Pessoas casadas são mais felizes

Pessoas casadas são mais felizes

Vários estudos têm sugerido que pessoas casadas são mais felizes, como um divulgado pela Carnegie Mellon University em fevereiro de 2017. A universidade, que fica em Pittsburgh, nos Estados Unidos, apresentou uma pesquisa em que foram constatados que fatores biológicos comprovariam que pessoas casadas são mais felizes que viúvas, divorciadas e até solteiras.

Felicidade no casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Apesar das crenças populares dizerem que pessoas solteiras são mais felizes, a ciência já discordou disso em inúmeros momentos e situações, provando que, na verdade, casais têm demonstrado serem bem mais satisfeitos e saudáveis principalmente por terem em quem se apoiar e se sentirem mais seguros.

Na pesquisa apresentada pela Carnegie Mellon University, foi demonstrado que pessoas casadas têm o hormônio cortisol, relacionado ao estresse, em menor quantidade no organismo em comparação a pessoas que já foram casadas anteriormente ou que nunca se casaram.

Estar exposto ao estresse prolongado pode resultar em níveis altos de cortisol no organismo, situação não encontrada em indivíduos saudáveis casados. Vale destacar que níveis altos de cortisol podem interferir na capacidade do organismo de regular inflamações, o que pode contribuir para o desenvolvimento e a progressão de outras doenças inflamatórias por todo o corpo.

Além do estresse, altos níveis de cortisol podem causar outros problemas bastante sérios no organismo, como taquicardia, pressão alta, doenças cardíacas, aumento da gordura abdominal, diminuição da produção de insulina, estreitamento dos vasos sanguíneos e até diabetes. Ou seja, pessoas casadas não só são mais felizes como também mais saudáveis.

Pessoas casadas são mais felizes

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

A experiência consistiu no seguinte processo: durante três dias não consecutivos, os pesquisadores coletaram amostras de saliva de 572 adultos voluntários saudáveis, com idades entre 21 e 55 anos e diferentes estados civis. As múltiplas amostras foram tomadas durante cada período de 24 horas e testadas para o cortisol.

É comum que as pessoas apresentem picos nos níveis de cortisol durante a manhã, mas a pesquisa revelou que as pessoas casadas apresentavam uma queda mais rápida destes níveis. Os resultados também mostraram que, de forma geral, as amostras dos participantes casados tinham níveis mais baixos de cortisol do que as das pessoas solteiras ou anteriormente casadas.

Os resultados obtidos pela pesquisa suportam a crença de que as pessoas solteiras enfrentam mais estresse psicológico do que os indivíduos casados, que têm alguém para dividir tanto os problemas quanto os momentos de felicidade. Portanto, pessoas casadas são mais felizes e, consequentemente, mais saudáveis!

Além disso, a própria pressão social pela qual as pessoas solteiras passam exatamente devido a seu estado civil pode contribuir com o aumento do estresse. Principalmente em relação às mulheres, estar em um relacionamento duradouro e bem-sucedido é algo muito cobrado e a ausência de um parceiro pode causar estresse e um sentimento de insegurança constante.

Pessoas casadas são mais felizes

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Outra pesquisa, um pouco mais antiga, de janeiro de 2011, divulgada pelo British Medical Journal, já havia demonstrado outros resultados neste sentido, mostrando que mulheres casadas apresentavam uma saúde mental melhor enquanto os homens casados apresentavam uma melhor saúde física. Segundo os pesquisadores, isso levava a um melhor equilíbrio, tornando o casal mais feliz.

Ter uma pessoa ao lado para conversar e dividir problemas pode contribuir muito na diminuição do estresse, o que leva a uma melhora na felicidade do casal. Além disso, ter um parceiro com quem sempre se pode contar costuma dar uma sensação maior de segurança, também contribuindo com uma queda no estresse.

Vale ressaltar que muitos casais consideram que suas conquistas individuais não são só suas, mas dos dois indivíduos envolvidos no relacionamento, o que naturalmente multiplica esses sentimentos positivos, tornando as pessoas casadas mais felizes.