante, mas também pode ser um refrigerante, dependendo da escolha do casal.

Neste caso, como o bolo é o centro das atenções, ele deve ser impecável, e a atenção aos detalhes precisa ser maior ainda. Louças, talheres e taças devem ser de ótima qualidade e estarem num estado de conservação perfeitos. Arranjos de mesa, toalha (se houver) e mesmo as forminhas de doce são um enorme diferencial.

Quando o casamento termina mais próximo ao horário do almoço, nada mais natural do que apresentar um almoço completo para os convidados. Um casamento de dia combina mais com opções mais leves, como massas acompanhadas de molho e uma proteína, saladas variadas e pratos com peixe.

No caso em que a festa é mais simples e familiar não é incomum a realização de um churrasco. Mas apesar de muita gente achar que casamento e churrasco não combinam, o que faz mais diferença é a forma como a comida é apresentada. Montar um buffet no estilo americano com belas travessas e prezar pela qualidade tanto da comida quanto da louça pode tornar esse momento bastante especial.

Casamento churrasco

Fonte: Brisa da Tarde.

E, claro, ter um espaço reservado e decorado com uma bela mesa com o bolo de casamento, os docinhos e alguns arranjos de flores frescas para fazer as fotos oficiais certamente farão com que qualquer churrasco de casamento se torne um evento simples, porém elegante e inesquecível.

Casamentos a tarde: há quem opte em se casar a tarde, o que permite aproveitar bem a luz para fazer fotos lindas! Este tipo de evento costuma ser um pouco mais elegante, mas os toques de rusticidade dão um charme a mais. Além disso, marcar o casamento a tarde pode ser uma ótima ideia para quem deseja realizar um evento bem diferente, como um chá da tarde.

Chás tendem a ser elegantes, pois há necessidade de várias louças e talheres que, geralmente, não vemos muito em casamentos. Além disso, a possibilidade de servir algumas opções mais sofisticadas no cardápio torna essa opção interessante. Basta combinar com o buffet e se inspirar nos chás da tarde ingleses e franceses, tornando este um momento ainda mais único.

Escolher um bolo que combine bem o chá não é difícil. Na verdade, os sabores clássicos e tradicionais, como baunilha com chocolate, nozes, coco com abacaxi e até morango combinam muito bem com a ocasião. Docinhos tradicionais de casamento, como camafeus, bem-casados e fondados complementam bem um chá da tarde de casamento.

Mesa de chá

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Outra ideia bem interessante é investir num coquetel. Ele é mais informal e simples, mas também tende a ser bem animado. Todo mundo adora os petiscos e canapés servidos nestes eventos, até porque podem ser combinados com vários tipos de bebidas diferentes. Aliás, quem desejar um diferencial para um coquetel de casamento pode investir num bom open bar.

Como o coquetel é uma opção mais moderna, vale a pena não só investir numa decoração que siga este estilo, mas também em um bolo e doces que combinem bem. Um bolo tradicional de camadas, mas confeitado em tons escuros, podem causar grande impacto, assim como ter docinhos gourmets diferenciados.

Casamentos a noite: sinônimo de elegância, os casamentos a noite (principalmente os realizados em ambientes fechados) costumam transbordar glamour e nobreza. Os casamentos feitos a noite costumam ser grandes e clássicos, o que geralmente exige belas ambientações, muitas flores e cardápios maravilhosos para jantar.

Vinhos e espumantes estão quase sempre presentes e harmonizados com o cardápio do jantar, que costuma ser completo. Ou seja, há entrada, prato principal e sobremesa, geralmente servidos a mesa pelos garçons. Quem prefere um toque de informalidade pode optar pelo serviço à americana, em que os próprios convidados se servem nas estações.

Buffet para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Quem quer dar um toque de informalidade a um casamento a noite costuma começar a festa servindo um coquetel, o que é uma ótima ideia. E vale lembrar que jantares de casamento costumam exigir elementos mais nobres; portanto, carnes de alta qualidade, ingredientes importados e até um menu inspirado na culinária moderna são ótimas ideias.

Como este tende a ser um evento bem elegante é comum contar com a assinatura de um chef, que não só ajuda o casal a montar um cardápio interessante, como também cria receitas específicas para o evento e belas apresentações para impressionar os convidados.

Docinhos de casamento tradicionais complementam esse cardápio incrível, assim como o bolo de casamento que pode ser mais clássico ou moderno, dependendo do gosto dos noivos. Também é comum haver outras opções de sobremesa para completar o cardápio e agradar até os paladares mais exigentes.

Vale lembrar que as diversas opções de buffet devem combinar com casa de festas escolhida. Saber escolher a casa de festas é outra questão bastante importante em que os casais têm de pensar.