Véu para Casamento

Uma preocupação das noivas para o grande dia é escolher o véu para casamento. Com tantas opções no mercado, o medo de errar na escolha assombra muitas moças. Entretanto, muita gente nem conhece como surgiu a tradição das noivas usarem véu quando casam e seus significados.

Véu para CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Esta tradição começou há muito tempo, na Grécia antiga. O véu para casamento era utilizado pela noiva para guardá-la, afastando todo o mau olhado e os admiradores que desejavam roubá-la do noivo. Já na Idade Média, o véu começou a ser sinônimo de riqueza e nobreza. Ou seja, quanto maior e mais trabalhado o véu da noiva, mais rica ela seria.

Outra versão da história conta que o véu da noiva era utilizado para esconder o rosto da moça do seu pretendente.

Em tempos de casamentos arranjados e noivas prometidas desde o casamento, o noivo só teria acesso a conhecer o rosto de sua esposa depois de ambos dizerem o “sim” e o casamento estivesse sacramentado.

O fato do véu ser branco remete a pureza e inocência da noiva, pois sabe-se que antigamente muitas moças casavam-se bastante cedo e somente as virgens tinham o direito de utilizar um véu desta cor.

Véu para CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Tipos de véu para casamento

Muito tempo passou desde que a tradição do véu de noiva surgir, mas ela se mantém bastante firme. Por isso, também é necessário conhecer os principais tipos de véus para casamento:

Véu longo ou catedral: o modelo mais tradicional ainda é bastante usado, principalmente em casamentos a noite e na igreja. O véu costuma ter de 2 a 5 metros e arrastar-se pelo chão, cobrindo a calda do vestido e podendo ser bastante incômodo para a noiva se tiver muitos detalhes e bordados, pois acaba ficando pesado. Muitas moças optam por este tipo de véu para casamento devido a tradição e beleza, tendo em vista que ele dá um aspecto bastante feminino a noiva. Ele também pode ser uma boa opção para quem vai se casar na igreja e possui um vestido com decote grande nas costas, fazendo com que esse detalhe fique mais discreto e escondido sob o véu.

Véu para CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Véu médio ou ponta de dedo: esse modelo ganhou um nome bem diferente pois sua medida é a ponta dos dedos da noiva, um pouco a baixo da cintura. O véu médio combina com todo tipo de evento e pode ser usado com qualquer tipo de vestido de noiva, além de ser fácil combiná-lo com diferentes penteados. Por isso, tornou-se um dos preferidos das noivas, tendo em vista que é fácil de usar e facilita a locomoção, pois não se arrasta no chão.

Véu cotovelo: um pouco mais curto que o anterior, o véu utiliza como medida o cotovelo da noiva e seu cumprimento fica na altura da cintura. Também é um véu para casamento fácil de combinar e pode ser usado com diferentes tipos de vestidos e penteados.

Véu curto ou ombro: considerado um dos modelos mais informais, o véu ombro fica na altura do ombro da noiva e combinam muito bem com o decote tomara que caia e também para quem opta por um vestido de noiva curto, pois ajuda a deixar o visual leve, alegre e charmoso.

Voilette: o modelo mais curto de todos os véus para casamento tem um charme vintage e alternativo muito especial, além de permitir que a noiva continue com ele durante toda a festa sem correr o risco de se acidentar. O voilette cobre o rosto ou parte dele e não costuma ser um acessório muito utilizado, no entanto tem tornado-se mais popular devido as noivas que gostam de criar um visual retrô.

Véu para CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Sem véu: hoje em dia, muitas noivas optam por quebrar esta tradição e não utilizar o véu no casamento, dando ênfase a um acessório interessante ou ao seu penteado, ficando também muito bonita e diferente. Não há problema algum na noiva não utilizar o véu no casamento; afinal, ela deva ficar com um visual que lhe agrade e a deixe confortável.

E a grinalda?

Todo mundo já ouviu falar em “casar de véu e grinalda”. Mas muito pouca gente sabe o que é uma grinalda.

Grinalda nada mais é o acessório que a noiva utiliza junto com o véu: pode ser uma tiara, uma coroa, presilhas, fitas ou até flores. Também conhecido como headpices, a grinalda complementa o penteado da noiva, valorizando o rosto e a maquiagem, dando um “toque final” no visual como um todo.

Hoje em dia existem muitas grinaldas prontas, e geralmente quem aluga o vestido costuma alugar junto o acessório para cabeça e o véu que mais lhe agradam e combinam. Entretanto, ainda há muitos profissionais que trabalham exclusivamente na confecção de véus e grinaldas, criando peças específicas para noivas que desejam algo lindo e único no dia de seu casamento.

Véu para CasamentoFonte: Casuarinas Casa de Festas.

Agora que você conhece os diferentes tipos de véu para casamento, já sabe qual usará no dia do seu casamento?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *