O que é Save the Date

O que é Save the Date

Cada vez mais popular entre casais que estão planejando um casamento, o “Save the Date” ajuda os convidados a se organizarem com mais antecedência. Mas o que é Save the Date? Será que ele é realmente necessário?

Save The Date Para Casamento

Fonte: Pinterest.

O Save the Date é um pré-convite enviado com uma grande antecedência avisando a todos que o casamento já está marcado e as pessoas devem disponibilizar aquela data para não faltar ao evento. Ele tem se tornado um item indispensável, tendo em vista a rotina corrida que temos atualmente, além de ser fundamental para quem tem muitos convidados de longe ou fará um destination wedding.

Muita gente ainda vê o Save tha Date como algo dispensável e supérfluo, porém é importante lembrar que eventos e viagens costumam ser marcados com muitos meses de antecedência. Assim, um convidado que recebe seu convite de casamento dois meses antes do evento já pode ter algo marcado na data, impossibilitando-o de comparecer.

É para isso que serve o Save the Date: avisar os convidados sobre o evento de forma que eles possam colocá-lo com bastante antecedência na agenda. É claro que problemas de última hora sempre podem surgir, mas enviar um Save the Date costuma fazer com que a adesão ao evento seja maior.

O que é Save the Date

Fonte: Snapfish.

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, não é incomum enviar o Save the Date por e-mail ou mesmo por aplicativos de troca de mensagens, porém eles também podem ser enviados pelo Correios ou entregue em mãos. O ideal é que esse envio seja feito ao menos 6 meses antes do casamento, mas há quem prefira entregar antes para garantir.

Quem tem muitos convidados de fora do estado (ou do país) ou está planejando um Destination Wedding (quando o casal se casa em outro estado ou país), o ideal é entregar o Save the Date um pouco antes, de 8 a 10 meses de antecedência, tendo em vista que os convidados terão muito mais trabalho para se organizar e ir ao evento.

Outra vantagem do Save the Date tanto para o casal quanto para os convidados é que quem deseja dar presentes mais caros já pode começar a pensar nisso bem antes do casamento. Assim, a pessoa pode entrar em contato com o casal e falar sobre o assunto, além de também descobrir os melhores dias e horários para entregas.

Organização de casamento

Fonte: Etsy.

Como é um pré-convite, o ideal é que mesmo o Save the Date já antecipe um pouco do visual que será visto no casamento. Assim, um evento mais temático pode apresentar um cartão mais moderno e irreverente, enquanto um casamento tradicional e clássico também deve imprimir esta estética desde o Save the Date.

É comum realizar a confecção do cartão Save the Date no mesmo local dos convites de casamento, a fim de utilizar o mesmo tipo de material. Porém, se o seu Save the Date será enviado apenas por dispositivos eletrônicos, o ideal é não perder de vista a estética do casamento, para que tudo tenha uma identidade única.

Personalizações a parte, quem deseja enviar um Save the Date deve dar atenção especial às informações que serão colocadas no pré-convite. O nome completo dos noivos, a data e o estado (e país, no caso de Destination Wedding) onde o casamento será realizado são informações fundamentais. Se o casal tiver um site, também pode usar o cartão para divulgá-lo.

Chamada para casamento

Fonte: Etsy.

O Save the Date costuma dar mais segurança a organização do casamento, pois assim todos já passam a estar avisados com bastante antecedência da data do evento. Além disso, o pré-convite também ajuda a fechar a lista de convidados o quanto antes, dando uma base mais sólida para os cálculos do buffet, lembrancinhas, etc.

Se você vai se casar, não se esqueça de enviar o Save the Date para seus amigos e familiares. Eles certamente irão se alegrar com a notícia e começar a se preparar para esta data tão especial o quanto antes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *