Tipos de Casamento

Todo casamento é um ritual de união, seja religioso ou civil. Basicamente, os noivos estabelecem um contrato demonstrando que ambas as partes estão de acordo e que, deste dia em diante, passarão a viver juntos. Mas você conhece os diferentes tipos de casamento?

Tipos de CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

A Casuarinas Casa de Festas organizou uma lista com os principais tipos de casamento para que você possa saber mais sobre cada um deles e escolher qual a melhor opção.

 

Casamento religioso

Como seu próprio nome já diz, é celebrado na religião de escolha do casal. Cada religião (católica, budista, evangélica etc) possui a sua forma de celebrar o casamento, que normalmente ocorre em uma igreja ou templo, e é celebrado perante a comunidade. O casamento religioso, por si só, pode ser bastante importante para o casal e sua família, mas não tem validade civil.

Hoje em dia é muito difícil encontrar uma igreja que realize um casamento religioso sem que os noivos precisem também se casar no civil. Lembre-se: o casamento religioso não garante nenhum tipo de direito civil, nem emite nenhum tipo de certidão de casamento civil, ou seja, perante as leis.

Tipos de Casamento - Casamento religiosoFonte: FreePik.

Casamento religioso com efeito civil

É, provavelmente, o tipo mais comum de casamento, pois dessa forma o casal estará casado dentro da sua religião e também perante as leis civis. O casamento religioso com efeito civil é presidido por uma autoridade religiosa.

Geralmente ocorrem em locais como igrejas e templos, mas também pode ser realizado em casas de festas, salões, sítios ou qualquer lugar que os noivos escolham.

Para realizar o casamento religioso com efeito civil, é possível agir de duas formas:

1) Os noivos dão entrada em um processo de habilitação no cartório e, após 30 dias, se não houver nenhum impedimento, o cartório expede uma Certidão de Habilitação, que é entregue a autoridade religiosa para que o casamento possa ser realizado.

2) Quando a igreja já possui parceria com algum cartório e é possível realizar todos os trâmites por ela. Após a realização da cerimônia, os noivos recebem um termo de casamento, que precisa ser levado ao cartório num prazo de 90 dias (a contar da data da realização da cerimônia) a fim de registrar o casamento.

Tipos de Casamento ReligiosoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Casamento civil

Pode ser realizado no cartório ou em diligência (num buffet, casa de festas ou qualquer local escolhido pelo casal) e será proferido por um juiz de paz. Para realizar o casamento civil, também é necessário dar entrada com o pedido de habilitação e, após 30 dias, se não houver nenhum impedimento, os noivos já podem se casar.

Tipos de Casamento - Casamento civilFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de casamento, já pode escolher o que mais combina com você e marcar a data tão especial! E se estiver procurando um local para realizar a cerimônia, entre em contato com a Casuarinas Casa de Festas, que tem a assessoria perfeita para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas.