10 brincadeiras para divertir seu chá de panela

O chá de panela (ou de cozinha) é o momento de chamar as amigas e parentes próximos para um momento de diversão e muitas risadas antes do casamento. Essa reunião simples é não só para descontração, mas também uma forma bem legal de completar o enxoval de cozinha. E se você já está organizando um, confira 10 brincadeiras para divertir seu chá de panela:

Organização de chá de panela

Fonte: Huffington Post.

1. Adivinhar o presente: nada mais tradicional do que a noiva ter que adivinhar o que há dentro do pacote. É bem legal as convidadas não deixarem a noiva ver o presente antes da brincadeira, para que ela também adivinhe quem está dando o pacote. Além disso, é tradição tentar disfarçar o presente, para a noiva errar e ter que pagar uma prenda.

2. Conselho de amiga: ao chegar a festa, todas as convidadas recebem um papel para escrever um conselho para a noiva se lembrar quando estiver passando por momentos difíceis. Ela deve ler todos os papéis e tentar adivinhar quem escreveu cada coisa. Se ela errar, deve pagar uma prenda. Se acertar, quem paga a prenda é a convidada.

3. Adivinha quem é: todas as convidadas escrevem num papel uma situação que passaram com a noiva (pode ser engraçada, emocionante ou como se conheceram). A noiva deve buscar suas memórias para se lembrar das situações e dizer quem escreveu cada bilhete. Quando ela acertar, a dona do bilhete paga uma prenda. Se errar, quem paga a prenda é a noiva.

10 brincadeiras para divertir seu chá de panela

Fonte: The Knot.

4. Entrevista com o noivo: previamente, o noivo é entrevistado por algumas amigas da noiva e responde a um questionário com perguntas simples (cor que mais gosta, comida favorita, time do coração, etc.). No dia do chá, a noiva deve acertar as respostas do noivo. Todas as vezes que ela errar, você já sabe.

5. Fotos antigas: cada convidada leva uma foto de quando era criança e a noiva deve descobrir quem é quem. Quanto mais antiga a foto for, mais difícil tende a ser para noiva acertar. É legal misturar até algumas fotos de bebê da noiva para ver se ela consegue se reconhecer. Todas as vezes que a noiva errar, ela deve pagar uma prenda. Se acertar, quem paga é a convidada.

6. O que tem na bolsa? A noiva separa uma lista com uma série de itens e vai perguntando se as convidadas têm na bolsa. O ideal é começar com coisas simples como batom, carteira e habilitação e ir passando para as mais difíceis e engraçadas, como cola, tesoura ou chave de fenda. Quem tiver o objeto na bolsa está salva. Quem não tiver deve pagar uma prenda coletiva.

Dicas para chá de panela

Fonte: Gainans.

7. Fazendo compras: uma das primeiras tarefas domésticas do casal é fazer compras. E, para saber se a noiva está bem preparada, ela deve acertar o preço de alguns itens básicos de toda casa: arroz, feijão, açúcar, materiais de limpeza, de uso diário, etc. Pode-se dar uma margem de erro de até um ou dois reais por item.

8. Adivinhar a comida: cada convidada fica responsável por levar um prato para partilhar, mas a primeira a provar tudo deve ser a noiva. Vendada, ela irá provar um pouquinho de cada prato e deve acertar o nome e quem levou.

9. Livro de receitas: cada convidada fica encarregada de levar uma receita deliciosa de família para a noiva, que deve acertar quem levou qual. O ideal é que a receita esteja digitada para tornar a tarefa mais difícil e criar uma uniformidade, dando a noiva a oportunidade de montar um livro de receitas bem bonito e variado.

Chá da noiva

Fonte: DIYS.

10. Quem conhece melhor a noiva? A mãe (ou irmã ou outra parente próxima) faz perguntas e a noiva deve escrever suas respostas num papel ou quadro. As convidadas devem fazer o mesmo. Em seguida, todas mostram as respostas para saber quem acertou. Quem fizer a maior pontuação ganha um brinde especial. Quem fizer a menor deve pagar uma prenda.

Agora que você conhece brincadeiras para divertir seu chá de panela comece a organizar sua festa!

Fazer ou não um acordo pré-nupcial

Sempre ouvimos falar de pessoas famosas e ricas que, ao se casarem, fazem um acordo pré-nupcial para se assegurar que suas fortunas ficarão intactas no caso de divórcio ou traição. No entanto, nem todo mundo sabe que esse tipo de documento não serve apenas para pessoas que tem muito dinheiro ou fama em jogo. Por isso, veja se você deve fazer ou não um acordo pré-nupcial.

Fazer ou não um acordo pré-nupcial

Fonte: Pixabay.

Mas você sabe o que é um acordo pré-nupcial? Ele nada mais é do que um documento legal que deixa bem claro direitos e obrigações de cada uma das partes envolvidas no casamento, levando em conta deveres legais e patrimônios anteriores, assim como obrigações com filhos de uniões anteriores. Ao deixar tudo mais claro, o documento acaba possibilitando uma separação mais amigável.

É importante entender que o casamento é a celebração do amor e da união entre duas pessoas. No entanto, há sim várias questões jurídicas envolvidas e, portanto, assinar um acordo pré-nupcial pode ser necessário. Questões jurídicas tendem a ser delicadas e pensar nelas mesmo antes do casamento pode ser fundamental para o futuro do casal, mesmo que este futuro envolva uma separação.

Claro que cada caso é um caso e quem deseja fazer um acordo pré-nupcial deve consultar um advogado e deixar que a outra parte envolvida também consulte um profissional. Afinal, ambos devem ter a mesma oportunidade para que ninguém assine um documento que é completamente favorável a apenas um dos lados envolvidos.

Se uma das partes que irá assinar o documento não tiver como arcar com os custos de um advogado ou se o casal está em dúvida sobre o que fazer, o Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFam) disponibiliza informações gratuitas sobre o assunto que podem ajudar bastante.

Acordo pré-nupcial

Fonte: Pixabay.

Pessoas que estão indo para o segundo casamento ou que tem muitos bens a zelar tendem a querer assinar acordos pré-nupciais, principalmente se tiverem passado por uma experiência anterior traumatizante, como um divórcio conturbado ou uma partilha de bens muito desfavorável.

Quem já possui filhos também tende a procurar por acordos pré-nupciais, mais para assegurar o futuro das crianças, dando a elas a mesma oportunidade que dará a crianças que venham a nascer da nova união. Assim, não há distinção e todos os filhos terão os mesmos direitos no presente e no futuro.

Empresários devem dar uma atenção especial a acordos pré-nupciais, principalmente aqueles que trabalham com start-ups ou buscam fazer de suas invenções um sucesso.

Imagine que uma ideia que você teve quando estava casado torna-se um sucesso depois da separação e o ex-cônjuge entra na justiça para receber parte dos lucros ou dividir a patente. A situação é mais real do que se possa imaginar e pode gerar muita dor de cabeça.

Nem sempre será possível provar de quem foi a ideia inicial, principalmente se o casal trabalhou junto em algum momento. Nesse caso, um acordo pré-nupcial já resolveria grande parte dos problemas futuros.

Fazer ou não um acordo pré-nupcial

Fonte: Pixabay.

A justiça tende a tratar os acordos pré-nupciais com muita seriedade. Se o casal tiver sido completamente honesto na hora da assinatura de fazer o documento, ele é acatado pela justiça e os bens partilhados de acordo com o que está escrito. Porém, se for provado que ocorreu alguma fraude, o documento pode ser cancelado e a parte que cometeu a fraude, obrigada a assinar um novo documento.

Mesmo que o assunto seja um tabu e discutir a separação antes mesmo de se casar seja muito chato, é muito importante pensar no futuro e um acordo pré-nupcial pode ser o diferencial entre um divórcio amigável ou anos de briga na justiça pelos bens anteriores e adquiridos.

Comprar ou alugar o vestido de noiva?

Esse é um dilema comum entre as moças que vão se casar: comprar ou alugar um vestido de noiva? Mandar fazer numa costureira ou escolher um modelo pronto na loja? Ter uma peça completamente personalizada ou buscar entre as araras algo que encante?

Comprar ou Alugar o Vestido de Noiva

Fonte: Fotógrafo Leandro Santos | Casuarinas Casa de Festas.

Essas dúvidas assombram as noivas e podem fazer com que muitas protelem sobre a escolha do vestido. No entanto, deixar essa escolha para a última hora nunca é uma boa ideia: o vestido de noiva, seja ele comprado ou alugado, precisa passar por muitos ajustes e adaptações até o dia do casamento. E muitas costureiras, lojas e boutiques trabalham com prazos bastante longos para poder entregar a noiva o vestido dos sonhos.

Para tanto, é preciso pesar os prós e os contras de cada uma dessas opções para pode decidir se é melhor comprar ou alugar o vestido de noiva.

Muitas noivas escolhem comprar o vestido do casamento para serem as primeiras a usá-lo e terem a oportunidade de ter uma peça sob medida e customizada de acordo com seu gosto pessoal. Essa opção também possibilita que o vestido passe de geração para geração, criando uma tradição de família muito significativa. Comprar o vestido também significa que a noiva pode fazer com ele o que quiser depois do casamento, como um ensaio trash the dress, que seria impossível com um vestido alugado.

Vestido de Noiva Comprar ou Alugar

Trash the dress – www.gcampaner.com.br

Dicas para Comprar ou Alugar um Vestido de Noiva

Trash the dress – http://www.vestida.etc.br

Por outro lado, muitas moças se perguntam o que fazer com um vestido de noiva depois do casamento. Afinal, ele não pode ser utilizado em outras ocasiões. E, por ser completamente ajustado, pode ser muito difícil colocá-lo para venda e encontrar um comprador. Além disso, a moda evolui em um curto espaço de tempo, o que pode fazer com que o vestido fique obsoleto bem rapidamente e faça com que ninguém mais queira usá-lo.

Mas o que pesa realmente na hora de comprar um vestido de noiva é o valor. O modelo feito sob medida e personalizado costuma ser mais caro do que um que já está na loja pronto. E quanto mais detalhes e ajustes, mais caro tende a ser o valor final do vestido. Por isso, quem pretende comprar o vestido que usará no casamento deve começar a buscar um profissional sério e habilitado para executar o projeto e também a guardar o dinheiro com antecedência.

Para quem não vai comprar, a opção é alugar o vestido de noiva. Buscar por um traje destes para aluguel não é difícil, pois existe uma quantidade enorme de ofertas no mercado. O problema é que nem sempre o vestido dos sonhos existe. Mas é possível encontrar lindos vestidos com ótima qualidade e bem próximos daquilo que imaginamos.

Melhores Opções para Comprar ou Alugar um Vestido de Noiva

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Uma das vantagens de alugar um vestido de noiva é que o vestido já existe e pode ser pego na loja ajustado com antecedência. Por outro lado, nem sempre a noiva será a primeira (ou a segunda, a terceira…) usando o modelito. Quanto mais vezes um vestido for alugado, mais barato será o aluguel seguinte, portanto existe a possibilidade de encontrar um vestido lindo e pouco usado por um valor bastante acessível.

Vestidos alugados pela primeira vez costumam ser mais complicados, pois a noiva precisa entrar em consenso com o valor do aluguel e o orçamento, situação que nem sempre é fácil.

A vantagem do primeiro aluguel é que o traje pode ser mais personalizado e, ao final da festa, a noiva não precisará se preocupar em onde mandará lavar ou guardar o vestido de noiva: basta devolvê-lo na loja, que será lavado e guardado corretamente.

Primeira Locação do Vestido de Noiva

Fonte: Fotógrafo Rodrigo Morselli | Casuarinas Casa de Festas.

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções, precisa escolher o que é mais importante e vantajoso para sua própria situação. Cada noiva é única e somente ela sabe se é melhor comprar ou alugar o vestido de noiva.

5 ideias para lembrancinhas de casamento originais

Veja 5 ideias para lembrancinhas de casamento originais que a Casuarinas separou para te inspirar, afinal todo mundo quer ter um casamento único.

A escolha de cada item é especial para o casal, pois dá a chance de criar algo novo e transformar o casamento em um acontecimento. A escolha das lembrancinhas também é importante, pois este é um dos itens mais personalizados do casamento. Confira as opções:

Temperos do amor: simples, bonitos e bastante úteis, os temperos do amor são uma forte tendência entre os noivos. A ideia é moderna e original, pois cada casal pode escolher os temperos que mais lhe agradam. Aí é só encher os vidrinhos e distribuir para os convidados!

Ideias para lembrancinhas de casamento originais

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Felicidade em potinhos: outra lembrancinha simples, mas que pode ser inesquecível, é a felicidade em potinhos. O casal escolhe uma série de frases positivas que serão passadas para o papel, recortadas, enroladas como se fossem pequenas pílulas e colocadas em potinhos. Quem receber o potinho pode pegar uma dessas “pílulas” todos os dias e ler uma das mensagens dos noivos.

O interessante dessa lembrancinha de casamento é que, além da possibilidade de personalizar todo o material, quem a recebe sempre se lembra dos noivos ao pegar uma das frases para ler.

Lembrancinhas modernas para casamento

Fonte: The Knot.

Vasinhos de plantas com mensagens: nada mais bonito do que uma decoração com flores no casamento. E imagine se os convidados pudessem levar uma parte dessa decoração para decorar a própria casa? Distribuir vasinhos de planta está virando tendência nos casamentos, pois é como se o convidado levasse um pedaço da festa para casa.

O toque especial fica por conta de uma mensagem. Os noivos podem personalizar e pendurar no potinho. Para a lembrancinha durar bastante, vale a pena para os noivos escolherem plantas que não necessitam de muitos cuidados, como cactos ou suculentas.

Lembrancinhas com flores no casamento

Fonte: Intimate Weddings.

Caixinha de doces finos: as marmitinhas de doces fizeram sucesso durante um tempo, mas a sua aparência fez com que muitos casais não aderissem a esse tipo de lembrancinha de casamento. Esse tipo de lembrancinha passou por uma adaptação e tornou-se uma linda caixinha de doces finos, distribuída ao fim da festa para que os convidados levem para casa alguns sabores da comemoração. Afinal, nada melhor do que ter um docinho para relembrar um momento tão especial.

A caixinha pode ser do material que os noivos preferirem (acrílico, acetato, madeira, etc), mas devem ter um visual bem bonito e que combine com o conteúdo e acomode bem os doces, de forma que eles não amassem. Para finalizar, um laço bem feito e uma mensagem dos noivos agradecendo a presença do convidado complementam bem a lembrancinha de casamento. Depois de vazia, a caixinha pode ser utilizada como porta-trecos.

Doces para lembrancinhas de casamento

Fonte: Fina Flor Doces.

Ecobags personalizadas: a sustentabilidade está na moda e deve ser levada a sério, inclusive nos casamentos. E as ecobags estão super em alta! Elas substituem as sacolas plásticas e possuem muita personalidade. Por isso, podem ser uma ótima opção de lembrancinha de casamento.

Imagine que todo convidado se lembra do casal e da festa toda vez que vai às compras! Além disso, casais que pretendem distribuir uma série de lembrancinhas podem incluir uma ecobag personalizada junto às outras, facilitando aos convidados carregarem todos os mimos e evitando cenas constrangedoras de pessoas com as mãos cheias de doces!

Ecobag modernas para lembrancinhas de casamento

Fonte: Wedding Chicks.

Gostou dessas 5 ideias para lembrancinhas de casamento originais? E você, tem alguma sugestão para nossa lista?

Festa de noivado: dicas de organização

Antigamente, quando um casal ficava noivo, era normal fazer uma festa para anunciar a notícia à família, oferecer um jantar, marcar a data, etc. A tradição, que ficou um pouco fora de moda por algum tempo, tem estado com tudo atualmente! E quem precisa de dicas de organização para festa de noivado vai adorar essa lista da Casuarinas Casa de Festas.

Pedido de casamentoFonte: Wise Geek.

Dicas de organização para festas de noivado:

  • O pedido de casamento é um momento de muita alegria, que pode ou não ser compartilhado. Se os noivos não têm condições de bancar essa festa, ou simplesmente não querem, não há problema algum em deixar esse pequeno evento de lado.
  • O casal que optar por realizar uma festa de noivado deve se organizar com antecedência, evitando o estresse de precisar tomar decisões corridas e fazer escolhas em cima da hora. O importante é criar um clima aconchegante para recepcionar os convidados no espaço escolhido para a festa, com uma decoração que seja a cara do casal.
  • A festa de noivado é um evento mais íntimo, para a família e amigos mais próximos, portanto a lista de convidados é curta. Pais e irmãos dos noivos e alguns amigos que fazem realmente parte da vida e história de ambos devem ser convidados. Os outros parentes, amigos e colegas serão convidados para o casamento, portanto, seus nomes geralmente não entram nessa lista.

Brinde de noivadoFonte: Soda Head.

  • O bom senso é sempre um ótimo aliado na hora de fazer os preparativos para a festa de noivado. Portanto, não exagere na decoração e nem no cardápio para não ofuscar o brilho do casamento que estar por vir. A maior parte do dinheiro disponível para o evento deve ser investido na cerimônia e na festa de casamento, tornando-o um dia inesquecível. A festa de noivado pode ser bem mais simples.
  • Você não precisa enviar um convite por escrito. A festa é pequena e terá poucos convidados. Portanto, o ideal é ligar para todos com um pouco de antecedência e fazer o convite verbalmente. Quem fizer questão de ter convites escritos ou ficar com medo de que as pessoas esqueçam data, horário e endereço, pode investir em algo DIY (do inglês “Do It Yourself”, ou seja, Faça Você Mesmo) ou comprar um modelo pronto em papelarias ou lojas de artigos para festa.
  • Como o evento é pequeno e intimista é muito comum que os futuros noivos escolham um restaurante que gostem e convidem os parentes e amigos para almoçar ou jantar. Ou ainda ofereçam um pequeno coquetel ou refeição em casa, sem muita formalidade.

Doces para festa de noivadoFonte: The Every Last Detail.

  • O importante é ter comida e bebida suficiente para todos. Cada um pode se servir do que quiser, dando um tom bem informal e agradável à festa, que deve ter a cara dos noivos. Um pouco de decoração pode ajudar nisso, e as do tipo DIY também são bem legais para o momento. Quem não tiver tempo ou facilidade para trabalhos manuais, pode recorrer a decorações para festas de noivado prontas, vendidas em lojas de artigos para festa.
  • Uma festa de noivado pede um bolo de noivado, que é muito parecido com o de casamento, só que bem menor. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de alguns fornecedores, que podem acabar contratados também para o grande dia.
  • É importante separar um momento da festa para fazer o pedido de casamento formal. Afinal, é por isso que todos estão reunidos. O ideal é fazer isso antes de cortar o bolo, após o coquetel ou refeição. Assim, logo em seguida, todos fazem um brinde e o bolo é servido como sobremesa.

Mesa para festa de noivadoFonte: At home with Natlie.

