Pesquisa confirma que casar faz bem para saúde

O assunto é polêmico e muita gente vai discordar, mas uma pesquisa confirma que casar faz bem para saúde! Os pesquisadores da Universitat Autònoma de Barcelona investigaram por que as pessoas casadas vivem melhor que as solteiras nos Estados Unidos e chegaram à conclusão que o matrimônio tem efeitos muito positivos sobre a saúde, principalmente após os 40 anos.

Pesquisa confirma que casar faz bem para saúde

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Para se chegar a essa conclusão, foram estudadas pessoas solteiras e casadas com idades entre 20 e 64 anos, para se ter uma amostra bastante variada. Além disso, segundo a pesquisa, não adianta se casar e achar que, no dia seguinte, a saúde dos dois estará perfeita. Os benefícios do casamento se apresentam pouco a pouco e, às vezes, só são sentidos após anos de convivência.

Segundo os pesquisadores da Universitat Autònoma de Barcelona também não se pode deixar de fora a carga evolutiva da nossa espécie. Afinal, indivíduos com características genéticas melhores também tendem a ter saúde melhor e serem mais “casáveis”, o que faria com que sua saúde fosse algo bastante natural.

Por outro lado, pessoas casadas tem a tendência de realizar exames médicos preventivos periodicamente, pois sabem que seu bem-estar pode afetar a vida de muitos outros indivíduos que estão a sua volta.

Quem vai mais ao médico tem a oportunidade de descobrir se está com alguma doença mais grave quando ela ainda está no início, o que torna maior a probabilidade de um tratamento ou operação dar certo ou ser menos incisivo, diminuindo seus efeitos colaterais e/ou riscos. E quem está casado e feliz obviamente fará muito mais esforço para estar ao lado de quem ama por mais tempo.

Casar faz bem

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

O sexo periódico é outra característica que faz com que o casamento seja benéfico para a saúde. Casais que possuem uma vida sexual saudável e ativa percebem um aumento da imunidade, da longevidade e a diminuição do stress. A pesquisa também indicou que ter um parceiro conhecido e confiável melhora o desempenho e faz com que o cuidado seja mútuo.

Segundo a pesquisa, mesmo os fumantes têm maior probabilidade de largar o vício quando são casados e seus parceiros pedem para que o hábito seja abandonado. Os autores concluíram que o papel de cada parceiro é o de assegurar que o outro está sendo substancialmente bem cuidado, o que é benéfico para a saúde de qualquer pessoa.

Outra pesquisa, do Laboratório de Neurociência Afetiva da Universidade da Virgínia, indicou que casar é melhor do que morar junto. Segundo os pesquisadores, casais que resolvem casar de fato são mais emocionalmente estáveis do que aqueles que apenas moram juntos. E mesmo aqueles que moram por muito tempo juntos e se casam depois tem mais chances de se divorciar no futuro.

Pesquisa confirma que casar faz bem para saúde

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Apesar do ditado dizer que “juntado com fé, casado é”, os estudos e experiências realizados na Universidade da Virgínia com 27 casais que moram juntos e 27 casais casados mostrou que, salvo raríssimas exceções, casais que optam por morar junto ao invés de se casar mantém uma certa distância emocional, mesmo que a relação já dure muitos anos.

Ambos os estudos só comprovam que ter alguém ao lado em quem confiar pode ser muito bom e, por isso, casar faz bem para saúde!