Tipos de Festa de Casamento

Assim como existem diferentes casais e diferentes casamentos, também existem vários tipos de festa de casamento. Cada um se adequa a um estilo e ocasião, por isso vale a pena saber um pouquinho mais sobre cada um antes de se decidir.

Tipos de festas de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Mas, antes de apresentar os tipos de festa de casamento mais comuns atualmente, vale a pena lembrar que também existem diferentes tipos de serviços na hora de servir os convidados. Cabe aos noivos e cerimonialistas decidirem o que é melhor para o evento.

São eles:
À americana: os pratos são dispostos em um local e os convidados se servem do que quiserem;
À francesa: os garçons circulam pelas mesas com bandeiras, travessas e baixelas servindo aos convidados o que eles desejarem;
À inglesa: os convidados recebem dos garçons os pratos já prontos;
Franco-americano: os garçons servem o coquetel e os convidados se servem dos pratos quentes.

Agora, conheça alguns tipos de festa de casamento:

Tipos de festas de casamento

Fotos: Casuarinas Casa de Festas.

Brunch: o brunch é ideal para casamentos pela manhã, pois consiste em uma mistura do café da manhã com o almoço. Nele são servidos de pães e frios a saladas e massas leves. Para beber: café, leite, sucos variados e águas aromatizadas sempre fazem bastante sucesso. Se for inverno, um chocolate quente pode combinar bastante com o evento e com a época. O casal pode ainda finalizar a festa brindando com champanhe e cortando o bolo, pois já não será um horário tão cedo assim para tomar bebidas alcoólicas. Para o brunch, geralmente usa-se o serviço à americana, mas também é possível servir os convidados à francesa.

Bolo com champanhe: moda no passado, o bolo com champanhe está voltando com tudo. Essa festa pode ser feita em qualquer horário, mas combina bastante com o final da manhã e o final da tarde. O bolo com champanhe é uma forma fina e elegante de comemorar o casamento de forma econômica. Ao final da cerimônia religiosa, o casal recebe seus convidados para brindar a união com champanhe e uma fatia de bolo, para tirar algumas fotos e para que a data não passe em branco. Alguns casais optam também por ter uma pequena mesa de degustação, de modo que os convidados se sirvam de petiscos e canapés enquanto os noivos não chegam, mas isto é opcional. O importante é escolher um bolo de casamento muito bonito e gostoso e um espumante de ótima qualidade, além de dar bastante atenção aos detalhes, como arranjos florais, louças, taças e talheres.

Tipos de festas de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Coquetel: geralmente servido no final da tarde e início da noite, o coquetel costuma começar com uma mesa de degustação, na qual os convidados se servem a vontade de canapés, frios e quiches enquanto os noivos não chegam. Depois da chegada do casal, são servidos os salgados quentes e fritos e até uma mini refeição, acompanhados de bebidas diversas, como refrigerantes, sucos, cerveja, vinho e os coquetéis (alcoólicos ou não). No final da festa, o bolo é cortado e servido aos convidados, que também podem acessar a mesa de doces.

Mini Wedding: também conhecido como mini casamento, este evento intimista e aconchegante combina com qualquer horário do dia e também está super na moda. No mini wedding, além de se servir petiscos, canapés e salgados, também é costume oferecer uma refeição acompanhada de uma pequena variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, e bolo de casamento com docinhos decorados de sobremesa. Como este é um tipo de festa de casamento pequena, para em torno de 100 pessoas, ele costuma ser bastante personalizado, além de dar oportunidade aos noivos de ter um contato maior com os convidados. O mini wedding é perfeito para quem quer comemorar o casamento ao lado das pessoas mais próximas, investindo o dinheiro da festa de casamento onde realmente acha necessário, como um ótimo cardápio e uma decoração deslumbrante.

Tipos de festas de casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Almoço ou Jantar: um é servido de dia e o outro à noite, mas são relativamente parecidos. No almoço ou jantar de casamento, é necessário pensar em um cardápio completo e com algumas opções, para que todos os convidados se sintam contemplados. Com entrada, prato principal e sobremesa, o almoço ou jantar de casamento precisa de um serviço de buffet completo, que pode ser à americana, à francesa ou à inglesa. Para um almoço de casamento, pode-se servir uma série de bebidas refrescantes, principalmente se for verão. Já para o jantar de casamento, é costume harmonizar os pratos com vinhos, o que pode envolver um pouco mais de gastos. O bolo de casamento pode ser servido como sobremesa, mas é bom ter outras opções, como mousses, tarteletes e chocolates. Se a festa for da hora do almoço até mais tarde, é provável que seja necessário montar uma mesa de chá para os convidados fazerem um pequeno lanche. No caso dos casamentos noturnos que vão noite a dentro, é legal servir uma mesa de café com alguns chocolates na saída.

Agora que você já conhece os principais tipos de festa de casamento, qual você irá realizar? Ou você prefere criar um evento totalmente único e original para o seu casamento?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *