Como escolher o que servir no chá de panela

O chá de panela (ou chá de cozinha, chá bar, etc.) é um desses eventos incríveis que antecedem o casamento e servem para reunir os amigos próximos e família para um momento de descontração. Se o seu está chegando, veja como escolher o que servir no chá de panela.

Chá de panela

Fonte: Saseso.

Antes de começar a preparação do evento, lembre-se que esta é uma reunião de amigos. Ou seja, não precisa organizar um superevento cheio de detalhes e decorações rebuscadas. O evento principal é o casamento e nada deve ofuscá-lo. Por isso, tenha parcimônia nas suas decisões. A maior parte do investimento deve ser feito no casamento e na lua de mel, e não no chá de panela.

O chá de panela costuma ocorrer no fim da tarde e início da noite, mas isso não é uma regra. É provável, inclusive, ao marcar um brunch ou almoço, o número de comparecimentos seja até maior, pois poucas pessoas marcam eventos para manhã. Eventos à noite são mais comuns e pode ser difícil concorrer com casamentos e aniversários.

O cardápio do chá de panela vai depender não só do orçamento, mas também do horário do evento. É incrível o que podemos conseguir mesmo com um orçamento apertado, principalmente se nos propormos a pôr a mão na massa. Ao fazer os itens em casa, por exemplo, gastamos somente o material, enquanto o que é encomendado fora tem a mão de obra embutida no valor.

Para um brunch ou lanche, elabore um cardápio simples e serva comidinhas tradicionais de festa como sanduiches, salgados e canapés. Como é pouco provável a contratação de garçons para seu chá de panela, arrume uma mesa bem bonita para que seus convidados possam se servir. O que não estiver na mesa sendo consumido deve ficar arrumado em travessas e pratos na cozinha para que seja fácil ir substituindo os itens que forem acabando.

Como escolher o que servir no chá de panela

Fonte: Fantabulosity.

O ideal é ter uma mesa para salgados e outra para doces, mas isso nem sempre é possível. Se não houver condições de colocar as duas mesas no espaço disponível, monte uma única mesa e delimite bem os espaços. É comum começar consumindo os salgados para comer o bolo e os doces somente depois das brincadeiras tradicionais que ocorrem em chás de panela.

Arrume também um lugar especial para as bebidas, que devem ser resfriadas com antecedência. Caso tenha jarras e suqueiras para decorar a mesa, o espaço ficará com um charme ainda mais especial. Sirva bebidas quentes como chá, café e chocolate, mas precisará de garrafas térmicas de boa qualidade para isso, assim como xícaras.

Na opção por fazer um churrasco ou servir uma refeição como almoço ou jantar, será preciso mais material de apoio, como pratos, copos e talheres. Além disso, para que ninguém fique preso a churrasqueira, pode ser necessário contratar um profissional.

Tente fazer na véspera os acompanhamentos do churrasco, como farofa, maionese, vinagrete, dentre outros, para se concentrar apenas na arrumação do espaço no dia. Depois que todos tiverem feito sua refeição, basta recolher o que sobrou e arrumar uma mesa com o bolo e os doces, que funcionarão como sobremesa.

Comidas para o chá de panela

Fonte: She Knows.

No caso de almoços ou jantares (que não sejam churrasco), dê preferência a servir itens assados, como empadões, pernil, frango, dentre outros, pois essas comidas podem ser feitas com antecedência e apenas esquentadas na hora de servir, gerando menos trabalho no dia do chá de panela.

Atenção à quantidade de comida e bebida para não exagerar, gerando um enorme desperdício, ou faltar, o que pode fazer com que seja necessário correr ao mercado. Em chás de panelas só para mulheres, o consumo tende a ser menor, pois elas comem menos. Se for convidar homens e mulheres, pode ser preciso um pouco mais de comida.

Agora que já sabe como escolher o que servir no chá de panela, fica bem mais fácil organizar esse pequeno evento e fazer dele um sucesso!