Preparando a Festa Junina Perfeita

Para muita gente, junho é a época do ano mais gostosa. É quando iniciam as festas juninas. Seja pelas brincadeiras, pelas danças ou pelas comidas típicas, as festas juninas são super tradicionais e agradam pessoas de todas as idades. Mas você conhece a origem desta festa?

As festas juninas nasceram na Europa como uma festa pagã, em comemoração ao solstício de verão, à grande fertilidade da terra e às boas colheitas. Essas comemorações aconteciam por volta do dia 24 de junho, que se tornou o dia de São João durante a Idade Média.

Preparando a Festa Junina Perfeita

Fonte: Site Arte de Fazer Artesanato.

Quando os portugueses vieram ao Brasil, eles trouxeram esta tradição que rapidamente se enraizou na nossa cultura popular e se tornou uma das festas mais amadas! Nessa época, a festa se chamava “joanina”, pois era somente em homenagem a São João. Mas como o mês de junho está recheado de dias dedicados a santos católicos importantes, como Santo Antônio (13 de junho), São Pedro e São Paulo (29 de junho), a festa passou a se chamar “junina“, pois a comemoração acontecia durante todo o mês de junho.

Saiba como preparar a Festa Junina Perfeita

Fonte: Site São João

Dicas de como preparar uma festa junina de arrasar

As festas juninas são comemoradas por todos, principalmente em escolas e igrejas. Mas nada disso impede que você organize uma festa junina de arrasar!

Se você está pensando em preparar uma festa junina, saiba que o trabalho pode ser um pouco pesado, mas muito recompensador.

  • Local: Não se esqueça que as festas juninas são dançantes por natureza e você vai precisar de um local em que seja possível fazer uma quadrilha.
  • Convidados: Comece pela sua lista de convidados, pois é a partir dela que você irá escolher o espaço e o buffet.

 

  • Músicas: No som, devem tocar músicas típicas e muito forró.
  • Cardápio: muitas comidas típicas! Canjica, pipoca, pé de moleque, bolo de milho e muito mais! Para beber, aposte no tradicional quentão, mas não se esqueça de providenciar refrigerantes para as crianças. Pensar nesses detalhes dará muita credibilidade para sua festa junina.
Doces de uma Festa Junina Perfeita

Fonte: Blog Gemelares.

  • Decoração: Quanto a decoração, ela pode ser mais simples, com apenas umas bandeirinhas e correntes feitas artesanalmente com jornal em casa. Mas se você prefere sofisticação, pode recorrer a alguma casa especializada em decorações para festas. Elas ficam abarrotadas de decoração de festa junina, desde bandeirinhas até fogueiras artificiais que enganam até os mais atentos!
  • Roupas: Se você quer que sua festa seja bastante tradicional, não se esqueça de avisar aos convidados que eles devem usar roupas típicas também. As roupas de festa junina, além de serem muito bonitas, ajudam a dar um clima bem especial no festejo.
Decoração de uma Festa Junina Perfeita

Fonte: Site Jet Dicas.

E, se você precisar de ajuda, conte com a Casuarinas Casa de Festas! Nós temos o espaço perfeito e toda a assessoria que você precisa para que sua festa junina seja inesquecível!