Pedras dos anéis de noivado e seus significados

O momento auge para muitas mulheres é o instante em que elas são pedidas em casamento e o casal se torna noivo. Esse pedido, por sua vez, quase sempre vem acompanhado por um anel. Por isso, neste artigo, você vai saber mais sobre as pedras dos anéis de noivado e quais são seus respectivos significados.

Tudo que seja relacionado à decoração de casamento, qual tipo de buquê usar e outros detalhes, só aparecem depois que esse pedido é realizado. E, para fazê-lo da melhor maneira, é importante saber qual pedra preciosa escolher, pois cada uma possui sua particularidade. Além de diferentes formas, as pedras dos anéis de noivado possuem energias próprias e, por isso, são utilizadas até mesmo em tratamentos alternativos.

Conheças algumas pedras dos anéis de noivado e seus significados

Diamante

Sendo a favorita entre as pedras dos anéis de noivado, o diamante é uma preciosa criação da natureza. Essa pedra é extremamente valiosa e as mulheres sempre a desejam muito.

Por ser uma pedra resistente e pelo seu alto valor, o diamante é perfeito para simbolizar algo durável. E o que mais pode se encaixar tão perfeitamente nesse conceito além do amor? É por esse motivo que os casais gostam tanto de usá-lo com o intuito de dar significado à união. Seu brilho transparente representa pureza, perfeição e verdade.

Pedras dos anéis de noivado: diamante

Fonte: Envato

Rubi

Você pode não saber, mas os rubis, há tempo atrás, eram considerados mais preciosos que os diamantes. A prova disso é que os anéis de noivado eram feitos com a pedra vermelha e em forma de coração.

Todo mundo sabe que, quando pensamos em vermelho, logo lembramos que essa é a cor da paixão. Por isso, entre as diferentes pedras dos anéis de noivado, o rubi é perfeito para validar o amor. Ele também é uma ótima opção para noivas ousadas e intensas que irão usar um buquê de cor semelhante.

Pedras dos anéis de noivado: rubi

Fonte: Envato

Safira azul

Com um tom azul intenso e um leve toque arroxeado, a safira azul é a opção certa para quem deseja um anel exclusivo e deslumbrante. Ela também é uma das pedras mais almejadas do mundo. A safira azul representa a fé, a nobreza e a lealdade. Desde os tempos antigos, essa pedra é relacionada ao amor eterno e ao romance.

Várias mulheres importantes na história foram pedidas em casamento com um anel contendo essa pedra, como a Princesa Diana e Kate Middleton. Lá na idade média, a safira era usada como talismã por membros da realeza e sacerdotes. Isso porque ela era associada à proteção dos pensamentos, serenidade e sabedoria.

Pedras dos anéis de noivado: safira azul

Fonte: Envato

Esmeralda

Em seu tom verde e único no universo das pedras, a esmeralda é muito admirada desde a antiguidade. Os egípcios, por exemplo, a adoravam por ela estar ligada ao amor, à cura e à fertilidade. As esmeraldas representam equilíbrio e paciência para enfrentar os problemas.

Pedras dos anéis de noivado: esmeralda

Fonte: Envato

Safira rosa

Sendo uma delicada variação a azul, a safira rosa significa verdade e confiança. Por causa desse significado, ela é um modelo perfeito entre as pedras dos anéis de noivado. Além disso, essa pedra preciosa também é ligada à sabedoria, alegria, amor, carinho e romance. Realmente ela se encaixa de maneira incrível para a ocasião.

Pedras dos anéis de noivado: safira rosa

Fonte: Envato

Topázio

Apesar de existir em cores diversas, a topázio amarela é a mais querida e valorosa. Sua cor alegre remete aos raios solares e proporciona boas energias, ideal para causar uma sensação de conforto. A topázio é uma pedra autêntica e que transmite essa autenticidade para a noiva que a utiliza. Ela é uma boa opção entre as pedras dos anéis de noivado porque pode ser combinada com um lindo par de brincos e um belo coque para casamento.

Pedras dos anéis de noivado: topázio

Fonte: Micheletti

Essas são apenas algumas opções de pedras dos anéis de noivado para você se inspirar. Quer saber muito mais novidades e dicas? Acesse o blog da Casuarinas, casa de festas especializada em casamentos.

Como calcular um jantar de casamento

Se o seu casamento é à noite e você pretende servir uma linda e deliciosa refeição para seus convidados, então é preciso saber como calcular um jantar de casamento. A Casuarinas Casa de Festas traz algumas dicas de como fazer este cálculo para que não falte nada no seu evento!

Saiba Como Calcular um Jantar de Casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • Leve em consideração o tempo de duração da festa de casamento. Quanto mais longo o evento, maior a quantidade de comida e bebida que será gasta. No entanto, não é preciso exagerar para não haver desperdícios. Jogar comida fora é sinônimo de jogar dinheiro fora.
  • Existem três tipos de serviço para servir o jantar de casamento e você terá que optar por um deles. O serviço à inglesa é o mais tradicional e os garçons servem os convidados pratos que já saem montados da cozinha. No serviço à francesa, os garçons passam com as bandejas servindo os convidados na mesa. Nesse caso, cada um decide a quantidade que será colocada em seu prato. No serviço à americana, os convidados se dirigem ao Buffet e se servem da quantidade que desejam comer. Os garçons ficam à disposição somente para reabastecer o Buffet.
  • Os serviços à inglesa e à francesa tendem a ser mais caros, pois necessitam de uma quantidade maior de profissionais atuando no evento, e geram mais desperdício. No entanto, são chiquérrimos, evitam filas e é por isso que eles nunca saem de moda. Já o serviço à americana é mais popular e evita o desperdício. No entanto, quando não é bem montado, gera aquelas filas intermináveis no salão.

    Calculando um Jantar de Casamento

    Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • Claro que é possível combinar os serviços. Por exemplo, os convidados são recepcionados com um coquetel servido a francesa, enquanto o jantar propriamente dito é servido à americana. Essa é uma opção bastante popular e que torna o evento bem agradável.
  • Se houver um coquetel antes do jantar, as pessoas comerão menos. Já se o jantar for completo, com entrada, prato principal e sobremesa, não será preciso servir um coquetel aos convidados na chegada à festa.
  • De modo geral, adultos comem mais que crianças e idosos e homens comem mais que mulheres. Isso deve ser levado e conta na hora de calcular a comida. Cada adulto pode ser contabilizado como duas crianças no Buffet.

    Quanto se Gasta em um Jantar de Casamento

    Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • Calcule de 5 a 8 petiscos por pessoa quando houver jantar completo. Já para coquetel com seguido de um prato pode-se calcula de 10 a 12 petiscos por pessoa.
  • Para o jantar propriamente disso, utiliza-se aproximadamente:- 150 gramas de massa por pessoa se ela for acompanhada de uma proteína ou 200 gramas se for apenas massa com molho.

    – Já no caso de saladas, são 120 gramas por pessoa.

    – Se o acompanhamento for arroz, utiliza-se 150 gramas por prato.

    – 200 gramas de carne, peixe ou frango por prato.

  • Já para os docinhos, são 5 ou 6 por pessoa.

    Jantar para Casamento

    Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • Se o bolo de casamento for servido como sobremesa, calcula-se 100 gramas para cada convidado. Se houver outras opções de sobremesas, são 60 gramas por pessoa.
  • No caso de sobremesas é difícil calcular a quantidade, pois algumas fazem mais sucesso do que outras. Por outro lado, alguns convidados abrem mão da sobremesa para comer o bolo e os doces. Se você pretende servir sobremesas diversas no seu jantar de casamento é preciso calcular uma por convidado, pois é melhor sobrar do que faltar.
  • Já se a sobremesa for salada de frutas ou sorvete fica mais fácil: 150 gramas por pessoa é suficiente.

    Preparativos para um Jantar de Casamento

    Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • Costuma-se servir um bem casado por convidado. No entanto, como algumas pessoas gostam de comer mais de um, calcula-se 20% a mais do que o número de convidados.
  • A quantidade de bebidas por pessoas no casamento pode variar. Confira no artigo “Bebidas para Casamento” e saiba mais.
  • Todo convidado deve ser contabilizado na hora de preparar o jantar de casamento. Afinal, não há como prever se um convidado não vai querer o jantar ou se comerá somente a salada. Nesse caso, também é melhor sobrar do que faltar.

Maquiagem com air brush para noivas

Dentre tantas coisas que a noiva deve decidir, uma delas é a maquiagem que ela usará no dia do casamento. E, dentre muitas técnicas utilizadas por maquiadores, a com air brush tem sido muito requisitada. Por isso, saiba mais sobre maquiagem com air brush para noivas.

Maquiagem Air Brush para Noivas

Fonte: Make up by Mari in Dubai.

O air brush é uma técnica muito comum em maquiagem cinematográfica. Uma pequena pistola de maquiagem é ligada a um compressor de ar, em que o maquiador puxa um gatilho que faz com que a maquiagem saia sobre pressão. A técnica não é nova, existe desde 1958, mas tem se difundido bastante nos últimos tempos devido ao acabamento perfeito que ele proporciona, criando uma base para a maquiagem bonita e uniforme.

Em se tratando de maquiagem para noivas, o principal diferencial do air brush é a durabilidade e os efeitos artísticos que o uso do aparelho possibilita. A maquiagem com air brush para noivas fica muito natural, principalmente no que diz respeito a igualar os tons de pele. E, para quem vai ficar horas em pé, dançando e tirando fotos, nada melhor do que uma maquiagem duradoura e natural.

A naturalidade da maquiagem é um pré-requisito muito importante para as noivas atualmente. Nenhuma delas quer aparentar estar muito maquiada, tendo em vista que a tendência para maquiagem da noiva atualmente é uma cobertura mais discreta, que ressalte a beleza natural da moça.

Air Brush para Noivas

Fonte: Beaty Heaven.

A maioria dos profissionais que utiliza o air brush prefere fazê-lo para criar uma boa base para a aplicação do resto da maquiagem (blush, sombras, lápis, batom, etc). Alguns utilizam o aparelho para fazer toda a maquiagem, no entanto, isso nem sempre é recomendado. Se o profissional não for expert na técnica, o excesso de camadas pode deixar o visual da noiva meio pesado e menos elegante.

Outra vantagem da maquiagem com air brush para noivas é que ela não necessita de retoques. Devido à forma com que o pigmento adere à pele, sua durabilidade é de 12 a 14 horas, saindo apenas com demaquilante. Quando bem utilizado, a base criada pelo air brush faz com que a maquiagem dure muito tempo e não borre ou derreta ao longo da festa, permitindo a noiva se movimentar sem medo do suor.

Noivas que tenham algum problema de pela como acne, vitiligo, melasma ou qualquer tipo de mancha podem utilizar o air brush para conseguir esconder com ótimo acabamento qualquer tipo de imperfeição. Até as noivas que tem tatuagens, mas não desejam mostrá-las no dia do casamento, podem apelar para a técnica do air brush e escondê-las sem que a maquiagem fique muito aparente ou artificial.

Maquiagem da Noiva com Air Brush

Fonte: James Adisai.

Vale ressaltar que a maquiagem com air brush para noivas diminui o contato da pele da com pincéis, diminuindo as chances do aparecimento de alguma irritação ao longo do processo. No entanto, como o pigmento utilizado no air brush, assim como o próprio aparelho, são bem mais caros, a maquiagem costuma custar um pouco mais caro que a comum.

Para atingir esse visual natural, é importante encontrar um bom profissional, que saiba utilizar o aparelho. As bases utilizadas de air brush são à base de água ou silicone, mais finas que as tradicionais. No entanto, quando pulverizada em excesso, o resultado pode ser uma make pesada e artificial.

Se você é uma noiva e está se decidindo sobre a maquiagem que usará em seu casamento, pesquise muito e faça vários testes. Só assim você conseguirá decidir se a maquiagem com air brush para noivas realmente te agrada ou se você prefere a tradicional, com pincéis.

Crianças no casamento: vale a pena ter um espaço kids?

Já falamos sobre daminhas e pajens no casamento, mas este artigo não é só sobre eles. É sobre como receber crianças no casamento. Como entreter a galerinha durante esse evento com o qual eles não se identificam nem um pouco? Vale a pena ter um espaço kids?

Crianças no Casamento: Vale a pena ter um Espaço Kids

Fonte: Fotógrafo Leandro Santos | Casuarinas Casa de Festas.

Como casamentos são basicamente eventos para adultos, é muito difícil descobrir o que fazer para que os pequenos se divirtam durante o evento.

Crianças no casamento geralmente ficam entediadas e podem dar bastante trabalho, principalmente quando ficam cansadas e com sono. Por isso, é bom pensar em como tornar o evento prazeroso para que elas se divirtam de forma segura e “liberem” os pais para curtir um pouco a festa.

Algumas pessoas se incomodam tanto com a situação que pedem que os pais não levem crianças ao casamento, o que pode gerar uma situação muito incômoda e constrangedora. Nenhum pai gosta de saber que seu filho não é bem-vindo num lugar e, provavelmente, vai preferir abrir mão de comparecer ao evento. A situação é tão grave e deselegante que a amizade pode acabar em decorrência dessa “proibição”.

Por sorte, existem salões e casas de festa que possuem espaços destinados às crianças, como parquinhos e áreas de recreação. No entanto, a maioria desses locais ainda não pensa muito no que as crianças farão durante o evento, deixando a cargo dos pais e dos noivos definir as atividades para os pequenos.

Espaços Destinados às Crianças nas Casas de Festas

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Para esses casos, existem empresas especializadas na montagem de um local especialmente pensado para as crianças se divertirem e interagirem com a supervisão de monitores treinados: o espaço kids. O serviço é comum em festas infantis, mas pode ser contratado para qualquer tipo de evento.

Geralmente, o formato é contratado por hora, mas também existem pacotes que podem ser combinados. No espaço kids, um cantinho da festa fica delimitado, com brinquedos disponíveis para as crianças brincarem, mesas e cadeiras adaptadas para trabalhos de desenho e pintura e, ainda, colchonetes e travesseiros para os pequenos tirarem um cochilo quando estiverem cansados.

A grande vantagem de um espaço kids em casamentos é que as crianças estarão bem supervisionadas por profissionais acostumados a entreter os pequenos convidados. O problema é que, em um orçamento de casamento enxuto, pode ser difícil o encaixe de mais este item. Mas, para quem deseja proporcionar algo se especial para as crianças no casamento, é possível criar alternativas menos onerosas e muito divertidas.

3 dicas de como entreter crianças no casamento

  • Os noivos podem combinar com a casa de festa e a cerimonialista de reservar uma ou duas mesas especialmente para as crianças. Elas devem ter tamanho adaptado, para que os pequenos possam sentar e levantar sem dificuldade. Enquanto os adultos estão nas mesas “grandes” participando do casamento, as crianças podem ficar nas mesas menores conversando, jogando e até desenhando.
Dicas de como Entreter Crianças no Casamento

Fonte: Clique Pausa | Casuarinas Casa de Festas.

  • Montar kits de desenho para as crianças não é difícil e nem muito caro. Itens como livrinhos de pintura, papel para desenho, lápis de cor e massinha de modelar podem ser encontrados com valores bastante acessíveis no comércio popular.
  • Lojas infantis costumam vender também jogos educativos e bem baratinhos, super legais quando se trata de entreter as crianças no casamento sem gastar muito. É importante verificar se o material é atóxico e possui o selo no INMETRO; no entanto, não é preciso comprar os itens mais caros, pois eles serão utilizados apenas por uma noite. Evite disponibilizar canetinhas e tintas, pois as crianças podem acabar manchando as roupas.

E, como nem sempre é possível contar com monitores treinados, converse previamente com os pais das crianças. Conte que haverá espaços e atividades destinados especialmente para os pequenos se divertirem com segurança na festa, mas que todos devem ser monitorados por seus responsáveis, como em qualquer evento. Assim, será um prazer ter crianças no casamento e elas irão adorar o evento.

5 ideias para lembrancinhas de casamento originais

Veja 5 ideias para lembrancinhas de casamento originais que a Casuarinas separou para te inspirar, afinal todo mundo quer ter um casamento único.

A escolha de cada item é especial para o casal, pois dá a chance de criar algo novo e transformar o casamento em um acontecimento. A escolha das lembrancinhas também é importante, pois este é um dos itens mais personalizados do casamento. Confira as opções:

Temperos do amor: simples, bonitos e bastante úteis, os temperos do amor são uma forte tendência entre os noivos. A ideia é moderna e original, pois cada casal pode escolher os temperos que mais lhe agradam. Aí é só encher os vidrinhos e distribuir para os convidados!

Ideias para lembrancinhas de casamento originais

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Felicidade em potinhos: outra lembrancinha simples, mas que pode ser inesquecível, é a felicidade em potinhos. O casal escolhe uma série de frases positivas que serão passadas para o papel, recortadas, enroladas como se fossem pequenas pílulas e colocadas em potinhos. Quem receber o potinho pode pegar uma dessas “pílulas” todos os dias e ler uma das mensagens dos noivos.

O interessante dessa lembrancinha de casamento é que, além da possibilidade de personalizar todo o material, quem a recebe sempre se lembra dos noivos ao pegar uma das frases para ler.

Lembrancinhas modernas para casamento

Fonte: The Knot.

Vasinhos de plantas com mensagens: nada mais bonito do que uma decoração com flores no casamento. E imagine se os convidados pudessem levar uma parte dessa decoração para decorar a própria casa? Distribuir vasinhos de planta está virando tendência nos casamentos, pois é como se o convidado levasse um pedaço da festa para casa.

O toque especial fica por conta de uma mensagem. Os noivos podem personalizar e pendurar no potinho. Para a lembrancinha durar bastante, vale a pena para os noivos escolherem plantas que não necessitam de muitos cuidados, como cactos ou suculentas.

Lembrancinhas com flores no casamento

Fonte: Intimate Weddings.

Caixinha de doces finos: as marmitinhas de doces fizeram sucesso durante um tempo, mas a sua aparência fez com que muitos casais não aderissem a esse tipo de lembrancinha de casamento. Esse tipo de lembrancinha passou por uma adaptação e tornou-se uma linda caixinha de doces finos, distribuída ao fim da festa para que os convidados levem para casa alguns sabores da comemoração. Afinal, nada melhor do que ter um docinho para relembrar um momento tão especial.

A caixinha pode ser do material que os noivos preferirem (acrílico, acetato, madeira, etc), mas devem ter um visual bem bonito e que combine com o conteúdo e acomode bem os doces, de forma que eles não amassem. Para finalizar, um laço bem feito e uma mensagem dos noivos agradecendo a presença do convidado complementam bem a lembrancinha de casamento. Depois de vazia, a caixinha pode ser utilizada como porta-trecos.

Doces para lembrancinhas de casamento

Fonte: Fina Flor Doces.

Ecobags personalizadas: a sustentabilidade está na moda e deve ser levada a sério, inclusive nos casamentos. E as ecobags estão super em alta! Elas substituem as sacolas plásticas e possuem muita personalidade. Por isso, podem ser uma ótima opção de lembrancinha de casamento.

Imagine que todo convidado se lembra do casal e da festa toda vez que vai às compras! Além disso, casais que pretendem distribuir uma série de lembrancinhas podem incluir uma ecobag personalizada junto às outras, facilitando aos convidados carregarem todos os mimos e evitando cenas constrangedoras de pessoas com as mãos cheias de doces!

Ecobag modernas para lembrancinhas de casamento

Fonte: Wedding Chicks.

Gostou dessas 5 ideias para lembrancinhas de casamento originais? E você, tem alguma sugestão para nossa lista?

Saiba tudo sobre anéis de noivado

Muitas moças sonham com o dia que encontraram a pessoa perfeita pra dividir o futuro e ficar noiva. E é claro que, nesta história, os anéis de noivado têm papel central. Mas você sabe de onde veio essa tradição? E por que ela se mantém até os dias de hoje? Veja aqui uma lista de informações sobre anéis de noivado e casamento, organizada pela Casuarinas Casa de Festas:

Alianças de casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • No Brasil, não é muito comum uma noiva usar um anel de noivado decorado. Geralmente, o casal usa um par de alianças de noivado que, algumas vezes, é até utilizado no casamento. A ideia de um anel de noivado diferente para cada noiva é um conceito muito romântico, propagada um pouco pelo cinema de Hollywood, pois esta é a tradição vigente nos Estados Unidos.
  • No entanto, a tradição de utilizar anéis de noivado é muito mais antiga do que muita gente imagina: desde a época dos egípcios as alianças já eram utilizadas com símbolo de confiança e fidelidade entre os noivos. Receber um anel de casamento significava que a moça já era considerada uma boa esposa no Egito. Já os romanos entregavam para suas noivas um anel simples de ferro preto, que simbolizava a intenção de selar um compromisso mais sério no futuro, que pode ser considerado a inspiração para a maioria das alianças modernas.
  • Com o tempo, essas alianças de ferro passaram a ser feitas de materiais bem mais nobres, como prata e ouro, que também possuem uma melhor durabilidade.

Pedido de casamentoFonte: WHCC.

  • A tradição de colocar o anel no dedo anular da mão esquerda também é dos egípcios, pois eles é que propagaram a ideia de que no quarto dedo há uma veia que liga-se direto ao coração. Colocar o anel nesse dedo faria com que os sentimentos do casal se mantivessem fortes sempre e nunca acabassem ou escorressem pelas pontas dos dedos, esgotando-se.
  • O formato redondo tradicional aos anéis de casamento, aliás, também possui um significado mais profundo: o ciclo da vida, a fertilidade e o amor infinito.
  • Já a pedra preciosa adicionada ao anel de noivado tem a intenção de mostrar que o amor do casal é indestrutível. Tendo em vista que muitas dessas pedras usadas em anéis de noivado não se degradam, tornando-as praticamente eternas, isso também significaria que o amor e companheirismo do casal jamais de desgasta e é indefectível, independente de qualquer fator externo.

Anel de noivadoFonte: WedBits.

  • O fato dessas pedras demorarem muitos anos para estragar também criaram a tradição de passar anéis de noivado de geração para geração, fazendo com que o anel, além de único, também tenha uma história para contar.
  • A pedra escolhida pela maioria dos casais é o diamante, que representa a perfeição, a firmeza e a integridade. No entanto, é possível encontrar anéis de noivado com diferentes tipos de pedra. E quem quer um anel de noivado diferenciado deve ficar atento ao significado de cada pedra preciosa. A ametista, por exemplo, significa sinceridade; já a água marinha é a coragem. O rubi é a pedra do amor e a safira é a da sabedoria. Portanto, quem deseja um anel de noivado diferente e personalizado pode investir na mistura de algumas pedras.
  • Ainda assim, com todas essas opções, muitos casais optam pelas alianças de casamento simples e lisas, de ouro, para simbolizar o noivado e o casamento, que são atemporais e nunca saem de moda. Seja por questões de estética ou de segurança, as alianças lisas também são lindas e muito significativas.

Alianças para o casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Agora que você já tem todas essas informações sobre anéis de noivado e seus simbolismos, qual deles combina mais com você?