Peças DIY para casamento

Vale a pena investir em peças DIY para casamento

Casamentos personalizados estão em alta e são uma tendência que têm se mantido por bastante tempo. É por isso que é comum que cada vez mais as pessoas invistam em peças exclusivas e feitas à mão. Mas será que vale a pena investir em peças DIY para casamento?

Detalhes na decoração do casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Peças DIY são peças artesanais, que podem ser encomendadas em artesãos ou feitas pelos próprios noivos com a ajuda de familiares e amigos. Muitos casais optam por fazê-las em casa ao longo da preparação para o casamento para dar um toque ainda mais pessoal ao evento e também para economizar um pouco, tendo em vista que peças artesanais exclusivas podem ser um pouco caras.

Porém, antes de procurar mil ideias na internet e ir em lojas comprar o material para fazer um monte de lembrancinhas personalizadas para o seu casamento, pense bem em quanto tempo você possui para aplicar nestas ideias. Afinal, além de todas as atividades cotidianas que ocupam nosso tempo, o próprio planejamento para o casamento vai ocupar muito do seu tempo.

Sendo assim, é bom se perguntar se há tempo hábil para colocar todas as ideias em prática até a data do casamento. É claro que alguns projetos são fáceis e rápidos de serem executados, porém outros requerem muita atenção e dedicação. E se você compra todo o material para fazer vários projetos e não consegue terminá-los a tempo, significa que você desperdiçou seu dinheiro.

Portanto, se você pretende fazer as peças personalizadas do casamento, precisa avaliar se há tempo suficiente para isso. Além disso, também deve se questionar se é realmente a pessoa mais qualificada para realizar o trabalho. Afinal, a produção de peças artesanais de boa qualidade pode demorar anos para ser aprimorada.

Decoração personalizada para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Por isso, antes de começar a fazer várias peças para o casamento, faça um levantamento do valor dos materiais que você vai precisar, do tempo que terá que disponibilizar para isso e dos valores que os artesãos estão cobrando pelo mesmo tipo de peça. Muita gente pensa que os valores cobrados pelos profissionais são caros quando não faz este tipo de comparação.

É claro que investir em peças DIY para casamento é sempre uma boa escolha, pois este tipo de material dá muito mais personalidade ao evento e pode deixá-lo com uma aparência única e até mais aconchegante, mas personalizar cada item pode ser ainda mais trabalhoso do que comprar tudo em uma loja de artigos para festa.

O ideal é colocar tempo e orçamento em primeiro plano para decidir o que será comprado pronto e o que será feito de forma artesanal. Itens feitos à mão costumam ser mais caros do que aqueles encontrados prontos, porque dão muito mais trabalho para serem feitos e oferecem possibilidades muito maiores de personalização.

É claro que se houver alguém próximo que tenha habilidades manuais e possa contribuir com a confecção das peças DIY, pode valer a pena comprar o material e combinar com pessoa de pagar a ela pela mão de obra, o que pode tornar o projeto um pouco mais econômico. Se a pessoa não quiser cobrar pelo trabalho, você pode ajudar custeando o material e ajudando no que puder, por exemplo.

Vale a pena investir em peças DIY para casamento

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Investir em peças DIY para casamento é sempre uma ótima ideia, mas o mais importante de tudo é os noivos ficarem satisfeitos com as peças e manterem todos os projetos dentro do orçamento. E, se o casal tiver o tempo e o talento necessários para desenvolver este tipo de projeto, fazer as peças para o próprio casamento pode ser prazeroso e, ainda melhor, os convidados podem dar ainda mais valor a elas.