  • Em festas de noivado não é obrigatório dar presentes. Os convidados já terão que arcar com muitos outros custos num futuro próximo (presente de casamento, chá de panela, roupas, sapatos, etc) que acabam pesando no orçamento. Dar ou não um presente fica a cargo do convidado, que deve sempre ser agradecido, seja pela presença ou pelo presente.

Agora que você já sabe tudo sobre festa de noivado, já pode começar a organizar a sua. E, depois, conte pra gente como foi!

Saiba tudo sobre anéis de noivado

Muitas moças sonham com o dia que encontraram a pessoa perfeita pra dividir o futuro e ficar noiva. E é claro que, nesta história, os anéis de noivado têm papel central. Mas você sabe de onde veio essa tradição? E por que ela se mantém até os dias de hoje? Veja aqui uma lista de informações sobre anéis de noivado e casamento, organizada pela Casuarinas Casa de Festas:

Alianças de casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • No Brasil, não é muito comum uma noiva usar um anel de noivado decorado. Geralmente, o casal usa um par de alianças de noivado que, algumas vezes, é até utilizado no casamento. A ideia de um anel de noivado diferente para cada noiva é um conceito muito romântico, propagada um pouco pelo cinema de Hollywood, pois esta é a tradição vigente nos Estados Unidos.
  • No entanto, a tradição de utilizar anéis de noivado é muito mais antiga do que muita gente imagina: desde a época dos egípcios as alianças já eram utilizadas com símbolo de confiança e fidelidade entre os noivos. Receber um anel de casamento significava que a moça já era considerada uma boa esposa no Egito. Já os romanos entregavam para suas noivas um anel simples de ferro preto, que simbolizava a intenção de selar um compromisso mais sério no futuro, que pode ser considerado a inspiração para a maioria das alianças modernas.
  • Com o tempo, essas alianças de ferro passaram a ser feitas de materiais bem mais nobres, como prata e ouro, que também possuem uma melhor durabilidade.

Pedido de casamentoFonte: WHCC.

  • A tradição de colocar o anel no dedo anular da mão esquerda também é dos egípcios, pois eles é que propagaram a ideia de que no quarto dedo há uma veia que liga-se direto ao coração. Colocar o anel nesse dedo faria com que os sentimentos do casal se mantivessem fortes sempre e nunca acabassem ou escorressem pelas pontas dos dedos, esgotando-se.
  • O formato redondo tradicional aos anéis de casamento, aliás, também possui um significado mais profundo: o ciclo da vida, a fertilidade e o amor infinito.
  • Já a pedra preciosa adicionada ao anel de noivado tem a intenção de mostrar que o amor do casal é indestrutível. Tendo em vista que muitas dessas pedras usadas em anéis de noivado não se degradam, tornando-as praticamente eternas, isso também significaria que o amor e companheirismo do casal jamais de desgasta e é indefectível, independente de qualquer fator externo.

Anel de noivadoFonte: WedBits.

  • O fato dessas pedras demorarem muitos anos para estragar também criaram a tradição de passar anéis de noivado de geração para geração, fazendo com que o anel, além de único, também tenha uma história para contar.
  • A pedra escolhida pela maioria dos casais é o diamante, que representa a perfeição, a firmeza e a integridade. No entanto, é possível encontrar anéis de noivado com diferentes tipos de pedra. E quem quer um anel de noivado diferenciado deve ficar atento ao significado de cada pedra preciosa. A ametista, por exemplo, significa sinceridade; já a água marinha é a coragem. O rubi é a pedra do amor e a safira é a da sabedoria. Portanto, quem deseja um anel de noivado diferente e personalizado pode investir na mistura de algumas pedras.
  • Ainda assim, com todas essas opções, muitos casais optam pelas alianças de casamento simples e lisas, de ouro, para simbolizar o noivado e o casamento, que são atemporais e nunca saem de moda. Seja por questões de estética ou de segurança, as alianças lisas também são lindas e muito significativas.

Alianças para o casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Agora que você já tem todas essas informações sobre anéis de noivado e seus simbolismos, qual deles combina mais com você?