Superstições de Casamento

Casar de branco, jogar arroz nos noivos e entrar com pé direito na igreja: essas e muitas outras tradições fazem parte de um conjunto de superstições de casamento que quase todo mundo segue. De onde elas vêm é difícil dizer, mas a ideia de que certas coisas podem trazer sorte ou azar no futuro, faz com que muitos noivos sigam a risca todas as tradições. Afinal, ninguém quer atrair má sorte para si e para que ama?!

Conheça algumas Superstições de CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Principais superstições de casamento

A Casuarinas Casa de Festas organizou uma pequena lista com as principais superstições de casamento para que você conheça os significados e não se esqueça de nenhuma superstição quando o grande dia chegar!

  • O vestido da noiva: muitas superstições rolam a cerca deste objeto de desejo de muitas mulheres! Na nossa cultura, o vestido deve ser branco para mostrar a pureza e a virtude da mulher. Para as moças solteiras, prender seu nome na borda do vestido ou pisar na pontinha da calda da noiva pode atrair casamento. Mas o mais importante é que o noivo nunca deve ver a noiva usando o vestido antes de entrar na igreja, afinal dizem que pode dar azar.

Prender seu nome na borda do vestido ou pisar na pontinha da calda da noiva pode atrair casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • O noivo chega antes a igreja: e tem de entrar com o pé direito! Dessa forma, ele atrai boa sorte e longevidade para a união. Além disso, a noiva deve entrar na igreja e percorrer o caminho sem tropeçar ou cair, assegurando uma vida boa e sem obstáculos para o casal.
  • As damas de honra: a tradição, que surgiu na idade média, servia para confundir os maus espíritos e impedi-los de chegar perto da noiva. Afinal, como eles saberiam quem é a noiva certa, com outras mulheres vestidas de forma parecida? Além disso, ter uma dama que entra na frente jogando flores ou pétalas no chão atrai fertilidade para o casamento.

Superstições de Casamento - Damas de honra e a fertilidade no casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • As alianças: a aliança de casamento deve ser usada no quarto dedo da mão esquerda (dedo anular). Essa é uma tradição que remonta a Roma, pois se acreditava que é neste dedo passava uma veia (vena amoris) que estava diretamente ligada ao coração. Essa superstição é seguida até aos dias de hoje.

Superstições de Casamento - A aliança de casamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • Uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa emprestada, uma coisa azul: a tradição norte-americana é carregada de simbolismos. A coisa velha simboliza o passado, a nova o otimismo, a emprestada a felicidade partilhada pelo casal, e a azul a fidelidade e o amor eterno.
  • Chuva de arroz: jogar arroz ou pétalas de flores no casal assegura a eles uma vida a dois longa, próspera, farta e fértil. Aliás, tocar nos noivos no dia do casamento atrai boa sorte, já que o casal acabou de ser abençoado.

Chuva de arroz é uma das Superstições de CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • Jogar o buquê: dizem que a moça que pegar o buquê da noiva que acabou de se casar será a próxima a contrair matrimônio.

Jogar o buquê é uma das Superstições de CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • Bolo de casamento: os noivos devem cortar o primeiro pedaço do bolo juntos e dividi-lo para assegurar uma vida de partilha e união. Além disso, guardar um pedaço de bolo do casamento para comer nas bodas de papel (1 ano de casamento) atrai boa sorte para o casal. Dizem que a moça soleira que levar um pedaço de bolo para casa e coloca-lo em baixo do travesseiro, sonhará com seu futuro marido.

Bolo nas Superstições de CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

  • Carregar a noiva no colo para dentro da casa nova: sem esquecer-se de entrar com o pé direito! Como a tradição diz que a noiva não pode tropeçar ou cair logo na entrada de casa (assim como na igreja), acabou-se criando essa outra tradição. Acredita-se também que entrar pela porta com a noiva nos braços espanta os maus espíritos dos recém-casados.
  • Chuva e choro: a chuva no dia do casamento é símbolo de fertilidade e limpeza, pois um casal que tenha sua cerimônia interrompida por uma chuva torrencial terá um filho dentro de nove meses! E se a noiva chorar no dia do casamento, estará atraindo sorte, pois simboliza que ela derramou todas as lágrimas e não terá nenhum para derramar durante a vida.

Chuva e choro nas Superstições de CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

E você, conhecia todas essas superstições de casamento? Ou sabe de alguma tradição que não foi citada?