Tipos de eventos corporativos: entenda cada um deles

Existem vários tipos de eventos corporativos. Por isso, às vezes pode ser um pouco complicado saber quais são suas principais características. Essas particularidades são o que vão diferenciar cada um deles e permitir identificar qual será seu foco.

Há vários motivos que fazem com que uma empresa reúna seus colaboradores. A finalidade pode ser capacitação profissional da equipe, apresentação de um produto novo, motivação ou somente para oferecer um momento descontraído. Seja lá qual for o motivo, qualquer um deles contribui para melhorar o comprometimento e a produção dos funcionários.

Por isso, é fundamental conhecer os tipos de eventos corporativos e entender suas diferenças para não errar na hora de organizá-los. Assim, será possível fazer com que o objetivo final seja atingido da melhor maneira.

Tipos de eventos corporativos: entenda cada um deles

Fonte: Freepik

Conheça os principais tipos de eventos corporativos

Congressos

Os congressos possuem o objetivo de apresentar e discutir assuntos baseados no interesse específico do grupo para o qual eles estão sendo destinados. Dessa forma, eles promovem o desenvolvimento científico e cultural dos participantes. Esse é um dos tipos de eventos corporativos que pode durar apenas um dia ou até uma semana inteira.

Em um mesmo congresso, é possível que ocorra, de forma simultânea ou sequencialmente, diversas palestras, mesas-redondas, simpósios, debates, conferências, seminários, entre outros. Além disso, esse tipo de evento também pode conter feiras direcionadas ao público presente.

Eles podem ser nacionais, internacionais e regionais. Quando um congresso é internacional, é porque haverá participação de algum integrante de outro país em uma das atividades realizadas. Seja qual for o tipo de congresso, é extremamente importante oferecer informações completas sobre todo o evento para seus participantes.

Conheça os principais tipos de eventos corporativos

Fonte: Freepik

Workshops

Workshops estão na lista dos tipos de eventos corporativos que se parecem muito com um curso. Entretanto, a diferença está no fato de que os presentes devem participar ativamente das tarefas e não somente receber o conteúdo de forma passiva.

Dessa forma, é possível dizer que o workshop é um curso prático. Para que ele seja eficiente, o workshop deve ser organizado para um público específico. Além disso, para que o ambiente fique menos formal, o ideal é que seja realizado fora da empresa, em um hotel ou em uma casa de festas para eventos corporativos, por exemplo.

Simpósios

Simpósios são reuniões com especialistas renomados. Eles são gerenciados por um moderador e apresentam temas científicos a determinados públicos. Os especialistas distendem partes de um único tema e, em seguida, promovem um período de debate.

Os moderadores dos simpósios fazem a apresentação dos especialistas e vão inserindo os tópicos de cada assunto. A participação do público só é permitida no final, com perguntas feitas por escrito e com identificação.

Veja quais são os tipos de eventos corporativos

Fonte: Freepik

Palestras

As palestras são os tipos de eventos corporativos que possuem uma rápida duração, geralmente uma ou duas horas. Elas costumam levantar temas que possuem relevância para os participantes através de um especialista. Palestras podem ter três tipos de características: motivacional, comportamental ou instrutiva. Entretanto, elas não permitem uma introdução tão profunda nos assuntos.

É muito comum que esse tipo de evento seja utilizado para estimular o interesse em um determinado assunto. Além disso, a palestra também pode ser usada para o cumprimento de objetivos específicos, como elevar o interesse para realizar alguma atividade. Esse caso é um exemplo de palestra motivacional.

Entenda os tipos de eventos corporativos

Fonte: Freepik

Cerimônias

Existem diversas razões para que uma empresa realize uma cerimônia. Pode ser para evidenciar os melhores de cada setor, premiar colaboradores, inauguração de novo escritório, a posse de uma nova diretoria, entre outras coisas. Esse modelo de evento é comumente formal. Por isso, é preciso que alguém execute a função de mestre de cerimônias e conduza a solenidade.

A Casuarinas conta com uma estrutura e localização incríveis para eventos corporativos. Ambientes exclusivos com piscina, salão de jogos, quadra de futebol, jardins e muito mais. A casa de festas é o local perfeito para os mais diversos programas de treinamento para empresas e qualquer outro tipo de evento da sua companhia. Entre em contato e faça um orçamento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *