Quando fazer o chá de panela?

Quando fazer o chá de panela?

O chá de panela (ou chá de cozinha, chá bar ou qualquer opção que o casal faça) é uma festa tradicional que antecede o casamento. Ela serve não só para que os noivos equipem a cozinha da nova casa, mas também reúnam família e amigos mais próximos para uma tarde de diversão. Mas quando fazer o chá de panela?

Dicas para chá de panela

Fonte: The Spruce.

Muita gente tem essa dúvida. Ninguém quer fazer essa reunião cedo demais nem muito em cima da hora, tão pouco deseja que ela ofusque o casamento em si. Porém, precisar uma data para o chá de panela nem sempre é fácil pois, no meio de todo planejamento para o casamento, reservar uma data para uma festa extra nem sempre é fácil.

Além disso, há também quem pense que, por estar gastando uma pequena fortuna com o casamento, às vezes é melhor nem fazer um chá de panela, pois isso também envolve custos. Mas vale lembrar que isso é uma tradição da qual é bem difícil se abrir mão. Principalmente os parentes mais próximos e padrinhos esperam meses pelo chá de panela e a oportunidade de se divertir com o casal.

É claro que há casos em que um chá de panela não faz muito sentido. Se o casal já mora junto há alguns anos e tem uma cozinha montada, ou mesmo se um deles já mora sozinho, provavelmente eles não irão precisar de muitos acessórios para o novo lar. Nestes casos, um chá bar (no qual o casal ganha bebidas e acessórios para preparação de drinks) pode ser mais interessante.

Quando fazer o chá de panela?

Fonte: Weddbook.

O importante é não deixar a ocasião passar em branco. Mas quando fazer o chá de panela? Entre um e três meses antes do casamento é um período bastante viável, pois não fica muito em cima do evento nem tão longe a ponto de as pessoas se esquecerem do real motivo do chá. Isso também dá tempo dos noivos levarem tudo para a casa nova e colocarem no lugar, deixando o espaço arrumado.

Além disso, faltando de um a três meses para o casamento, as principais decisões já foram tomadas e a maior parte do evento já está paga, deixando assim o casal menos estressado e mais livre não só para organizar, como também para participar do chá de panela.

É claro que essa não é uma regra fixa. O chá de panela pode ser realizado antes dos três meses, dependendo da organização do casal. Porém, deixar para fazê-lo muito em cima da data do casamento pode não só atrapalhar alguns afazeres de última hora como também contar com um número menor de convidados, pois muita gente vai acabar se esquecendo dessa data.

Chá de panela

Fonte: Inside Weddings.

E para quem acha que chá de panela é coisa de mulher, saiba que, atualmente, os casais buscam organizar eventos conjuntos, em que todos possam participar, seja homem ou mulher. Geralmente, isso torna a reunião mais animada e interessante, dando ao casal a oportunidade de interagir com um maior número de pessoas que, de outra forma, não seria possível.

Vale lembrar que, como o evento é uma reunião simples, não há necessidade de fazer uma grande festa cheia de pompa e circunstância. Alguns petiscos e bebidas e o ambiente já está pronto para todas as brincadeiras do chá de panela que rolam neste tipo de comemoração.

Muitos casais deixam para fazer o chá de panela mais próximo ao casamento para aproveitar esta oportunidade e também distribuir os convites do próprio casamento. Quem pretende marcar o chá para até 60 dias antes do casamento, esta pode ser uma ótima oportunidade para distribuir os convites para a família e os amigos mais próximos, dispensando a necessidade de outras reuniões.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *