A noiva precisa usar véu?

O véu é um item tradicional do visual da noiva. E, como todo item tradicional, muitas noivas seguem usando. No entanto, muita gente se pergunta se a noiva precisa usar véu?

Dicas do véu da noiva

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Na verdade, isso depende mais da noiva e do estilo que ela pretende seguir. Atualmente existem vários tipos de acessórios que podem ser utilizados na cabeça ao invés do tradicional véu de noiva.

O uso do véu está, geralmente, ligado a algum costume religioso. Desde a antiguidade existem relatos de mulheres usando véu em todo tipo de cerimônia religiosa, não só casamentos. Já na Mesopotâmia e na e na Grécia as mulheres usavam véus como forma de proteção contra o mal olhado no dia do casamento. Nas religiões judaicas e islâmicas, o véu é obrigatório em todo tipo de ocasião social, principalmente se a mulher for casada.

Na religião católica o véu já foi orbitário. Hoje em dia ele é opcional e a maioria das noivas continua usando-o. Já outras religiões de matriz cristã fazem interpretações da Bíblia de forma a adotar ou não o véu em ocasiões sociais.

Noivas que não têm motivos religiosos para usar um véu no dia do casamento geralmente o fazem para manter a tradição ou porque o acessório combina com o estilo do vestido e do casamento. Muitas famílias passam o véu do casamento de geração para geração e isso torna seu uso mais do que especial.

Segredos do Véu da Noiva

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

É muito mais comum ver noivas usando véu para casamento quando há um evento religioso. Para casamentos civis ou simbólicos, feitos fora de um templo religioso, o uso do véu é completamente opcional.

O véu mais tradicional é o do tipo catedral, bem longo, que pode ser bordado ou liso. Ele costuma dar um estilo mais clássico a noiva e combina muito bem com cerimônias noturnas.

Ao escolher um véu catedral é importante ter em mente que todos esses metros de tecido pesam e podem incomodar bastante a noiva, pois ficam presos ao cabelo com presilhas, grampos ou até uma grinalda. Por isso, um véu sem muitos detalhes pode ser a melhor opção neste caso. Noivas com vestidos de caldas longas também não precisam de um véu muito comprido.

Outra opção para as noivas que querem casar de véu é utilizar um médio, que chegam até a altura da cintura. Seu peso é consideravelmente menor, o que permite a aplicação de mais detalhes. Ele ainda mantém o visual clássico mas, por ser menor, parece dar mais leveza do visual da noiva.

Véu da Noiva Curto

Fonte: Casuarinas Casa de Festas.

Há também o véu curto, que pode chegar até a altura dos ombros da noiva ou podem ser do estilo voilette. Eles ficam bem para todo tipo de vestido e podem dar um charme especial aos vestidos curtos, criando um ponto de destaque.

O véu curto deixa a noiva mais moderna e pode ser usados em qualquer ambiente. Já os voilettes podem deixar o visual mais elegante e retrô. Ele também é super versátil e pode ser utilizado em praticamente qualquer estilo de casamento. No entanto, quem deseja um visual tradicional e clássico deve optar por um véu catedral para alcançar o objetivo desejado.

No entanto, como existem noivas que não gostam ou não querem utilizar véu no casamento, há várias opções de acessórios e arranjos de cabelo no mercado. Coroas, presilhas, fitas e até arranjos naturais compensam a ausência do véu e podem dar muito charme a noiva. Existe até a opção de não utilizar nenhum acessório no cabelo, para noivas bem sóbrias.

O que mais importa para a noiva, no dia do seu casamento, não é a presença ou ausência do véu, mas estar bonita, feliz e confortável. Seja com ou sem véu!