Alianças de casamento são indispensáveis

Principais simbolismos presentes na cerimônia de casamento

Quais são os principais simbolismos presentes na cerimônia de casamento? As cerimônias de casamento são sempre repletas de inúmeros simbolismos que retratam a tradição do noivado. Hoje em dia, mesmo com a tendência de casamentos mais informais e modernas, é comum vermos partes destes símbolos presentes em todas as cerimônias.

Isso se dá, principalmente, por conta da cultura onde o casamento está inserido, o que torna difícil se “desgrudar” de certas tradições. Além disso, muitas pessoas crescem pensando justamente no seu momento de casar e, por isso, não abrem mão de viver esses simbolismos, nem que seja apenas uma parte deles.

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre os principais simbolismos presentes na cerimônia de casamento e qual é a explicação para a presença de cada um na grande parte das festas que ocorreram durante os anos. Quer saber mais? Confira nosso conteúdo exclusivo logo abaixo e fique por dentro das novidades do nosso blog.

Principais simbolismos presentes na cerimônia de casamento

Fonte: Envato

Os principais simbolismos presentes na cerimônia de casamento

A cerimônia de casamento é um evento especial. Não é apenas a união de duas pessoas, mas também representa unidade e compromisso.

Como símbolo, indica às pessoas que o casal estará construindo uma vida juntos. A cerimônia de casamento tem muitos elementos que simbolizam aspectos variados para pessoas diferentes. Os principais símbolos presentes na cerimônia de casamento são:

Casuarinas Casamentos: Fernanda e Rodrigo | Foto: Agatha Pinheiro

Casuarinas Casamentos: Fernanda e Rodrigo | Foto: Agatha Pinheiro

Aliança

A aliança é um dos principais símbolos presentes na cerimônia de casamento. É uma forma de expressar amor e compromisso entre duas pessoas.

Elas são um lembrete de que o que está sendo trocado não é apenas um objeto, mas uma promessa de ambos os parceiros sobre seu futuro juntos.

Os anéis são frequentemente passados de mãe para filha quando se casam ou dados como presente em festas de noivado. Eles também significam prosperidade e status em outras culturas.

3 primeiros passos para organizar um casamento

Fonte: Envato

Buquê da noiva

O buquê da noiva é um dos símbolos mais importantes numa cerimônia de casamento. Tem muito significado para os noivos, com significados diferentes para cada um deles.

As flores oferecidas pelo buquê de noiva representam esperança e novos começos. O significado desta flor é que elas também estão associadas à fertilidade, simbolizando uma nova vida e crescimento.

Algumas culturas também acreditam que as flores têm almas que podem trazer bênçãos para suas vidas ou azar se forem jogadas fora sem cuidado ou deixadas murchar no chão.

Dicas para não errar na escolha do buquê de casamento

Véu branco

O significado tradicional transmitido pelo véu branco é que a noiva deve ser pura, intocada e incontaminada. Na sociedade medieval, era dever da mulher permanecer intocada até se casar. Assim, ela foi autorizada a usar um véu branco no dia do casamento como um símbolo de pureza e limpeza.

Hoje em dia, porém, o significado se perdeu e o véu não é mais usado com a mesma ideia. Na verdade, muitas noivas optam pelo véu branco simplesmente por questões estéticas ou para manter o padrão de casamentos tradicionais.

Segredos do Véu da Noiva

Fonte: Casuarinas Casa de Festas

Jogar arroz nos noivos é um dos principais simbolismos presentes na cerimônia de casamento

O ato de jogar arroz foi registrado pela primeira vez na Grécia antiga, mas não se sabe ao certo quando foi feito pela primeira vez.

Faz parte de muitas culturas e foi transmitida de geração em geração para se tornar uma tradição e as pessoas agora veem como uma parte muito importante da cerimônia de casamento.

Há muitas razões diferentes pelas quais as pessoas ainda continuam jogando arroz nos noivos em seu grande dia. Algumas razões incluem dar-lhes bênçãos, desejar-lhes felicidade, boa sorte, prosperidade, saúde e fertilidade.

Chuvas de arroz em casamentos

Faça seu casamento na Casuarinas

Para muitas pessoas, decidir o que fazer no dia mais importante de suas vidas é um processo difícil. É algo que pode ser planejado com meses ou até anos de antecedência.

A decisão de realizar o seu casamento na nossa Casa de Festas para casamentos ao ar livre Casuarinas tornará este processo muito mais simples para si. Nós contamos com um espaço amplo e aberto, ótimo para casamentos ao ar livre e mais intimistas. Entre em contato conosco e saiba mais!