Ideias criativas para iluminar o casamento

Nem sempre a iluminação do casamento recebe a atenção que merece. E o resultado é uma cenografia que nem sempre condiz com que os noivos imaginaram. Confira então algumas ideias criativas para iluminar o casamento que complementam perfeitamente a decoração do evento:

1. Velas:

Ideias criativas para iluminar o casamento

                                                                  Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

As velas ajudam a criar um ambiente romântico e intimista que pode ser perfeito para um casamento. Elas podem ser utilizadas desde a decoração do local da cerimônia até o local da festa, dando unidade aos dois espaços.

No caso da cerimônia, as velas podem compor os arranjos ou serem colocadas ao longo do corredor de passagem dos noivos. Se a cerimônia acontecer em uma igreja, também é possível iluminar o altar com velas. No entanto, antes de fazer planos, verifique se o local aceita a iluminação com velas.

Já na festa, as velas podem ser utilizadas nos diferentes espaços: sobre as mesas junto com os arranjos, iluminando a mesa do bolo e dos doces, penduradas sobre a pista de dança para criar a sensação de um céu estrelado ou ainda em arranjos aéreos, participando mais ativamente da cenografia do casamento.

Cada espaço para festa trabalha o uso de velas de um jeito, portanto é preciso perguntar como o salão escolhido permite utilizar esse acessório antes de querer espalhar velas por todos os cantos. Atualmente, as formas mais comuns de usar velas são nos arranjos ou velas suspensas em determinados espaços para dar destaque a eles.

Também vale ressaltar que iluminar o espaço da festa somente com velas nem sempre é possível, principalmente se ele for muito amplo.

2. Luzinhas:

Luzinhas para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Muito charmosas e bonitas, as luzinhas podem ser usadas de diferentes formas para deixar o casamento ainda mais gracioso. Em áreas externas, as luzinhas ajudam a complementar a iluminação do espaço e deixá-lo mais despojado, com um jeitinho de festa do interior. Já nos ambientes internos, elas podem ser usadas para destacar espaços específicos, deixando-os ainda mais especiais.

Seja na forma de varal ou tramas, as luzinhas de casamento nunca saem de moda e podem criar lindos planos de fundo para as mais diferentes fotos, principalmente quando combinadas com uma decoração bem bonita e florida. É possível usar as luzinhas até para iluminar o local da cerimônia, deixando-o com um toque mais especial.

Para criar um varal ou trama de luzinhas é necessário contratar o trabalho de um profissional experiente, pois necessitam de instalações elétricas que, se não forem feitas de forma correta, podem causar sérios acidentes. Além disso, todo o material deve ter o selo de aprovação dos órgãos reguladores de qualidade.

Muita gente acha que é só usar umas luzinhas de Natal para criar a decoração que ela ficará perfeita. No entanto, esse tipo de material não foi feito para ficar tantas horas ligado e pode apresentar problemas técnicos durante o evento. Além disso, se as luzinhas não forem de LED, elas tendem a esquentar e tornar o ambiente abafado.

Por isso, sempre confie no trabalho de um profissional de iluminação para fazer o varal ou trama de luzinhas que será usado no seu evento.

3. Lustres, candelabros e castiçais:

Iluminação de casamento com candelabros

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

É comum utilizar lustres, candelabros e castiçais para compor a decoração do casamento. Por isso, por que não usá-los também para iluminar os espaços? Esses acessórios podem usar tanto eletricidade quanto velas e a combinação dos dois tipos de iluminação pode ajudar a delimitar espaços e criar uma ambientação bem interessante.

Enquanto lustres e castiçais iluminam as mesas dos convidados e podem ser complementados com flores para aumentar sua presença, a mesa de doces e do bolo pode ser montada sob um lustre maior e luxuoso. Ter uma pista de dança embaixo de um lustre também pode ser uma boa ideia.

Esse tipo de acessório dá um ar de grande elegância ao casamento, deixando-o mais bonito e bem decorado. Quem busca por um visual luxuoso e sofisticado pode investir em acessórios nobres para deixar o evento com um glamour único e especial. Misturar cristais com metais pode ser uma boa opção, principalmente em eventos mais tradicionais.

4. Luminárias ou lanternas orientais:

Lanternas orientais

Fonte: La Belle Mariee.

As luminárias e lanternas orientais complementam bem a decoração do casamento sem, necessariamente, deixá-la temática. Isso acontece porque as lanternas são utilizadas para quebrar um pouco a luz direta, deixando os ambientes mais confortáveis e aconchegantes.

Como esse tipo de material não é caro, é possível abusar das luminárias e lanternas no casamento. Elas podem ser usadas sozinhas no varal de lâmpadas ou criando uma cortina compostas de lanternas de diferentes tamanhos, formas e cores, principalmente se você quer um casamento bem colorido.

As luminárias e lanternas orientais podem ser combinadas com outros itens decorativos para quem quer criar uma identidade visual única para o evento. É possível misturá-las com flores, velas, luzinhas e outros acessórios para criar uma decoração de casamento quase mágica!

5. Letras e desenhos iluminados:

Desenhos iluminados

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Usar tipografia na decoração do casamento está bem em alta, principalmente para passar mensagens românticas. Agora imagine se a mensagem estiver iluminada e acompanhada de alguns desenhos igualmente iluminados! Lindo, não é?

Os nomes ou as iniciais dos noivos podem ser iluminados, ganhando destaque por toda a festa, junto a espaços bem decorados da festa ou próximos a mesa do bolo, para chamar ainda mais atenção para o local.

Frases, mensagens e desenhos iluminados podem ser espalhados por toda a festa e pista de dança para tornar os ambientes mais românticos. Além disso, esses locais podem ser ideais para os convidados posarem para fotos. Outra opção é pendurar as letras iluminadas sobre a pista de dança, tornando esse um espaço único e exclusivo.