O que avaliar ao escolher o local da festa de casamento

O que avaliar ao escolher o local da festa de casamento

A festa do casamento é um dos momentos mais lembrados do evento (e também aonde vai a maior parte do orçamento). Por isso, é importante saber escolher bem o local onde ela será realizada, para evitar arrependimentos e contratempos no futuro. Mas você sabe o que avaliar ao escolher o local da festa de casamento?

Casa de festas

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

A festa de casamento é um momento de confraternização e alegria e o espaço escolhido para ela pode influenciar bastante em sua realização. Não basta escolher o local da festa apenas porque ele parece bonito nas fotos. É importante que ele também seja acessível, prático e combine com o tipo de evento que o casal quer realizar.

Além disso, é importante que o aluguel do local caiba no orçamento do casal. Verificar que tipo de infraestrutura será disponibilizada ajuda a calcular o custo benefício do espaço da festa. Há locais, por exemplo, que alugam o espaço com mesas e cadeiras para os convidados, enquanto em outros você terá que alugar este mobiliário.

Verifique também se o alvará de funcionamento do estabelecimento está em dia, se os banheiros estão em ordem e são suficientes para a quantidade de convidados pretendida e como é o esquema de segurança da casa. Se os carros dos convidados forem ficar estacionados na rua, ter algum tipo de segurança para eles tende a ser um diferencial importante.

O que avaliar ao escolher o local da festa de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Se você possui convidados com limitações motoras, não se esqueça de verificar a acessibilidade do local. Salões de festa nem sempre possuem rampas de acesso ou elevadores, assim como banheiros adaptados, mas se esta for uma necessidade real, então procure um salão de festa que já possui isso em sua estrutura.

Também avalie se o espaço disponível receberá bem a quantidade de convidados que você pretende chamar. É importante que, ao espalhar mesas e cadeiras pelo salão, ainda haja espaço para convidados e garçons se locomoverem com conforto e facilidade. E não esqueça de verificar se o local é climatizado, principalmente se o evento for durante o verão.

Também observe a estrutura da cozinha, se ela é mantida sempre limpa e higienizada e se há geladeiras, freezers e fogão disponível para a equipe de buffet. A maioria dos salões que recebem casamentos tem uma estrutura bastante completa, mas há casos em que pode ser preciso providenciar gelo ou mesmo uma fritadeira elétrica.

Dicas para escolher o local do casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Se você pretende fazer uma festa de casamento ao ar livre, não se esqueça de verificar junto ao espaço se, no caso de chuva, eles disponibilizam alguma alternativa, como a montagem de tendas ou mesmo a transferência da festa para um local coberto. Ter um gerador de energia disponível em caso de queda de luz também costuma ser um diferencial muito bom.

Quem não vai realizar cerimônia e festa no mesmo local também deve avaliar o deslocamento que os convidados terão que fazer. Escolher um salão muito longe do local da cerimônia pode fazer com que muitas pessoas desistam de ir à festa, principalmente se for preciso pegar a estrada e dirigir por muito tempo.

E também vale lembrar que o local da festa de casamento deve ser acessível para todos os seus fornecedores. Ou seja: desde cedo é preciso ter alguém lá para deixá-los entrar e executar seus trabalhos. Por isso, não se esqueça de verificar a partir de que horas o salão pode começar a ser montado, pois não é legal deixar para começar muito perto da hora da recepção.

Local do casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Escolher o local da festa de casamento nem sempre é uma tarefa fácil e exige muita atenção até aos mínimos detalhes. Por isso, é sempre bom lembrar que ter uma assessoria cerimonial pode fazer toda a diferença nessas horas, assim como poder contar com uma estrutura completa, como é o caso da Casuarinas Casa de Festas.