Por que maio é o mês das noivas?

Por que maio é o mês das noivas?

Todo mundo sabe que maio é considerado o mês das noivas. Tanto que este é um mês em que é comum vermos muitas promoções voltadas para casamentos. Porém, segundo uma reportagem da revista Exame, o mês que registra o maior número de casamentos no Brasil é dezembro! Mas por que maio é o mês das noivas?

Festa de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Na verdade, existem várias histórias que buscam explicar porque maio é o mês das noivas. Segundo a religião católica, por exemplo, maio é o mês dedicado a Maria, mãe de Jesus, motivo pelo qual muitos casais optariam por se unir durante este período. Afinal, a imagem de Maria é muito ligada aos valores familiares e as pessoas se casam justamente para formar uma nova família.

Outra ótima história conta que, no hemisfério norte, maio é o mês que marca o início da primavera, época em que as flores estão mais bonitas. Na Idade Média, esta era a época em que ocorriam muitas festividades em comemoração ao nascimento das flores e frutas e os casais aproveitavam o momento para selar suas uniões.

Além disso, com o fim do inverno, as pessoas podiam tomar banho, um detalhe que, para nós, não faz muito sentido, mas para quem morava em um dos países nórdicos casar em pleno inverno podia ser um verdadeiro desafio durante a Idade Média. E depois de passar meses sem poder tomar um banho, ninguém deseja se casar.

Assim, esperar a primavera, que começa em maio no hemisfério norte, para se casar fazia muito sentido, tendo em vista que, além do clima mais ameno e romântico, marcado pelas flores e frutos em pleno crescimento, as pessoas teriam acabado de tomar banho pela primeira vez no ano e estariam com um cheiro muito mais agradável.

Qual é o melhor mês para casar

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Para complementar o banho, as pessoas utilizavam as flores mais cheirosas disponíveis para ficarem mais bonitas para a ocasião. Isso também ajudava a mantê-las com um cheiro mais agradável por mais tempo. Isso faz com que coroas de flores e lapelas não se pareçam nada românticas, mas elas foram criadas em uma época em que era necessária uma boa dose de inventividade.

Já no hemisfério sul, maio tornou-se o mês das noivas não por ser primavera, pois este mês fica no meio do outono, mas por ser uma época em que há menos ocorrências de chuvas. Para além de toda influência católica que ainda temos até os dias de hoje, em maio as famosas chuvas de verão já se foram, tornando mais fácil planejar um casamento.

Além disso, esse tende a ser um mês de temperaturas mais amenas, tendo em vista que aquele calorão tão tradicional do verão já se foi, dando lugar a dias e noites mais frescos, típicos do outono. Para quem sonha em se casar ao ar livre, este pode realmente ser um ótimo momento, pois o espaço pode ser mais bem aproveitado, apesar das flores não estarem em seus melhores momentos.

Maio já foi o mês em que mais ocorriam casamentos no Brasil. Porém, atualmente, setembro é o novo maio para muita gente. Além disso, segundo a reportagem da revista Exame citada no início do texto, dezembro tem sido o mês mais escolhido para os casais marcarem a data da união, porém por razões muito pouco românticas, religiosas ou higiênicas.

Por que maio é o mês das noivas?

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Muita gente escolhe dezembro por esta ser a época do 13º salário, o que facilita o pagamento da cerimônia, da festa e muitos outros detalhes que vão aparecendo na última hora. Além disso, o 13º também ajuda a pagar a viagem de lua de mel, que pode ser estendida ou mais bem aproveitada devido aos feriados que acontecem em dezembro.

E há também que espere as férias coletivas do local em que trabalha para se casar e viajar, e grande parte das empresas marcam essas férias para dezembro porque as festas de final de ano fazem com que este seja um mês menos movimentado para várias áreas.