Tipos de Roupas de Festa

Imagine a cena: você recebe um convite para uma festa e nele vem escrito “traje black tie” ou “traje de gala” ou ainda “traje esporte fino”. O problema é que nem sempre sabemos a que esses termos se referem, pois existem muitos tipos de roupas de festa. Será que as mulheres devem ir de longo ou podem usar um longuete? E os homens, será que devem ir de terno ou de fraque? Saiba mais sobre os tipos de roupas de festa.

Claro que a principal dica é ter bom senso! O dress code (código de vestimenta) é apenas uma dica útil para que os convidados saibam para que tipo de festa estão sendo chamados e deve ser seguido em respeito aos anfitriões e para que todos se vistam de acordo com a ocasião e se sintam à vontade.

Dia da Noiva

Confira alguns tipos de roupas de festas

A Casuarinas Casa de Festas elaborou uma lista dos principais termos referentes aos tipos de roupas de festas e te dá uma ajudinha na hora de escolher seu traje, para que você não cometa nenhuma gafe.

  • Traje Esporte ou Casual: Este é o traje mais simples e com o qual mais estamos acostumados. Calça jeans, camisetas, shorts, vestidos de malha… desde que a roupa esteja com um bom aspecto, ela pode ser usada. Neste caso, o salto alto não é obrigatório para as mulheres. Mas tenha cuidado com os tênis; para não errar, prefira outro tipo de sapato esportivo. Os chinelos devem ficar em casa.
Tipos de Roupas de Festa

Fonte: Site Máfia das Divas

  • Traje Esporte Fino, Passeio, Passeio Informal ou Tênue de Ville: Nesse tipo de trajes, o capricho tem que ser maior. Você pode usar calças ou bermudas de alfaiataria, blazer com calças esportivas, camisa sem gravata e sapatos esportivos são perfeitos para ocasião. Os acessórios estão liberados, mas devem ser usados com bom senso.
Tipos de Roupas de Festa

Fonte: Blog do Haroldo

  • Traje Passeio Completo, Passeio Formal, Social ou Social Completo: Esse é o tipo de traje mais comum para casamentos. Os homens devem usar terno completo e gravata, além do sapato social combinando com as meias. As mulheres podem optar por vestidos longuetes ou longos de tecidos nobres, combinados com sandálias ou sapatos de salto. Os acessórios devem ser sofisticados e a bolsa pequena. Cabelo e maquiagem devem estar em harmonia com o resto do look.
Tipos de Roupas de Festa

Fonte: Site Casamento a Vista

  • Traje a Rigor, Black Tie, Habillé, ou Tênue de Soirée: Para os homens, smoking completo, com camisa a rigor, gravata borboleta e sapato preto impecável. Para as mulheres, é o momento certo para mostrar muito glamour. O vestido pode ser longo ou curto, com detalhes de transparências, bordados ou pedrarias, decotes profundos e fendas. Joias, bijuterias finas e bolsas pequenas são bem vindas; sandálias ou sapatos devem ser de salto alto. Cabelo e maquiagem precisam estar feitos e impecáveis.
Tipos de Roupas de Festa

Fonte: Site Guia-se

  • Traje de Gala: Os homens devem vestir casaca, que consiste em paletó preto com cauda longa e bipartida, gravata borboleta e camisa de colarinho alto. Nos pés, sapatos pretos. Para as mulheres, é possível seguir as mesmas regras do traje a rigor, mas vestido deve ser longo. Sandálias ou sapatos de salto alto acompanham o visual chique e sofisticado. A bolsa de festa e as joias devem harmonizar com o resto do visual, assim como cabelo e maquiagem.
Tipos de Roupas de Festa

Fonte: Site Fabsugar

Agora que você já conhece os diferentes tipos de roupas de festa, já pode começar a programar o que vai usar na próxima vez que receber um convite!