Lista de convidados para casamento

Uma das grandes preocupações dos noivos na hora de organizar a festa é a lista de convidados para casamento. Geralmente, organizar os nomes nessa lista é uma tarefa longa e complicada, pois a maioria dos itens da festa, como buffet, bolo, lembrancinhas e etc, são contratados por pessoa e o número de convidados precisa ser compatível com o orçamento do casal.

Lista de convidados para casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Claro que é desejo de todos os noivos poder convidar todo mundo, desde os amigos mais íntimos até aqueles parentes bem distantes. No entendo, nem sempre isso é possível. Por isso, a Casuarinas Casa de Festas organizou algumas dicas para quem está precisando de ajuda para montar a lista de convidados para casamento.

  1. Não se sinta obrigado a convidar ninguém: não é obrigação do casal convidar todo mundo que já conheceu na vida. Cada pessoa deve ser convidada por razões afetivas e não por obrigação.
  2. Estipule o número de convidados de acordo com o orçamento: não vale a pena encher a lista de nomes e estourar o orçamento sem necessidade. Liste os nomes de todos os familiares e amigos e, em seguida, analise bem que está na lista e convide aquelas pessoas que fazem parte da história do casal e estejam realmente presentes na vida de ambos. Familiares que estão longe ou que não vemos há muito tempo, assim como amigos de infância com quem não mantemos muito contato, não precisam estar na lista de convidados para casamento.

Lista de convidados para casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  1. Não faça a lista separadamente: a noiva e o noivo devem elaborar uma lista única, levando em conta as duas famílias, os amigos do casal e os amigos de cada um. Quando cada um cria uma lista de convidados diferentes, a lista final acaba ficando ainda mais extensa e difícil de ser enxuta. Por isso, é importante pensar junto na hora de fazer a lista de convidados para casamento.
  2. Diga que fará algo íntimo: e não se esqueça de deixar isso bem claro. Assim, quem ficar sabendo do casamento e não for um convidado não ficará chateado, sabendo que os noivos convidaram apenas os familiares e amigos mais íntimos. Esclarecer que o casamento é íntimo também evita que convidados peçam convites extras para acompanhantes (sim, tem gente faz isso, acredite!).
  3. Convidados dos pais: muitos pais ajudam os filhos a pagar pelo casamento. Entretanto, isso não dá poder a eles de interferir na lista de convidados. É bom reservar alguns convites para convidados dos pais, mas se o orçamento estiver apertado, pode ser preciso conversar com eles e deixar claro todas as limitações.

Lista de convidados para casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  1. Colegas de trabalho: muitos casais que estão organizando o casamento acabam se sentindo obrigados a convidar todos os colegas de trabalho, com medo de ofender alguém que ficar fora da lista. Se não há condições de convidar todos, evite falar sobre o assunto na empresa. E, quando for colocar os nomes na lista, convide quem é realmente amigo e mantém uma relação com você até fora do trabalho. Jamais pendure um convite de casamento no mural da empresa se não pretende convidar a todos.
  2. Acompanhantes: geralmente ninguém vai a um casamento sozinho. No entanto, se você quer convidar um amigo ou parente que é solteiro ou está namorando com alguém que você não conhece, não é necessário enviar um convite extra. Vale a pena conversar com o convidado e explicar por que não foi possível estender o convite a seu acompanhante; assim, cabe a pessoa decidir se vai sozinho ou não.
  3. Crianças: essa é uma questão problemática, pois muitos casais com filhos podem se sentir ofendidos se o convite de casamento não for estendido as crianças. O ideal é sempre deixar a opção de levar as crianças em aberto, pois restringir a entrada delas é uma atitude bastante deselegante.

Lista de convidados para casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  1. A união faz a força: e ser compreensivo é a chave do sucesso na hora de fazer a lista de convidados para casamento. Ambos terão de abrir mão de um ou outro convidado na hora de enxugar a lista e é importante manter a calma e a compreensão nessas horas, a fim de evitar brigas desnecessárias.
  2. RSVP: a confirmação de presença, ou RSVP (Répondez S’il Vous Plaît , em francês, que significa “responda por favor”), ajuda o casal a ter uma noção aproximada do número de convidados que podem comparecer a festa. Esse número costuma ser bem próximo do real, mas imprevistos acontecem: alguém que confirmou pode precisar faltar e algumas pessoas simplesmente esquecem de confirmar a presença. Por isso, se alguém não confirmou presença no evento, você não pode convidar outra pessoa no lugar.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *